CURSOS




Educação Física

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial







Natasha Seixas Muller ()

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Descrição

DADOS LEGAIS:

O Curso de Licenciatura em Educação Física da UNISUZ foi autorizado em 11/10/02 de 2002 - Portaria 2.886, publicada no Diário Oficial da União em11/04/2002. Obteve reconhecimento em 23 de fevereiro de 2006 - Portaria nº 577, publicada no Diário Oficial da União em 01/03/2006.

Renovação de reconhecimento, Portaria 286 de 21/12/12, publicado no DOU de 27/12/12.

CONCEPÇÃO DO CURSO:

O Curso de Licenciatura em Educação Física tem por princípios norteadores o ensino e a aprendizagem de Educação Física e as diferentes realidades educacionais, de modo que o trabalho perpasse, sobretudo, pela atuação docente e efetiva formação não só específica e didático-pedagógica, mas, também, humanística para o ensino. Para tal, oferece formação de caráter comum à habilitação em Licenciatura em Educação Física que busca fornecer ao licenciando um patrimônio científico, pedagógico, cultural e humano capaz de habilitá-lo a enfrentar as exigências de aplicação dos estudos efetuados, indissociáveis da profissão docente.

MERCADO DE TRABALHO:

O aluno egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNISUZ estará apto para atuar como docente da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluso seu preparo para atuar na educação especial e de jovens e adultos – em escolas e espaços educacionais diversos e pelos órgãos reguladores da profissão.

OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS):

GERAIS

- Formar habilitados para empreender uma ação docente eficaz nas suas relações profissionais/pessoais de tal forma a interagir, produtivamente, no processo de ensino-aprendizagem, fomentando avanços tecnológicos no campo da Educação Física;
- Formar profissionais que possam contribuir em um projeto de Saúde Pública que melhore a qualidade de vida, entendida em um conceito amplo, como recomenda a Organização Mundial de Saúde, colaborando para o bem-estar físico, mental e social desta comunidade;
- Formar cidadãos críticos, analíticos, opinativos, conscientes, reflexivos, congruentes e com visão holística (julgamento de proposta ou assunto como um todo, não por partes), capazes de se elevar do senso comum ao senso analítico-crítico; que possam filtrar com fidedignidade os fatos que o atingem, de tal forma a ultrapassar uma consciência crítica, sem prescindir da ética; empreender uma comunicação eficaz, com resultados voltados para a qualidade da veiculação da informação e uma efetiva participação social e de cidadania.

ESPECÍFICOS:

- Formar educadores para atuação no ensino da Educação Física Escolar;
- Orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos; 
- Buscar o sucesso da aprendizagem dos alunos;
- Promover a construção de um projeto interdisciplinar;
- Incentivar atividades de enriquecimento curricular;
- Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares; 
- Utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:

Espera-se que o profissional egresso do Curso de Educação Física desenvolva as seguinte competências e habilidades:

- Compreensão do processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;
- Capacidade de identificar problemas sócio-culturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
- Compreensão e valorização das diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;
- Compreensão e valorização dos diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;
- Capacidade de apreender a dinâmica cultural e de atuar adequadamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
- Capacidade para atuar com portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
- Capacidade para atuar com jovens e adultos defasados em seu processo de escolarização; 
- Capacidade de estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
- Capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
- Capacidade para dominar processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais;
- Capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
- Compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade; 
- Articulação da atividade educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da Instituição;
- Elaboração do projeto pedagógico, sintetizando as atividades de ensino, caracterizadas por categorias comuns como: planejamento, organização, coordenação e avaliação e por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso.

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Carta de apresentação estágio
Credenciamento estágio
Estágio Supervisionado do Curso
Inscrição de Trabalho de Curso
Regulamento de Colegiado do Curso
Regulamento de Prova Integrada
Regulamento NDE - Núcleo Docente Estruturante

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Alexandre Nunes Bandeiras
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Camila Ratcov Franco
-
Denilce Aparecida
Filipe Rhein Spol
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Ivan Oliveira Gonçalves
João Baptista de Farias
Kleber Bertucca
Leni Mitika Muraki
Luana Bueno
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Lucas Marino Vivot
-
Natasha Seixas Muller
-
Nathasha Seixas Muller Cardoso
Paula Regina Pereira Silva
Renata Nakata Teixeira
Rodrigo Ferrete dos Santos
Ronaldo Pazini Florêncio
Roseli Arboleya Ratcov Franco
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