CURSOS




Serviço Social

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial





3120 Horas

Laurilza Santos Jorge ()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação/Objetivo 

O Curso tem como principal objetivo a formação de profissionais com compromisso ético e fundamentação teórica para compreender e intervir nas diferentes expressões da questão social – objeto de trabalho do assistente social, capacitando os alunos paraa investigação da realidade na qual estão inseridos e para a colaboração na formulação, implementação e execução das políticas sócias, em conformidade com o projeto ético político da profissão.

Mercado de Trabalho / Perfil Profissional

O profissional com formação em Serviço Social, poderá atuar nos mais diversos espaços sócio ocupacionais: Em Instituições públicas de natureza estatal (seja no âmbito estadual, federal ou municipal),  em empresas privadas e no terceiro setor  (englobando Organizações Não Governamentais -ONGs, Associações, Cooperativas, entre outras que viabilizam a chamada “responsabilidade social”). Contudo, o Estado tem sido historicamente o maior empregador dos assistentes sociais. Independente do espaço ocupacional, o assistente social, deve ter como objetivo impulsionar pesquisas e projetos que favoreçam o conhecimento e priorizem o atendimento das demandas dos segmentos populacionais.  O perfil desse profissional denota uma categoria fundamentalmente feminina, cujo principal vínculo empregatício é o estatutário (de acordo com a última pesquisa realizada pelo CFESS, em 2005). Um profissional com capacidade crítica de analisar as relações sociais nas quais estão inseridas o seu fazer profissional de modo a compreender e intervir nas contradições da sociedade.

O curso na Instituição

O Curso de Serviço Social na Faculdade Vasco da Gama representa um marco do Curso na Bahia, considerando-se que, anteriormente à criação do curso na referida IES, apenas uma Universidade, em todo o Estado, oferecia o curso de Serviço Social e somente nos turnos matutino e vespertino. A Faculdade Vasco da Gama foi a primeira universidade a oferecer o curso no turno noturno e o primeiro, além do curso oferecido pela faculdade tradicional de Estado, a ter o reconhecimento garantido pelo MEC.

O curso apresenta como principal diferencial na Faculdade Vasco da Gama, o quantitativo de alunos, que supera ou equipara-se a soma dos quantitativos dos três outros cursos da IES e o perfil do corpo discente, que destaca-se pela capacidade  crítica  e reflexiva. A Faculdade Vasco da Gama propõe um curso com flexibilidade para adaptar-se ao contexto histórico de mudanças que vê ocorrendo na sociedade contemporânea.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Todas as disciplinas da matriz curricular vigente são de fundamental importância para a formação profissional, com destaque para as disciplinas específicas, a saber: Introdução ao Serviço Social, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, Questão Social e Serviço Social, Processo de Trabalho, Seguridade Social, Políticas Sociais, Documentação, dentre outras.

Estágio Supervisionado 

O Estágio Supervisionado ocorre a partir do 5º semestre e deverá contabilizar 450h de atividade prática, de acordo com a resolução do CFESS – Conselho Federal de Serviço Social.

Atividades Complementares

O Curso considera como atividades complementares: Projetos e Programas de pesquisa, participação em seminários, simpósios, conferências, congressos, jornadas e atividades afins. As atividades complementares devem somar a quantidade de 150h.

Atividades Complementares: 150 horas

Estágio Supervisionado: 450 horas

Conselho profissional: CFESS – CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL / CRESS – CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL

Nota de Avaliação: CPC MEC: 2 (2010)

ENADE: 3 (2010)

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: Portaria 82 de 14/03/2011 – DOU. 18/04/11

Informações Gerais


Documento Download
Estágio Supervisionado do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo