CURSOS




Matemática

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial







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Descrição

APRESENTAÇÃO: O curso de Licenciatura em Matemática tem como principal objetivo contribuir com a formação de professores para a educação básica.
    Dentro deste contexto considerou-se o cenário educacional nacional e principalmente da região administrativa de Ribeirão Preto. Observando-se alguns documentos sobre o assunto em especial o relatório: ESCASSEZ DOS PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO: Propostas Estruturais e Emergenciais, elaborado por uma comissão especial instituída para estudar medidas que visem a superar o déficit docente no Ensino Médio. Esse relatório trata de um dos grandes desafios da educação nacional e regional, que é, o de promover políticas que permitam a ampliação do acesso ao ensino médio, pois o mesmo é considerado como uma formação mínima para ingresso na maioria das vagas de trabalho em países de economia consolidada. A ampliação de oferta para o Ensino Médio esbarra em um desafio nacional: a escassez de professores para o Ensino Médio.
    Vale a pena salientar que esse déficit de professores encontra-se concentrado especialmente nas disciplinas das ciências exatas e da natureza, mais precisamente em Química, Física, Biologia e MATEMÁTICA. Para se ter ideia da dimensão do problema, dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apontam para uma necessidade de aproximadamente 250 mil professores para o Ensino Médio nacional, essencialmente nas áreas já citadas anteriormente.
Observa-se também que aproximadamente 65% da população em idade escolar em Ribeirão Preto, encontram-se matriculadas no Ensino Fundamental. Consequentemente, isso demanda em um aumento de vagas de professores para o Ensino Médio, já que o objetivo estabelecido pelo Plano Nacional de Educação é de atender a totalidade de egressos do Ensino Fundamental.
Apesar das necessidades de profissionais na área, Ribeirão Preto possui 9 instituição de ensino superior e apenas a Faculdade de Ribeirão Preto oferece o curso de licenciatura em matemática.
Portanto, com o objetivo de continuar contribuindo para que a região de Ribeirão Preto possa ter professores, em números suficientes para atuar no Ensino Médio; minimizar a escassez de docentes apresentadas anteriormente; e também auxiliar no preenchimento dos postos de trabalho citados acima, é que a AFARP pretende justificar o recadastramento do curso de Licenciatura em Matemática na cidade de Ribeirão Preto

OBJETIVO: O curso de Licenciatura em Matemática da AFARP tem como objetivo formar professores aptos para atuar na área de ensino de Matemática no Ensino Fundamental II e Ensino Médio tanto na rede pública quanto na rede particular, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais fundamentado no Parecer CNE/CES 1.302/2001. Os licenciados em Matemática ainda podem estar habilitados à docência do Ensino Superior mediante continuidade dos estudos através da pós-graduação.
Esses profissionais serão preparados para se tornarem professores reflexivos e pesquisadores, capazes de reorganizar as atividades de ensino, considerando os conhecimentos teóricos totalmente articulados ás atividades práticas, apresentar uma compreensão abrangente e integrada das Ciências Exatas e orientar e estimular os alunos para o aprendizado significativo delas. Além disso, é de extrema importância que os mesmos adquiram uma familiaridade com uma abordagem interdisciplinar em uma relação simbiótica de diálogo com outras formas de conhecimento.
 O curso de Matemática ainda deverá ser capaz de ressignificar o ensino, buscando construir perfis que atendam ás exigências atuais da formação de professores de matemática, de modo que a dimensão prática venha a ocupar um lugar central na construção da identidade docente dos licenciados. Ademais, esses profissionais deverão estar sintonizados com as formas contemporâneas de conviver, relacionar- se com a natureza, reconstruir instituições sociais, produzir e distribuir bens, serviços, informações e tecnologia. O futuro professor requer tanto dispor de conhecimentos e mobilizá-los para a ação, como compreender o seu processo de construção.
Como objetivos específicos do curso cumprem destacar:
    Gerar formação profissional sustentada pela tríplice função da atividade acadêmica: Ensino, Pesquisa e Extensão;
    Trazer como norteamento para a ação pedagógica, pressupostos teórico-metodológicos que tenham, como fundamento, as políticas e diretrizes definidas pelo Sistema Nacional de Educação;
    Promover a interlocução Graduação em Matemática/Educação Básica/Educação Infantil;
    Promover a interlocução do Curso de Matemática (licenciatura) com a Comunidade Acadêmica e a Comunidade Externa Regional;
    Colocar os alunos em contato com outras culturas, inclusive como meio de reflexão sobre a nossa;
    Propiciar ao licenciando uma formação sólida dos conhecimentos específicos e pedagógicos que dão a identidade ao curso de licenciatura em matemática, em torno dos quais deverá agir, beneficiando-se dos recursos científicos e tecnológicos disponíveis na Instituição.
    Preparar profissionais com amplo domínio pedagógico, da matemática e dos fundamentos da educação de modo a tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos.
    Estimular nos professores formadores a prática reflexiva, a fim de que os licenciados vivenciem, enquanto alunos, experiências educativas que contribuam para a sua prática profissional.
    Interagir técnica e politicamente na defesa de uma educação de qualidade dirigida a todos os segmentos da população;
    Oportunizar espaços de reflexão e de criação coletivas, proporcionando a formação continuada de docentes na interação com seus pares e estimulando a utilização de metodologias pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de Projetos.
    Contribuir para a melhoria da Educação Básica, através do desenvolvimento de competências próprias à atividade docente, que ultrapassem o conhecimento científico e avancem para a formação de competências profissionais de caráter pedagógico, referentes ao conhecimento de processos de investigação e reflexão sobre a prática cotidiana.
    Motivar o graduando para a pesquisa na sua área de atuação, individualmente ou em cursos de pós-graduação estabelecidos;
    Preparar o profissional como formador de alunos-sujeito, expressando seu pensamento de forma adequada e interativa.


