UNIESP – Suzano: Faculdade de Suzano realiza exposição com o tema “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”

Data: 27/09/2017 | 0 Comentário

Desde da década de 2000, a sociedade brasileira tem passado por um processo de mudanças comportamentais, sociais e políticas de forma significativa. Entretanto, o conhecimento básico das temáticas como “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” ainda está longe do alcance de muitos jovens universitários. Sendo assim, a Lei 11.645/08 que prevê a obrigatoriedade desta temática nas escolas, se faz necessário uma reflexão permanente sobre os seus propósitos, alcances e limites, especialmente levando-se em conta, as formas como as temáticas abrangidas pela Lei são contempladas nos currículos dos cursos que formam os professores incumbidos de aplicá-los.

Dessa forma, ao ministrar essa disciplina no curso da Educação Física, na Faculdade de Suzano, foi proposto para os educadores a preparação de uma exposição com as temáticas “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, pois o trabalho prático facilita a compreensão do seu contexto histórico nas origens da cultura brasileira como: agricultura; costumes; culinária; saúde (tratamentos alternativos); política; religiosidade; educação e folclore (dança, casamento, lendas, música, língua e arte).

Acreditamos que um ensino voltado para a própria realidade das suas respectivas comunidades, darão grandes contribuições para a identificação da nossa verdadeira identidade como povo brasileiro. Além disso, haverá um incentivo maior para combater os preconceitos éticos, proporcionando uma nova oportunidade para essa geração contemporânea compreender melhor sobre o seu papel no processo da construção de uma nova sociedade mais justa e igualitária com uma educação mais democrática.