CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial





3480 Horas

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Descrição

DADOS LEGAIS:

O curso de Administração da UNISUZ foi autorizado em 23 de fevereiro de 2000 - Portaria 187, publicada no Diário Oficial da União em 25/02/2000. Obteve reconhecimento em 21 de junho de 2004 - Portaria nº 1832, publicada no Diário Oficial da União em 22/06/2004. Renovação de reconhecimento, Portaria 369 de 30 de julho de 2013, publicada no DOU de 31 de julho de 2013.

CONCEPÇÃO DO CURSO:

O Curso de Administração é voltado para a formação de bacharéis em Administração que atuem no planejamento, organização, direção e controle de organizações públicas e privadas e, ainda, como profissional liberal, desenvolvendo competências relacionadas às questões financeiras, materiais e de pessoas, com o olhar social e de sustentabilidade. Em sua atividade, utiliza as ferramentas científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e do gerenciamento. Todas as disciplinas foram programadas para desenvolver no aluno o perfil profissional desejado pelo mercado, oferecendo módulos de estudo com conteúdos profissionais, tecnológicos, quantitativos e complementares, articulados e atualizados, juntamente com atividades práticas, para que possibilitem a formação integral e atualizada do profissional.

MERCADO DE TRABALHO:

O aluno egresso do curso de Administração da UNISUZ estará apto a atuar como gerente/executivo ou como técnico em funções administrativas em empresas privadas, instituições sem fins lucrativos e instituições públicas. Poderá ainda atuar como empreendedor ou como consultor especializado nos diversos temas relacionados à administração.

OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS):

GERAIS:

Formar administradores que poderão atuar como executivos, técnicos em funções administrativas e empreendedores, preparados tanto conceitualmente como instrumentalmente para conhecer a razão de ser das organizações e das áreas de trabalho que vierem a atuar. Visa ainda a formação de profissionais criativos, generalistas e polivalentes, com competências para atuar nas diversas áreas de uma organização com responsabilidade, eficiência, ética e respeito ao ser humano.

ESPECÍFICOS:

- Promover e disseminar o empreendedorismo e a utilização de práticas inovadoras de gestão; 
- Disseminar valores relacionados à responsabilidade social, contribuindo para a disseminação e a aplicação de conhecimentos e de técnicas que promovam o desenvolvimento sustentável;
- Contribuir para o desenvolvimento sócio econômico regional e do país;
- Promover uma formação técnica e científica ampla e atualizada, em vista das novas técnicas e conhecimentos que vem sendo desenvolvidos na área da Administração no campo nacional e internacional; 
- Articular o ensino, a pesquisa e a extensão com o objetivo de formar administradores familiarizados com as práticas de investigação.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:

É projetado que o profissional egresso do curso de Administração desenvolva o seguinte rol de competências e habilidades:
- Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
- Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
- Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
- Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
- Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
- Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
- Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; 
- Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Ficha de inscrição / Controle de presenças
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo