CURSOS




Letras

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

O Curso de Letras da é alicerçado na concepção da língua e literatura como práticas sociais respaldadas em abordagens interculturais, que priorizam tanto a compreensão da diversificação lingüística existente na sociedade, quanto o desenvolvimento do senso crítico essencial para a autonomia intelectual e competência profissional.

Sua organização curricular propicia a obtenção de dois diplomas simultaneamente: licenciado em Letras Português-Inglês e bacharel em Letras. O primeiro visa a formação de professores de Português e de Inglês para atuarem no Sistema de Ensino, tanto no Ensino Fundamental, segunda etapa (de 6ª a 9ª séries), quanto no Ensino Médio. O segundo, por sua vez, forma profissionais para atuarem no mercado de trabalho em áreas que exigem conhecimento aprofundado do uso das línguas portuguesa e inglesa.

Para fortalecer a importância da educação contínua e permanente necessária ao enriquecimento profissional, o Curso de Letras desenvolve estudos lingüísticos e literários, práticas profissionalizantes, estudos complementares, estágios supervisionados, atividades de pesquisa e extensão, cursos extracurriculares, projetos e eventos científicos relacionados às áreas educacional e corporativa.

Autorizado: pela Portaria MEC nº 3.868, de 10/11/2005, publicada no D.O.U. em 11/11/2005.

Perfil Profissional:

O profissional de Letras tem como perfil o domínio lingüístico e literário e a capacidade de lidar com as linguagens verbais e não-verbais, cujas competências e habilidades incluam a reflexão analítica e crítica da linguagem em seus componentes históricos, ideológicos, políticos, culturais, psicológico, dentre outros. Espera-se que este profissional possa utilizar a língua portuguesa e uma língua estrangeira na recepção e produção de textos, de modo oral e escrito, bem como desenvolver uma percepção crítica da realidade, das perspectivas teóricas que conformam os estudos lingüísticos e literários relativos ao exercício de atividades nos campos educacional ou corporativo.

O mercado de trabalho do aluno formado em Letras é, sobretudo, o do sistema oficial de ensino, constituído pelas escolas públicas e privadas, vinculadas aos órgãos federais, estaduais ou municipais. É um espaço constituído por milhares de vagas anuais, que abrangem todo o país, no qual são realizados regularmente concursos públicos para preenchimento de vagas nas unidades de ensino. Além das escolas públicas o licenciado em Letras pode atuar como professor na rede privada de ensino.

Outro campo de atuação deste profissional é constituído pelas empresas que no processo de formação contínua de seus funcionários incluem habitualmente cursos para o aperfeiçoamento do uso da língua portuguesa escrita, ou da língua inglesa falada e escrita. Neste cenário, as empresas contratam o bacharel em Letras para atuar como redator, revisor e/ou especialista em comunicação interna e externa.

Enfim, o egresso de Letras é um profissional diferenciado que, de posse de conhecimentos consolidados por meio de estudos lingüísticos e literários em língua portuguesa e estrangeira, estará apto a resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe, de modo ético, individual e coletivamente, compreendendo a importância e conseqüências advindas de sua atuação no mundo do trabalho.

Objetivos:

O curso tem como objetivos formar profissionais na área de comunicação oral e escrita, tanto em língua portuguesa quanto em língua inglesa. Essa formação abrange o domínio da língua falada no nível culto, da língua escrita, tanto da leitura quanto da redação, e especialmente as competências e habilidades necessárias para atuação no sistema oficial de ensino, como professor, ou no mercado de trabalho empresarial, como especialista em comunicação oral e escrita.

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo