CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial





3480 Horas

Cristiane Gomes de Carvalho Fontana (cristiane.fontana@uniesp.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

DADOS LEGAIS:

O curso de Administração da UNISUZ foi autorizado em 23 de fevereiro de 2000 - Portaria 187, publicada no Diário Oficial da União em 25/02/2000. Obteve reconhecimento em 21 de junho de 2004 - Portaria nº 1832, publicada no Diário Oficial da União em 22/06/2004. Renovação de reconhecimento, Portaria 369 de 30 de julho de 2013, publicada no DOU de 31 de julho de 2013.

CONCEPÇÃO DO CURSO:

O Curso de Administração é voltado para a formação de bacharéis em Administração que atuem no planejamento, organização, direção e controle de organizações públicas e privadas e, ainda, como profissional liberal, desenvolvendo competências relacionadas às questões financeiras, materiais e de pessoas, com o olhar social e de sustentabilidade. Em sua atividade, utiliza as ferramentas científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e do gerenciamento. Todas as disciplinas foram programadas para desenvolver no aluno o perfil profissional desejado pelo mercado, oferecendo módulos de estudo com conteúdos profissionais, tecnológicos, quantitativos e complementares, articulados e atualizados, juntamente com atividades práticas, para que possibilitem a formação integral e atualizada do profissional.

MERCADO DE TRABALHO:

O aluno egresso do curso de Administração da UNISUZ estará apto a atuar como gerente/executivo ou como técnico em funções administrativas em empresas privadas, instituições sem fins lucrativos e instituições públicas. Poderá ainda atuar como empreendedor ou como consultor especializado nos diversos temas relacionados à administração.

OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS):

GERAIS:

Formar administradores que poderão atuar como executivos, técnicos em funções administrativas e empreendedores, preparados tanto conceitualmente como instrumentalmente para conhecer a razão de ser das organizações e das áreas de trabalho que vierem a atuar. Visa ainda a formação de profissionais criativos, generalistas e polivalentes, com competências para atuar nas diversas áreas de uma organização com responsabilidade, eficiência, ética e respeito ao ser humano.

ESPECÍFICOS:

- Promover e disseminar o empreendedorismo e a utilização de práticas inovadoras de gestão; 
- Disseminar valores relacionados à responsabilidade social, contribuindo para a disseminação e a aplicação de conhecimentos e de técnicas que promovam o desenvolvimento sustentável;
- Contribuir para o desenvolvimento sócio econômico regional e do país;
- Promover uma formação técnica e científica ampla e atualizada, em vista das novas técnicas e conhecimentos que vem sendo desenvolvidos na área da Administração no campo nacional e internacional; 
- Articular o ensino, a pesquisa e a extensão com o objetivo de formar administradores familiarizados com as práticas de investigação.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:

É projetado que o profissional egresso do curso de Administração desenvolva o seguinte rol de competências e habilidades:
- Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
- Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
- Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
- Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
- Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
- Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
- Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; 
- Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Ficha de inscrição / Controle de presenças
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Andréia de Jesus Vaz da Silveira
Angelo Velika
Antonio Carlos de Alcântara Thimoteo
Claudia Alves de Castro
Claudio Miguel da Costa
Cristiane Gomes de Carvalho Fontana
Eduardo Seige Inaguiara
Elcio Assis Cardoso Junior
Fábio Spregiaro
Fernando Souza Cáceres
José Castilho Júnior
Newton Bianchi
Paulo Sergio de Oliveira Melo
Roseli Arbboleya Ratcov Franco
Rubens Lima Garcia
Samuel Alexandre de Oliveira
Silvia Aparecida do Carmo Rangel
Simone Paes Gonçalves Nogueira
Sussumo Tatenariti Konda
Wilson Matias Milagres