MERCADO DE TRABALHO:
O licenciado em matemática tem uma grande aceitação nas áreas econômicas e financeiras, porém o magistério é a principal área de atuação deste profissional, possibilitando que o licenciado desenvolva suas atividades profissionais em instituições de ensino fundamental e médio. Ainda no ramo da docência o licenciado poderá ingressar em cursos de Pós-Graduação, possibilitando-o a lecionar disciplinas de matemática para o Ensino Superior, além de desenvolver pesquisas na área de ensino de matemática e áreas afins.

PERFIL PROFISSIONAL: O curso de Matemática busca garantir que seus egressos tenham uma sólida formação de conteúdos matemáticos e pedagógicos que possibilitem tanto a vivência crítica da realidade do ensino fundamental e médio como também a experimentação de novas propostas que considere a evolução dos estudos da Matemática, bem como uma formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério. O curso também visa uma formação que os prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e das condições de exercício profissional, com domínio dos conteúdos a serem socializados e consciência do seu papel de educador tendo autonomia, responsabilidade, comprometimento com a sua atuação, condições de avaliar e utilizar novas tecnologias de ensino, assim contribuindo para o exercício da cidadania, destacando as habilidades e conteúdos articulados para a formação de um perfil que atenda os objetivos propostos pelo curso.

DIFERENCIAIS DO CURSO: O curso de Licenciatura em Matemática da AFARP vislumbra não só a formação geral de um Professor de matemática com sólidos conhecimentos conceituais, mas também das competências pedagógicas necessárias para o trabalho educativo no mundo contemporâneo. A construção da identidade do professor é central para o desenvolvimento de um curso de Graduação em Licenciatura, pois permite refletir sobre o papel do professor e da escola, identificando e analisando a relação professor-aluno, as metodologias de ensino e as concepções de ensino e aprendizagem dentro dessa área.


RESUMO:
    Compreender a importância da aprendizagem da Matemática na formação de indivíduos críticos para o exercício de sua cidadania.
    Ser flexível, aplicando o conhecimento e as experiências adquiridas ao longo do curso nos diversos campos do ensino de matemática.
    Ter criatividade e versatilidade, apropriando-se da tecnologia, de forma a poder utilizar materiais alternativos e softwares como recursos didáticos para o ensino de matemática.
    Ser um pesquisador da própria prática e reflexivo na sua atuação docente.
    Compreender as relações professor-aluno-escola-sociedade.
    Compreender o papel do seu componente curricular na área em que se insere.
    Planejar e gerenciar o tempo, o espaço, rotinas escolares e planos de trabalho.
    Ter uma visão abrangente, histórica e epistemológica da Matemática.
    Possuir uma sólida formação de conteúdos de Matemática e da práxis pedagógica.
    Adquirir sólida fundamentação teórico–prática para exercer sua função docente dentro da realidade educacional brasileira.
    Possuir capacidade crítica de propor soluções para ajudar a resolver os problemas do cotidiano escolar.
    Ter visão abrangente do papel social do matemático, enquanto multiplicador do conhecimento e capacidade de atuar em equipes multidisciplinares.
    Possuir a consciência de seu papel social como educador; autocrítica, ética e capacidade para busca do constante auto–aperfeiçoamento profissional e pessoal visando o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da região e do país.  
 

MATEMÁTICA

Identificação do Curso

Designação: Licenciatura em Matemática

Regime Acadêmico: Seriado

Período: Semestral

Tempo mínimo para integralização: 8 semestres

Tempo máximo de integralização: 10 semestres

Forma de ingresso: Processo Seletivo

Portaria de Autorização: PORTARIA Nº 2.887, DE 11 DE OUTUBRO DE 2002 - DOU de 15/10/02

Critérios de Avaliação: A avaliação bimestral compreende desempenho do aluno nas atividades de participação e na prova.  A avaliação bimestral, com valor de 0,0 a 10,0.

Informações Gerais


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Estágio Supervisionado do Curso
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

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