CURSOS




Pedagogia

Graduação: Licenciatura



8 Semestres


Presencial


Noite


3480 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura, tem como objetivos formar profissionais para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do  Ensino Fundamental, bem como nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos como:

  • saber conhecimento dos conteúdos da formação;
  • saber pensar refletir sobre a própria prática em função da teoria;
  • saber intervir saber mudar/ melhorar/ transformar sua própria prática.


Objetivos específicos

  • Garantir o acesso ao repertório de conhecimentos específicos da docência,propiciando referenciais teórico metodológicos que instrumentalizem o docente em sua atuação;
  • Desenvolver competências em diferentes modalidades de ensino, e suas especificidades, que possibilitem a atuação pedagógica em espaços escolares e não-escolares;
  • Garantir uma formação pluralista que assegure a atuação docente de forma ética, crítica e criativa na gestão da sala de aula e na Organização da Escola;
  • Desenvolver práticas de pesquisa que permitam a reflexão e a produção de novos conhecimentos na área da educação;
  • Desenvolver atividades de extensão que possam intervir na realidade educacional local; Contribuir com a produção científica local, nacional e internacional.


De acordo com as novas diretrizes (CNE/CP: Parecer 5/2005 e Resolução 1/2006) para traçar o perfil do egresso do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura há de se considerar que:

  • o curso de Pedagogia trata do campo teórico investigativo da educação, do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social;
  • a docência compreende atividades pedagógicas inerentes a processos de ensino e de aprendizagens, além daquelas próprias da gestão dos processos educativos em ambientes escolares e nãoescolares, como também na produção e disseminação de conhecimentos da área da educação;
  • os processos de ensinar e de aprender dão -se, em meios ambiental ecológicos, em duplo sentido, isto é, tanto professoras(es) como alunas(os) ensinam e aprendem, uns com os outros;
  • o professor é agente de (re)educação das relações sociais e étnico raciais, de redimensionamentos das funções pedagógicas e de gestão da escola.


Perfil Profissional do Egresso

Considerando que o Pedagogo desenvolverá atividades profissionais , nos âmbitos do ensino, da gestão, da pesquisa e da produção do conhecimento. Consoantes aos princípios filosóficos e pedagógicos do curso destacam –se algumas características do perfil do egresso, almejadas pelo curso de Pedagogia da FASC :

  1. a) Sensibilidade social: perceber o processo de exclusão e de privilégiopresentes na realidade educacional e superar a explicação pela lógica do mérito/culpa,percebendo também os imensos prejuízos sociais provocados por essa mesma realidade.
  2. b) Senso crítico: considerar os vários aspectos de uma questão de modo asuperar a credulidade ingênua, a crença imediatista e fanática em reflexões que secaracterizam por modismos. Implica ainda a capacidade de crítica ao projeto social esuas conseqüências, bem como na capacidade de vislumbrar, a partir desta forma decompreensão, as conseqüências da transformação social do processo produtivo.
  3. c) Consciência histórica: compreender e sensibilizar-se com as causas históricas da realidade social, tornando-se sujeito crítico e comprometido com os que não dispõem das mesmas condições sociais de desenvolvimento.
  4. d) Capacidade de trabalho independente e em grupo: superar o caráter individualista da sociedade e da escola, mediante cooperação, solidariedade,responsabilidade e seriedade dos participantes.
  5. e) Autonomia Intelectual e Atitude investigadora: construir autonomia intelectual, profissional e cidadã com a realidade em que vive, exigindo uma relação que efetivamente demonstre a responsabilidade social.
  6. f) Capacidade de produção científica: dominar os aspectos básicos da pesquisa para a produção e socialização do conhecimento.
  7. g) Domínio dos conhecimentos, habilidades e técnicas pedagógicas: dominar as tecnologias da aprendizagem a favor do processo pedagógico; relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação; ensinar Língua Portuguesa,Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de formainterdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.
  8. h) Capacidade de planejar a ação: diferenciar em nível teórico e prático, a partir de pressupostos teórico-metodológicos, as concepções que norteiam o fazer docente compreendendo que, qualquer ação que pretenda ser transformadora da realidade, necessita ser planejada.

