Descrição
APRESENTAÇÃO: A Graduação Tecnológica em Marketing tem como foco o desenvolvimento de competências relacionadas ao atendimento às demandas dos clientes de forma eficiente e responsável, por meio de ferramentas e técnicas direcionadas ao planejamento dos negócios, de produtos e marcas, às estratégias e ações de distribuição, comunicação e promoções, de modo a ampliar a competitividade das organizações.
OBJETIVO: O CST em Marketing tem como objetivo formar um profissional capacitado para atuar junto as novas demandas do mercado de consumo através da análise, diagnóstico e elaboração de estratégias de marketing e vendas que atraiam, mantenham e atendam as necessidades de consumo dos clientes.
Ele estuda o mercado, o ambiente sócio econômico e o seu público alvo, com o objetivo de criar e inovar produtos e serviços, promovendo e solidificando sua marca. Atento as constantes mudanças do mercado, este profissional sugere estratégias adequadas de produto, preço, ponto de venda e propaganda que comuniquem e criem relacionamentos com os seus diferentes públicos. Neste contexto os aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, questões tributárias e fiscais e, de responsabilidade social e ética estão diretamente ligados às atribuições deste profissional.
Este curso se propõe a formar o profissional de nível tecnológico capacitado a desenvolver todas as funções e atividades que compreende a Gestão de Marketing, tais como:
-Elaboração de planejamento de marketing, além da identificação das estratégias apropriadas;
-Realização de pesquisas de marketing com foco nos objetivos organizacionais, observando a conexão e adequação das informações levantadas;
-Identificação das diferentes abordagens utilizadas na segmentação de mercados de consumo e ações necessárias ao desenvolvimento e administração de produtos;
-Entendimento das razões que levam consumidores e organizações a tomarem decisões sobre a compra de serviços e canais de distribuição;
-Desenvolvimento de análise sobre a eficácia do marketing nas organizações. Perfil do Egresso.
MERCADO DE TRABALHO: O Tecnólogo em Marketing é um profissional estratégico para organizações dos mais diversos segmentos, o que torna seu mercado de trabalho amplo e repleto de oportunidades.
As vagas para este profissional estão mais concentradas em:
- Departamentos de marketing em empresas grandes e médias.
- Serviços de consultoria a pequenos e médios negócios.
PERFIL PROFISSIONAL: O egresso do CST em Marketing possui uma sólida formação técnica, científica e profissional geral, que o capacita a absorver e desenvolver novas tecnologias em processos de inovação tecnológica, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas sociais.
Visando atender às dinâmicas condições desse perfil profissional, a matriz curricular permite que o aluno desenvolva durante a sua formação, de acordo com a Resolução CNE/CP nº 3/2002, e com o disposto no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, as seguintes competências e habilidades para o pleno exercício de suas atividades profissionais:
-Aprimorar a capacidade criativa e a iniciativa profissional;
-Definir os objetivos das organizações diante do mercado;
-Abordar conceitos e práticas relacionadas às atividades de marketing e propaganda;
-Desenvolver todas as etapas de um processo de pesquisa de marketing e propaganda;
-Minimizar o impacto das dificuldades operacionais da organização e reduzir as ameaças das turbulências no ambiente organizacional, a partir da implementação de instrumentos de marketing e propaganda;
-Identificar elementos ou fatores que influenciem a demanda para um produto ou serviço;
-Estabelecer estratégias de planejamento;
-Definir parâmetros orçamentários;
-Avaliar e controlar os processos mercadológicos;
-Exercitar a utilização de estratégias de marketing e propaganda a partir da análise e aplicação em situações reais do mercado local;
-Estimular o empreendedorismo ético, social e ecologicamente responsável.
O Tecnólogo em Marketing deverá atuar com eficácia e eficiência, ser capacitado nas diferentes áreas da administração e marketing, bem como na gerência e desenvolvimento de empreendimentos e negócios. Esses profissionais serão capazes de:
- Ser empreendedores;
- Enfrentar, com determinação e liderança as diversas situações de mercado, com iniciativa para interferir na realidade, transformando-a, antecipando-se aos fatos ou adaptando-o às tendências;
- Tomar decisões e definir estratégias, ser competente para lidar e estabelecer vantagens competitivas num mercado globalizado;
- Compreender as mudanças e tomar decisões condizentes com as mais variadas formas de gestão empresarial.
Ao longo do curso são desenvolvidas habilidades para que o egresso conquiste:
- Capacidade de raciocínio abstrato, de autogerenciamento, de assimilação de novas informações;
- Aquisição de habilidades de natureza conceitual e operacional;
- Domínio das atividades específicas e conexas;
- Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações.
DIFERENCIAIS DO CURSO:.
- Professores com ampla experiência no mercado de trabalho e com formação acadêmica na área.
- Metodologia de ensino focada no desenvolvimento de competências, com a associação entre teoria e prática.
CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Número de vagas anuais: 100 vagas
Sistema de Organização: Seriado
Tempo máximo para integralização: 06 semestres
Forma de Ingresso: Processo Seletivo.
Portaria de Autorização do Curso: Portaria nº 49, de 28 de maio de 2012 – DOU 01 de junho de 2012.
Critérios de Avaliação: A avaliação bimestral compreende desempenho do aluno nas atividades de participação e na prova. A avaliação bimestral, com valor de 0,0 a 10,0
Informações Gerais
Documento | Download |
---|
Corpo Docente
Nome | Currículo |
---|