Descrição
ADOS LEGAIS:
O curso de Licenciatura em Matemática da UNISUZ foi autorizado em 10 de abril de 2002 - Portaria 1.100, publicada no Diário Oficial da União em11/04/2002. Obteve reconhecimento em 23 de fevereiro de 2006 - Portaria nº 577, publicada no Diário Oficial da União em 01/03/2006.
Renovação de reconhecimento, Portaria 1.190 de 20 de maio de 2011, publicada no DOU de 23 de maio de 2011 e renovação de reconhecimento Portaria 286 de 21/12/12, publicada no DOU de 27/12/12.
CONCEPÇÃO DO CURSO:
O curso visa a formação de docentes de Matemática competentes sob o aspecto científico, didático-pedagógico, humano e ético, para atuar na Educação Básica. O perfil do egresso enfatiza o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício da docência em Matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, enfatizando o domínio do conhecimento recomendado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e o compromisso com a aplicabilidade do saber apropriado a situações reais do educador-cidadão. Todas as disciplinas foram programadas considerando a inter, a pluri e a transdiciplinaridade, ou seja, um mesmo objeto de estudo é relacionado em várias disciplinas e/ou é estudado sob vários enfoques.
MERCADO DE TRABALHO:
O aluno egresso do curso de Matemática da UNISUZ estará apto para atuar como professor do Ensino Fundamental (6º ao 9º Anos) e do Ensino Médio da rede pública e/ou particular de Ensino.
OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS):
GERAIS:
Formar docentes de Matemática, competentes sob o aspecto científico, didático-pedagógico, humano e ético, para atuar do 6º ao 9º Anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e, também, em áreas do mercado que exijam raciocínio lógico-matemático.
ESPECÍFICOS:
- Proporcionar sólida formação em conteúdos matemáticos;
- Fornecer formação pedagógica dirigida à docência;
- Possibilitar tanto a vivência crítica da realidade do Ensino Fundamental e Médio, como também a experimentação de novas propostas que considerem a evolução dos estudos em Educação Matemática;
- Formar um profissional com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias no exercício da docência;
- Formar um profissional ciente da sua responsabilidade social e da necessidade de contínuo aprimoramento profissional;
- Oferecer condições que possibilitem a inserção na pesquisa científica na área de Matemática e na área de Educação Matemática.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
É projetado que o profissional egresso do curso de Matemática desenvolva o seguinte rol de competências e habilidades:
- Trabalhar em equipes multidisciplinares;
- Analisar e selecionar material didático e elaborar propostas alternativas;
- Criar e adaptar métodos pedagógicos ao seu ambiente de trabalho;
- Ter conhecimento da evolução histórica da matemática e capacidade de utilizar a história como um importante recurso didático;
- Contextualizar e inter-relacionar os conceitos da matemática, considerando os diferentes domínios da matemática, bem como suas aplicações em outras áreas do conhecimento e em situações reais;
- Organizar situações que favoreçam a construção de conceitos, procedimentos e atitudes dos seus alunos, incluindo o uso de novas tecnologias;
- Selecionar, organizar, relacionar, argumentar, tomar decisões e formular problemas.
- Recorrer aos conhecimentos matemáticos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e a diversidade sociocultural;
- Fazer de sua prática profissional uma fonte de produção de conhecimento através da aprendizagem continuada.
Informações Gerais
Corpo Docente
Nome | Currículo |
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