Pretende-se que o humanismo do egresso esteja embasado na incorporação de valores sociais, profissionais e multidisciplinares. O que se quer é que o futuro profissional seja capaz de atuar com comprometimento seriedade e compromisso  social, político, econômico e cultural regional, com capacidade de interagir e contribuir, mantendo uma postura ética, o respeito à Natureza e o meio ambiente à diversidade cultural um comportamento condizente ao correto exercício da cidadania. 

Nestas circunstâncias, o curso orienta-se, de um lado, para formar sólidas competências e, por outro, na medida da educação permanente, preparando o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

Estrutura Curricular

A composição curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia FASC foi fixada a partir das orientações fundamentais determinadas pela legislação atual, que procura enfrentar os principais problemas do ensino superior do país. Esse objetivo foi estabelecido em conformidade com a nova LDB, N.º 9.394/96 e ainda pelo estabelecido na Resolução MEC No. 3 de 02/07/07 (dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula).

Além do cumprimento da Resolução MEC No. 3, a Organização Curricular proposta também respeita o estabelecido pelas Resoluções abaixo:

Organização Curricular do Curso:

As disciplinas do 1º. Semestre apresentam as bases históricas e políticas da Educação Básica brasileira para a compreensão do ser humano biopsicossocial: Organização e Políticas da Educação Básica, História da Educação, Informática na Educação, Comunicação e Expressão, Seminários sobre Ética, Estética e Ludicidade na Educação Básica e Introdução à Psicologia.

No 2º. Semestre, as disciplinas apresentam as bases teóricas que possibilitam uma análise do ser humano, sua percepção com o outro, uma análise da educação e a compreensão da escola como espaço sociocultural: Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Produção Textual em Educação, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico e Fundamentos de Didática.

No 3º. Semestre, as disciplinas voltam-se para a atuação do pedagogo na Educação Infantil: Didática e Formação Docente, Fundamentos Psicossociais na Educação Infantil, Educação na Diversidade Cultural, Educação, Natureza e Sociedade, Seminários sobre Jogos e Brincadeiras, Educação, Espaço e Forma e Fundamentos e Metodologias da Alfabetização.

O 4º. e 5º. Semestres destinam-se à formação do professor para o período de 1º. ao 5º. ano da Educação Básica: Metodologia e Prática da Alfabetização, Fundamentos e Práticas do Ensino de Geografia, Fundamentos e Práticas do Ensino de História, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Básica, Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem, Didática e Prática Docente e Leitura, Interpretação e Produção de Textos Acadêmicos. No 5º. Semestre: Projetos de Educação Ambiental, Nutrição, Cidadania e Saúde, Fundamentos e Práticas do Ensino de Ciências, Fundamentos e Práticas do Ensino de Artes, Matemática, Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos, Currículos e Programas, Avaliação Educacional.

No 6º. Semestre, o aluno estará voltado para a atuação com pessoas com necessidades especiais: Linguagens e Mediações Tecnológicas na Educação, Fundamentos e Práticas do Ensino da Matemática, Fundamentos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa, Didática, Estratégias e Recursos da Educação de Pessoas com Necessidades Especiais, Língua Brasileira de Sinais, Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais na Educação Básica, Práticas Curriculares I.

Por fim, nos 7º. e 8º. Semestres, trabalha-se os aspectos da gestão educacional, qualificando o profissional para a direção de escolas pública e privadas de Educação Básica e nos serviços de outros setores: Pesquisa Educacional, Gestão Escolar na Educação Básica, Educação na Área de Apoio e Serviço Escolar, Gestão da Educação Infantil, Estatística Aplicada à Educação, Legislação e Normas na Educação Nacional, Práticas Curriculares II. No 8º. Semestre: Gestão Educacional em ambientes não escolares, Políticas Públicas e Educação, Corpo e Movimento, Seminários sobre Educação, Gênero e Sexualidade, Trabalho de Conclusão de Curso, Literatura infanto-juvenil, Relações Sociais e Éticas e Práticas Curriculares III.

