UNIESP – Suzano: Alunos da UNISUZ aprendendo na prática

Data: 01/09/2016 | 0 Comentário

A Educação Física brasileira mudou consideravelmente nos últimos trinta anos. Deixamos para trás um sistema mecanicista, avançamos no desenvolvimento de uma ideia mais ampla, embasada na ciência.

A Educação Física Escolar vive um impasse: não sabe se deve ser mais teórica, ou aprofunda-se em uma prática rasa. Se considerarmos que a disciplina no ambiente escolar deve buscar sempre o desenvolvimento motor, cognitivo e sócio-afetivo do educando, por meio de atividades voltadas para as temáticas de Esportes, Jogos, Lutas, Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas e conhecimento sobre o corpo, poderíamos nos orgulhar de termos um componente tão amplo e que permite ações didáticas por meio de diversas possibilidades pedagógicas. Os profissionais têm que buscar um equilíbrio para se trabalhar a teoria e prática de forma eficaz.

Quando o professor sucumbe aos problemas e contratempos que a educação nacional apresenta, deixa de qualificar as suas ações, lidando com problemas de forma desequilibrada, perdendo o controle e, principalmente, o público que consome a sua aula. Com o passar dos anos, o educando vai perdendo o interesse e a vontade de praticar e vivenciar a Educação Física e suas diversas possibilidades. Queimar etapas no processo do desenvolvimento motor e global do educando acaba por desestimular o consumo de práticas saudáveis no futuro.

Pensando nessas situações, o aluno do curso de Educação Física da Faculdade Unida de Suzano – UNISUZ é sempre estimulado a transpor seu conhecimento teórico para as intervenções práticas, seja por meio de vivências nos Estágios Supervisionados, seja nas aulas de Didáticas Aplicadas à Educação Física.

O graduando que vive a prática constantemente e troca suas experiências com os demais colegas e professores acaba lapidando suas ações pedagógicas e, consequentemente, oferta aulas com um real significado para crianças e jovens.

Uma Educação Física Escolar de qualidade, levará o cidadão a querer consumir e praticar exercícios físicos ao longo de sua vida, propagando as benesses de uma vida saudável e devidamente equilibrada.