Sorocaba - Alunos da Faculdade de Sorocaba visitam a fábrica de chocolates da Nestlé

Data: 07/12/2017 | 0 Comentário

No dia 18 de novembro, os alunos da Faculdade de Sorocaba puderam conhecer os diferentes processos produtivos dos chocolates na fábrica da Nestlé, em Caçapava, interior de São Paulo.

Os estudantes foram acompanhados pela professora Samanta Lazarini, da disciplina de Administração Financeira e Orçamentária e pelo professor Edmilson Ribeiro, da disciplina de Contabilidade e Gestão Estratégica de Custos. Além de observarem as etapas de produção e saborearem as guloseimas, a visita técnica na empresa, considerada uma das maiores do mundo, proporcionou aos discentes observar os conhecimentos ligados à administração da produção, gestão da qualidade e administração de materiais.

De acordo com a Prof.ª Samanta, os discentes conheceram vários processos e curiosidades da fabricação de chocolates, através de um roteiro interativo e interessante pelos processos de produção, estocagem da empresa, gestão de pessoas e projetos corporativos, alinhando teoria e prática em uma companhia de porte mundial.

“Essas visitas servem para demonstrar na prática todo o aprendizado obtido na Faculdade. E tratando-se da empresa Nestlé, essa experiência é baseada em uma cultura de corporação de classe mundial e que acrescenta profundamente para o conhecimento dos participantes dessa visita”, comentou o professor Edmilson Ribeiro.

Além disso, mais do que apresentar a fábrica, a programação é muito interessante e lúdica, introduzindo conteúdo didático e resgatando a magia da fabricação do chocolate.

A visita durou em média uma hora e meia e passou por 11 etapas com painéis interativos, sonorização, ambientes aromatizados e apresentação de pequenos vídeos que contaram um pouco da história dos principais chocolates da empresa.

Os visitantes não passaram exatamente na fábrica, mas ela pode ser avistada por janelas espalhadas no caminho do tour. A ‘viagem’ pela fábrica iniciou-se com a história da Nestlé, contada em vídeo exibindo como tudo começou. Mostrou as façanhas do fundador Henri Nestlé, como a criação do primeiro alimento infantil da história, a farinha láctea e a atuação da marca no Brasil. Segundo o vídeo, a quantidade de chocolates produzidos em Caçapava em um ano é tão grande que, se colocados um atrás do outro, daria para ir até a Lua e voltar.