CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura






Presencial







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Descrição

DADOS LEGAIS:

O curso de Licenciatura em Pedagogia da UNISUZ foi autorizado em 13 de setembro de 2000 - Portaria 1.445 publicada no Diário Oficial da União em 14/09/2000. Obteve reconhecimento em 30 de março de 2005 - Portaria nº 964, publicada no Diário Oficial da União em 01/04/2005.

 

Renovação de reconhecimento, Portaria 286 de 21 de dezembro de 2012, publicada no DOU de 27 de dezembro de 2012.

 

CONCEPÇÃO DO CURSO:

 

O curso forma profissionais da educação capazes de atuar no campo da docência, notadamente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como no desenvolvimento de processos educativos em espaços escolares e não-escolares e Gestão escolar. Prevê a formação do profissional competente e comprometido com a Educação, com sólidos conhecimentos teórico/prático, com visão abrangente da tarefa educativa, com vistas a uma atuação profissional crítica, pautada na ética e na consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

MERCADO DE TRABALHO:

 

O aluno egresso do curso de Pedagogia da Faculdade de Suzano estará apto para atuar como professor da Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede pública e/ou particular de Ensino.

 

OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS):

 

GERAIS:

 

Formar para a docência e gestão de processos educacionais na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

ESPECÍFICOS:

 

- Compreender o fenômeno e a prática educativa como um processo complexo, global e integrado.

- Articular a atividade educacional na organização do trabalho pedagógico escolar; no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola; bem como nas diferentes formas de gestão;

- Identificar, por meio de pesquisas voltadas para sua própria atuação e para a atuação docente em geral, situações complexas, bem como necessidades sociocultural e educacionais, que permitam a formulação de propostas construtivas com vistas à qualidade do ensino;

- Propor medidas que visem o aprimoramento do trabalho docente, da gestão pedagógica e administrativa;

- Implementar medidas que visem facilitar a inclusão escolar e social;

- Considerar e valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e sua função na produção do conhecimento;

- Explorar as potencialidades didáticas das tecnologias da informação e da comunicação,

- Reconhecer a Educação como espaço em que se constrói as bases de uma relação saudável e responsável perante o homem, o ambiente: local e global.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:

 

Espera-se que o profissional egresso do curso de Pedagogia desenvolva as seguintes competências e habilidades:

 

- Atuar na profissão com competência técnica e compromisso político;

- Organizar e planejar situações didáticas que promovam a efetivação dos processos de ensino e de aprendizagem, utilizando-se, ainda, de processos legítimos de avaliação para o aprimoramento da prática docente e discente;

- Participar na gestão das instituições educacionais, elaborando, implementando, coordenando, acompanhando e avaliando projetos e processos educacionais;

- Realizar pesquisas e buscar novos conhecimentos, numa perspectiva de formação continuada, voltados ao aprimoramento da prática docente e do trabalho na escola, a fim de aprimorar a qualidade do ensino;

- Recorrer aos conhecimentos teóricos/científicos a fim de compreender e solucionar os desafios com que defronta no dia a dia da sala de aula e da docência;

- Propor medidas que aprimorem a docência e a gestão pedagógica;

- Considerar e valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades e sua função na produção de conhecimento;

- Organizar situações didáticas diversificadas condizentes com a formação de conceitos, procedimentos e atitudes nos alunos;

- Valorizar e explorar as potencialidades didáticas das tecnologias da informação e comunicação e as possibilidades de uso na sala de aula adequadas ao desenvolvimento de uma aprendizagem significativa;

- Atuar com compromisso e ética na promoção de projetos e de situações didáticas que respeitem e contemplem a inclusão de alunos com necessidades especiais, a diversidade cultural, racial e social.

- Organizar, selecionar, avaliar materiais didáticos para o aprimoramento da prática pedagógica;

- Promover a articulação dos conhecimentos escolares com os conhecimentos e vivências dos alunos, a fim de favorecer a formação de conceitos científicos.

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Ficha de inscrição / Controle de presenças
Manual do Trabalho Interdisciplinar Integrado
Matriz Curricular do Curso
Plano destinado a brinquedoteca
PPC - Projeto Pedagógico do Curso - 2016
PPC - Projeto Pedagógico do Curso - 2017
Projeto de nivelamento
Regimento Geral do Curso
Regulamento de Atividades Complementares
Regulamento de Estágios
Regulamento do Núcleo Docente Estruturante
Sumário nivelamento
Visita ao Centro Histórico de São Paulo
[DOC] Carta de Estágio
[DOC] Estágio Supervisionado I - Credenciamento (5º Semestre)
[DOC] Estágio Supervisionado I - Credenciamento (6º Semestre)
[DOC] Estágio Supervisionado I - Credenciamento (7º Semestre)
[DOC] Ficha de controle do Estágio Supervisionado (5º Semestre)

Corpo Docente


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