Duração do Curso

São 4 anos para conclusão do curso.

Coordenação de Curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da FASC é coordenado pela Professora Maria Betânia do Nascimento Cantalice. É graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE; possui Mestrado em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB. Possui mais de 15  anos de experiência no magistério superior e em gestão acadêmica, Coordenadora e Professora da Pós Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica/PóloRecife /FASC, e Coordenadora Institucional PIBID/FASC

5) INFRAESTRUTURA DOS CURSOS E DA IES 

Gabinetes de Trabalho para Professores Tempo Integral – TI

Os Cursos de Graduação da FASC disponibilizam  04 (quatro) gabinetes/salas de trabalho para professores em Tempo Integral, todas equipadas com computadores conectados à internet, atendendo muito bem as atividades do curso.

Espaço de Trabalho para Coordenação do Curso e Serviços Acadêmicos

Os Cursos de Graduação da FASC possuem  03 (três)  salas de coordenações para cada curso, equipadas com computador conectado à internet, impressora, climatizadas e bem iluminadas, além de 01 (uma) sala destinada ao Núcleo Docente Estruturante do Curso, secretaria acadêmica, tesouraria , Núcleo de Atendimento ao Discente, Núcleo de pesquisa, extensão e monitoria, e demais dependências acadêmicas pertinentes aos cursos. 

Sala de Professores

Os Cursos de Graduação da FASC possuem  01 sala de professores, ampla, ventilada, iluminada, atendendo plenamente as atividades dos cursos. 

Salas de Aula

A instituição dispõe de 25 salas de aulas dotadas de quadros com revestimento plástico, climatizadas e bem iluminadas, com capacidade para até 50 alunos, atendendo muito bem aos aspectos: quantidade e número de alunos por turma, disponibilidade de equipamentos, dimensões em função das vagas autorizadas, limpeza, iluminação, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

 Acesso dos Alunos a Equipamentos de Informática

Os alunos dos Cursos de Graduação da FASC tem livre acesso aos equipamentos de informática nos laboratórios e biblioteca, nos três períodos (manhã, tarde e noite), acompanhado por monitor e/ou professor. 

Laboratórios Didáticos Especializados

Os Cursos de Graduação da FASC dispõem de 01 laboratório de informática, contendo 25 computadores conectados com a internet, equipados em quantidade suficiente para o bom desenvolvimento das atividades do curso.

O laboratório dos cursos  é de acesso direto e tem sempre um monitor à disposição dos alunos para dirimir dúvidas e garantir o uso adequado do mesmo. 

A FASC mantém uma equipe especializada para atender no que se refere à limpeza, conservação e manutenção dos nossos espaços físicos, tanto do laboratório, como da IES como todo. Essas equipes são divididas em turnos, a fim de que haja melhor otimização das tarefas, zelando assim pelo bem estar dos nossos alunos, professores e pessoal técnico administrativo.

 

ATOS LEGAIS

AUTORIZAÇÃO:O curso de Pedagogia da FASC foi autorizado pela Portaria Minis1.AUTORIZAÇÃO: O curso de Pedagogia da FASC foi autorizado pela Portaria Ministerial n.º 500 de 10 de fevereiro de 2006, publicada no Diário Oficial da União em 11/02/2006.terial n.º 500 de 10 de fevereiro de 2006, publicada no Diário Oficial da União em 11/02/2006.

 

- 200h com Atividades Complementares
- 300h com Estágio Supervisionado
- 480h Projeto Integrador: Cidadania e Responsabilidade Social

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo