CURSOS




Geografia

Graduação: Licenciatura



6 Semestres


Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

As transformações no campo dos conhecimentos geográficos e o avanço das novas tecnologias vêm colocando desafios para a formação não apenas do professor-pesquisador (técnico e planejador) como também para os professores de geografia do Ensino Fundamental e Médio. Com isso, os novos recortes de espaço e tempo, associados às complexas interações entre as esferas do local e do global, afetam, profundamente, o cotidiano das pessoas, exigindo que a geografia procure caminhos teóricos e metodológicos capazes de interpretar e explicar esta realidade dinâmica.

Neste cenário, o Curso de Geografia busca conhecer e explicar as múltiplas interações entre a sociedade e a natureza. Isso significa dizer que possui um conjunto muito amplo de interfaces com outras áreas do conhecimento científico. Assim, coloca-se a necessidade de buscar compreender essa realidade espacial, natural e humana, não de uma forma fragmentada, mas como uma totalidade dinâmica.

A proposta pedagógica deste curso é está relacionada à formação de profissionais para atuar na Educação Básica, especificamente, na disciplina de Geografia, nas séries finais do Ensino Fundamental II, no Ensino Médio, bem como nos cursos técnicos e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, o curso proporciona elementos para uma análise crítico-compreensiva dos fatores condicionantes do sistema educacional em sua relação com as práticas organizativas, pedagógicas e curriculares da escola, em consonância com o contexto da transformação da sociedade contemporânea.

A ação do curso será voltada para o processo de produção científica alicerçado nos componentes curriculares integrados, nos projetos, parcerias, estágios, atividades extensionistas, na consecução dos trabalhos de conclusão de curso - que possibilitem a vivência de prática de ensino e pesquisa integradas a grupos de estudos - e na divulgação de conhecimentos, por meio da participação em eventos científicos na esfera educacional.

Autorizado: pela Portaria MEC nº 297, de 11/04/2008, publicada no D.O.U. em 14/04/2008.

Perfil Profissional:

Compreender os elementos e os processos concernentes ao meio natural e ao construído, dominar e aplicar as novas tecnologias, assim como monitorar os avanços científicos, a partir da sólida formação teórico-metodológica são os pressupostos básicos que constituem o perfil do licenciado em Geografia.

Para desempenhar um papel social e científico relevante na comunidade local, o profissional de Geografia, ao longo de sua formação, desenvolve um espírito investigador indispensável à construção pensamentos críticos sobre as diversas etapas e formas da produção do espaço pela sociedade, tanto na área da docência como na área da pesquisa. Assim, espera-se que o profissional a ser formado possa:

- Conhecer as características dos ambientes escolares, e suas dimensões político-pedagógicas, assim como a produção e o desenvolvimento de propostas e projetos para o ensino fundamental e médio;
- Desenvolver estudos, análises, propostas e pesquisas integradas e contributivas em equipes multidisciplinares;
- Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico, em consonância com as demandas sócio-educacionais.

Portanto, o licenciado em Geografia deve ser capaz de solucionar problemas presentes em seu cotidiano escolar e da sociedade, sendo sensível às necessidades de sua comunidade, articulando-se às demandas societárias mais amplas. Dessa forma, sua atuação caminhará no sentido de articular o singular ao geral, o específico à totalidade.

Objetivos:

O objetivo do curso é formar professores para atuar na Educação Básica (Fundamental e Média), além de possibilitar a inclusão dos alunos nas diversas áreas da pesquisa científica, como: planejamento urbano-ambiental; ensino; produção de material didático; geopolítica mundial; estudos de impactos ambientais; ocupação do solo rural e urbano; leitura e análise de imagens de satélites e uso de novas tecnologias; organização do espaço brasileiro e movimentos sociais entre outras.

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo