CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial





3300 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação/Objetivo 

A proposta global do Curso de Administração da Faculdade Vasco da Gama consiste em formar e habilitar, criticamente, profissionais da área de Administração, com capacidade para exercer suas funções com competência, responsabilidade e consciência crítica, operacionalizando o conhecimento dos aspectos teóricos interligados à prática profissional com intervenção social questionadora das estruturas sociais, visando oferecer informação que contribua para o esclarecimento e a formação de espaços públicos de interlocução e de mudança social.

Por meio de uma formação prática e conceitual, objetiva formar profissionais para atuar em carreira gerencial, dentro dos setores de negócios privados, voltados para as oportunidades de mercado e explorando atividades com enfoque inovador, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. Nesse sentido responsabiliza-se por preparar empreendedores de pequeno e médio porte nas diversas áreas, preparando-os para gerir de forma responsável os pequenos e médios empreendimentos. 

Mercado de Trabalho / Perfil Profissional

Diante do contexto histórico de mudanças que veem ocorrendo no cotidiano das organizações, a Faculdade Vasco da Gama prepara o aluno para encarar o novo mercado de trabalho, muito mais competitivo e exigente com seus profissionais.

Oferecer conhecimento e habilidades para se conseguir lidar com as tendências do mercado, que se move indefinidamente á a responsabilidade de nossa instituição, afim de formar profissionais capazes de compreender o meio social, político, econômico e cultural no propósito de tomar decisões em um mundo diversificado e independente além de formar competências para empreender, analisando criteriosamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações.

O curso na Instituição

O curso de Bacharel em Administração da Faculdade Vasco da Gama por meio de sua estrutura curricular contemporânea, prepara o aluno para o desenvolvimento de sua carreira de forma concreta a fim de formar grandes gestores para liderar empresas com ideias inovadoras além de fomentar capacidade criativa e empreendedora dos alunos.

Por intermédio do escritório modelo da IES, incentivamos o nosso alunado nas vivências com as questões organizacionais, incentivando-os na criação de seus pequenos negócios sendo essa uma realidade da região onde as unidades estão alocadas.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Entre as mais de quarenta disciplinas que se estuda no curso podemos destacar Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão da Produção Logística, Administração de Materiais, Gestão Estratégica de Marketing, Administração de Empresas e Serviços, Administração da Produção e Operações, Administração de Negócios Internacionais e Gestão de Pequenas e Médias Empresas.

Estágio Supervisionado 

O estágio supervisionado destina-se a atividades práticas simuladas e reais, desenvolvidas pelo aluno, a partir da sexta fase do curso, sob o controle e orientação do Coordenador de Estágios, oportunamente indicado, e visando permitir a adequação e a integração entre o conhecimento teórico adquirido no curso com a prática adotada na Organização.

As atividades do estágio serão exclusivamente práticas, incluindo a elaboração de pareceres da situação problemática da Organização e dar soluções, estudos da Organização e seu ambiente, levantamento da pesquisa mercadológica de determinado produto no município, região, estado, país, prestação de consultorias, sob o controle, orientação e avaliação dos professores.

O Curso de Administração de Empresas, em seu estágio supervisionado, também terá por objetivo intensificar o intercâmbio empresa-escola, facilitando a absorção dos futuros profissionais no mercado de trabalho. Para tanto se buscará parcerias com entidades de administração pública, fundações, empresas públicas e privadas e movimentos sociais. 

Atividades Complementares

O Projeto Acadêmico do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Vasco da Gama, considerando a importância da existência de outras atividades acadêmicas na formação do profissional, reservou um total de 200 (Duzentas) horas para a realização de atividades complementares. 

Compreende-se que tais atividades ampliam os conteúdos das disciplinas que integram o currículo em sentido estrito, permitindo de forma mais efetiva, a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade necessárias ao profissional do novo milênio. A possibilidade de frequentar cursos, seminários e outros eventos viabilizam a comunicação entre as diversas áreas do conhecimento, cuja importância é evidente quando se deseja fazer uma leitura profissional não só no contexto global, mas, sobretudo, no contexto social. A proposta também permite ao discente a participação na formação do seu currículo, atendendo à crescente demanda do conhecimento no tempo de conclusão do curso.

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: Portaria 1.775 de 23 de maio de 2005

Atividades Complementares: 200 horas
Estágio Supervisionado: 300 horas
Conselho profissional: CRA – Conselho Regional de Administração
Nota de Avaliação: CPC MEC: 3 (2011)
ENADE: 3 (2011)

Informações Gerais


Documento Download
Regulamento de Monitoria
Regulamento do TCC
Regulamento NDE - Núcleo Docente Estruturante

Corpo Docente


Nome Email Currículo