CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura






Presencial







Profª Dra Marina Pinheiro Fortunato ()

INSCREVA-SE           


Descrição

DADOS LEGAIS:

O curso de Licenciatura em Pedagogia da UNISUZ foi autorizado em 13 de setembro de 2000 - Portaria 1.445 publicada no Diário Oficial da União em 14/09/2000. Obteve reconhecimento em 30 de março de 2005 - Portaria nº 964, publicada no Diário Oficial da União em 01/04/2005.

 

Renovação de reconhecimento, Portaria 286 de 21 de dezembro de 2012, publicada no DOU de 27 de dezembro de 2012.

 

CONCEPÇÃO DO CURSO:

 

O curso forma profissionais da educação capazes de atuar no campo da docência, notadamente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como no desenvolvimento de processos educativos em espaços escolares e não-escolares e Gestão escolar. Prevê a formação do profissional competente e comprometido com a Educação, com sólidos conhecimentos teórico/prático, com visão abrangente da tarefa educativa, com vistas a uma atuação profissional crítica, pautada na ética e na consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

MERCADO DE TRABALHO:

 

O aluno egresso do curso de Pedagogia da Faculdade de Suzano estará apto para atuar como professor da Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede pública e/ou particular de Ensino.

 

OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS):

 

GERAIS:

 

Formar para a docência e gestão de processos educacionais na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

ESPECÍFICOS:

 

- Compreender o fenômeno e a prática educativa como um processo complexo, global e integrado.

- Articular a atividade educacional na organização do trabalho pedagógico escolar; no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola; bem como nas diferentes formas de gestão;

- Identificar, por meio de pesquisas voltadas para sua própria atuação e para a atuação docente em geral, situações complexas, bem como necessidades sociocultural e educacionais, que permitam a formulação de propostas construtivas com vistas à qualidade do ensino;

- Propor medidas que visem o aprimoramento do trabalho docente, da gestão pedagógica e administrativa;

- Implementar medidas que visem facilitar a inclusão escolar e social;

- Considerar e valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e sua função na produção do conhecimento;

- Explorar as potencialidades didáticas das tecnologias da informação e da comunicação,

- Reconhecer a Educação como espaço em que se constrói as bases de uma relação saudável e responsável perante o homem, o ambiente: local e global.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:

 

Espera-se que o profissional egresso do curso de Pedagogia desenvolva as seguintes competências e habilidades:

 

- Atuar na profissão com competência técnica e compromisso político;

- Organizar e planejar situações didáticas que promovam a efetivação dos processos de ensino e de aprendizagem, utilizando-se, ainda, de processos legítimos de avaliação para o aprimoramento da prática docente e discente;

- Participar na gestão das instituições educacionais, elaborando, implementando, coordenando, acompanhando e avaliando projetos e processos educacionais;

- Realizar pesquisas e buscar novos conhecimentos, numa perspectiva de formação continuada, voltados ao aprimoramento da prática docente e do trabalho na escola, a fim de aprimorar a qualidade do ensino;

- Recorrer aos conhecimentos teóricos/científicos a fim de compreender e solucionar os desafios com que defronta no dia a dia da sala de aula e da docência;

- Propor medidas que aprimorem a docência e a gestão pedagógica;

- Considerar e valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades e sua função na produção de conhecimento;

- Organizar situações didáticas diversificadas condizentes com a formação de conceitos, procedimentos e atitudes nos alunos;

- Valorizar e explorar as potencialidades didáticas das tecnologias da informação e comunicação e as possibilidades de uso na sala de aula adequadas ao desenvolvimento de uma aprendizagem significativa;

- Atuar com compromisso e ética na promoção de projetos e de situações didáticas que respeitem e contemplem a inclusão de alunos com necessidades especiais, a diversidade cultural, racial e social.

- Organizar, selecionar, avaliar materiais didáticos para o aprimoramento da prática pedagógica;

- Promover a articulação dos conhecimentos escolares com os conhecimentos e vivências dos alunos, a fim de favorecer a formação de conceitos científicos.

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Ficha de inscrição / Controle de presenças
Manual do Trabalho Interdisciplinar Integrado
Matriz Curricular do Curso
Plano destinado a brinquedoteca
PPC - Projeto Pedagógico do Curso - 2016
PPC - Projeto Pedagógico do Curso - 2017
Projeto de nivelamento
Regimento Geral do Curso
Regulamento de Atividades Complementares
Regulamento de Estágios
Regulamento do Núcleo Docente Estruturante
Sumário nivelamento
Visita ao Centro Histórico de São Paulo
[DOC] Carta de Estágio
[DOC] Estágio Supervisionado I - Credenciamento (5º Semestre)
[DOC] Estágio Supervisionado I - Credenciamento (6º Semestre)
[DOC] Estágio Supervisionado I - Credenciamento (7º Semestre)
[DOC] Ficha de controle do Estágio Supervisionado (5º Semestre)

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Adriana Alcântara de Melo
Alessandro Gerson Moura Izzo Oliveira
André José Rodrigues
-
Aurélia Ediodato Alves da Silva
Camila Ratcov Franco
Cesar Augusto Alves da Silva
Cláudia Barbosa Santana Mirandola
Denilce Aparecida Xisto Souza
Isabel Cristina Pereira Lourenço Garcia
Laila Abi Chedid
Leila Aparecida da Silva Sanches
Leni Mitika Murati
Lucas Marino Vivot
Marcelo Abreu Cezar
Márcio Roberto Weissmann
-
Marco Aurélio Pinheiro Maida
Maria do Carmo da Silva
Marinete Pereira de Souza
Martha Regina Egea Kleine
Reni Gomes da Silva
Rodrigo Pimentel
Roseli Arboleya Ratcov Franco
Silvia Aparecida do Carmo Rangel
Simone Paes Gonçalves Nogueira
Tiago Erasmo de Moura
Vinicius Trettel Rodrigues