UNIESP – Suzano: Alunos da Faculdade de Suzano realizam trabalho voltado para o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente

Data: 28/08/2017 | 0 Comentário

Os alunos do 10° semestre noturno de Direito, da UNIESP – S.A. – Faculdade de Suzano, por meio da disciplina Direito da Infância e da Juventude, participaram do projeto “CUIDANDO DO MENOR”, que tem como princípio construir os saberes baseados em atividades prático-pedagógicas e que levem o discente a conscientização dos princípios basilares do ECA, que são: proteção integral; da prioridade absoluta e da condição peculiar da pessoa em desenvolvimento.

A proposta do projeto é que os alunos, divididos em grupo, apresentasse “o menor” que estava em seus cuidados. Que de forma lúdica, foi representado por um ovo, cada um com sua peculiaridade.

Entre as atividades realizadas, os alunos criaram grupos na rede Whatsapp com o intuito de participarem de forma conjunta nos cuidados do “menor”. Cada integrante do grupo ficou com responsável por um dia em desenvolver os cuidados necessários, devendo fazer um relatório das atividades diárias, não podendo abandonar o menor e se colocando no papel de tutor.

A tarefa dos alunos foi resolver os problemas apresentados baseados em soluções do ECA, e neste sentido, ficar atentos aos diretos que fossem violados.

Dentre as situações apresentadas em relação aos menores, os grupos produziram uma peça prático profissional que melhor se adequava na proteção do menor. Posteriormente, durante aulas especiais sobre o projeto, serão discutidas as situações apresentadas, possibilitando uma ligação com a matéria estudada.

Ao final, será formada uma mesa redonda para discutir dificuldades enfrentadas e buscar entender coletivamente a proposta do ECA.