CURSOS




Artes Visuais

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Noite


3240 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

APRESENTAÇÃO: É a criação de obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças. Expõe os trabalhos em galerias, museus ou lugares públicos, ilustra livros e periódicos, além de, por meio de técnicas de animação, editoração eletrônica e digital, produzir vinhetas para TV e sites. Também gerencia acervos e mostras em centros culturais e fundações. Com licenciatura, dá aulas na educação básica



OBJETIVO: O curso de LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS da FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO visa à formação de professores para atuarem no Ensino Básico – Ciclo I e Ciclo II em aulas de artes oferecendo subsídios formativos que levem em conta as novas diretrizes curriculares, buscando atender, de modo criativo e crítico, às transformações introduzidas no sistema nacional de ensino, com o compromisso de oferecer aos alunos referências para sua preparação científica, técnica e pedagógica relacionadas ao campo dos saberes artísticos e do conhecimento.
O curso ainda atua como meio de formação e aperfeiçoamento das linguagens artísticas – Música, Teatro, Dança e Artes Visuais - em situações de trabalhos extraescolar, ampliando assim o campo de atuação para o profissional licenciado em artes.



MERCADO DE TRABALHO:
área de atuação é muito ampla para o profissional que acompanha o perfil pedido pelo mercado. A indústria absorve a maior parte dos profissionais, que são chamados para fazer a confecção de objetos, criar estampas, renovar uma linha de produtos, tornando uma marca mais competitiva diante da concorrência. Outro campo de trabalho, mais tradicional, é o da comunicação. Nele, o artista visual atua como designer gráfico ou ilustrador. Editoras, agências de publicidade ou de criação e desenvolvimento de sites contratam o profissional. Além disso, o incentivo dos governos federal, estaduais e municipais na área cultural faz com que o artista visual encontre trabalho em institutos e centros culturais, onde atua como monitor, organizador de eventos, educador e coordenador. ONGs também oferecem trabalho, na curadoria de exposições ou em atividades sociais e comunitárias. Para quem faz licenciatura, a maior demanda vem das escolas de Educação Infantil e Fundamental. Neste caso, o profissional é contratado para dar aulas que constam no currículo obrigatório e, também, de disciplinas extra curriculares.


PERFIL PROFISSIONAL: O profissional formado pelo CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS é um Profissional reflexivo. Possui o dom de sensibilidade artística. Revela habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, científicas e tecnológicas, inerentes à área de Arte.
O egresso da área de Arte deve estar comprometido em ensinar a leitura da produção artística voltada não só para o profissional que trabalha com a reprodução do conhecimento como também com a expressão de Linguagens, Códigos e Tecnologias. Atentar sobre a relevância da área de artes para portadores de necessidades especiais proporcionando a alta estima visando a integrar o indivíduo na sociedade.


Possui uma sólida formação ética, teórica, artística, técnica e cultural que capacita tanto a uma atuação profissional qualificada, quanto ao empreendimento da investigação de novas técnicas, metodologias de trabalho, linguagens e propostas estéticas.
Profissional com atualização profissional e da capacidade de intervir no mercado de trabalho, criando novas oportunidades de atuação intelectual e artística. Graduado capacitado a contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural do País compreendendo a produção artística, a pesquisa, a crítica e a estética observando a Histórico, os traços culturais, as comunidades, bem como as características dos usuários e de seu contexto socioeconômico e cultural  


Além de serem enriquecidos com uma visão polivalente das Linguagens em questão bem como enriquecida com a excelente formação pedagógica peculiar do Curso de Pedagogia desta Instituição, para que possam atuar em Instituições de ensino público e privado, atelier de arte plástica, oficinas teatrais, grupos de danças, conservatórios musicais, ou como autônomos das diferentes áreas artísticas, além de trabalhadores do terceiro setor através de projetos socioculturais comunitários.


A referência básica do curso é a formação de um profissional autônomo, que saiba articular a teoria-prática no cotidiano educativo e que seja capaz de compreender, refletir e intervir nos contextos educacionais.



DIFERENCIAIS DO CURSO:
Busca a formação de um profissional que atuará com o exercício na docência da disciplina de Arte em Escolas Estaduais, Municipais e Particulares de Ed. Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

 

CURSO DE ARTES VISUAIS

Designação: Licenciatura em Artes Visuais

Número de vagas anuais: 100 vagas

Regime Escolar: Semestral

Sistema de Organização: Seriado

Tempo mínimo para integralização: 08 semestres

Tempo máximo para integralização:10 semestres

Forma de Ingresso: Processo Seletivo.

Portaria de Autorização do Curso: Portaria nº 278, de 19 de dezembro de 2012 – DOU 27 DE dezembro de 2012.

 Critérios de Avaliação: A avaliação bimestral compreende desempenho do aluno nas atividades de participação e na prova. A avaliação bimestral, com valor de 0,0 a 10,0


COORDENADOR DE CURSO: Profa. Esp. Adriana da Fonseca Castrequini

Rol de Disciplinas do Curso (incluindo horas de Atividades Complementares e de Estágio Supervisionado)

Informações Gerais


Documento Download
Estágio Supervisionado do Curso
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento do TCC

Corpo Docente


Nome Email Currículo