Sorocaba: Faculdade de Sorocaba realiza I Jornada da Inclusão

Data: 05/06/2019 | 0 Comentário

No período de 10 a 23 de maio, a Faculdade de Sorocaba sediou a I Jornada da Inclusão, promovida pela direção e coordenação do curso de Pedagogia da IES.

''Foram mais de dez dias de muita interação, socialização, inclusão e valorização do "Ser".  Foi possível perceber a carência que existe nessa área. A sede que as pessoas têm, principalmente as que atuam na área educacional, em querer saber o que fazer e qual o caminho a seguir quando recebem um aluno com algum tipo de deficiência ou síndrome", destacou, Rodrigo Barchi, coordenador do curso de Pedagogia.

Com diversos temas, o evento teve a intenção de mostrar a diversidade que existe quando o assunto é inclusão.  As oficinas, minicursos, palestras e mesas redondas que ocorreram durante a Jornada, trouxeram ao público reflexões sobre a inclusão e sobre acessibilidade, mostrando que todas as pessoas com deficiência devem ser inclusas.

Segundo Maria Clarete Bueno Silveira Pires de Almeida, mediadora da Jornada, "todos nós precisamos ser pessoas inclusivas. Cada pessoa tem sua necessidade educacional específica, seja ela, mental, corporal, amorosa, sexual, de conceitos... São tantas que não dá para mencionar. É preciso entender que a inclusão depende do "olhar de cada um".

A I Jornada de Inclusão contou com as seguintes atividades:

10/05: - Narrativas e experiências de vida 1

Moisés Camargo e Aline Cristiane Ferreira

Mediação: professora Maria Ângela de Oliveira Oliveira

-Contação de Histórias e Teatro nas aulas de Literatura Infanto-Juvenil

Mediação: professor Marco Antônio Escobar.

– Autismo e atividades práticas em sala de aula

Professora Tatiane Melotte Vecchia

23/05 – A Experiência da Associação do Amor Inclusivo

profa. dra.Maria Angela de Oliveira Oliveira

Mediação: professor Marco Escobar

A profª. dra. Maria Ângela Oliveira, intérprete de Libras, participou como voluntária e palestrante da Jornada e declarou que "a jornada trouxe conhecimento e um pouco da prática e vivência para os participantes. As oficinas e palestras ofertadas nos proporcionou momentos de reflexão quanto a pratica dentro da área da educação inclusiva".

Já Ivanilson Bezerra da Silva, diretor geral da Faculdade de Sorocada, descreveu como enxerga o evento, "acho importante agradecer pela oportunidade de chegar tão perto de histórias de vida brilhantes, cheias de superação. Para nós, da Faculdade de Sorocaba, o evento é como um toque de despertar, pois vivemos em uma bolha que nos induz, diariamente, a ter esperanças em um futuro melhor. Sendo assim, acabamos esquecendo das injustiças que assolam o lado de fora dos nossos muros. Então, a I Jornada, através de diversas palestras, cumpriu com a missão de nos alertar que para viver nesse mundo de inclusão, precisamos lutar".