CURSOS




Ciências Contábeis

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial


Noite


3480 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Objetivos do Curso

• Formar indivíduos com uma perspectiva ampla e integrada da profissão; 

• Formar e qualificar profissionais em assuntos especializados de nível superior nos diversos campos de saber da Ciência Contábil; 

• Formar e qualificar profissionais com postura gerencial para atuação junto aos diferentes agentes econômicos; 

• Preparar e qualificar profissionais para tratar os problemas da sua região, no exercício da sua profissão, com uma atuação profissional a preceito da orientação ética e social. 

Como condições para atingir estes objetivos, a Faculdade Santa Catarina vem procurando investir em: 

• Qualidade de Ensino; 

• Qualificação dos professores; 

• Ampliação do acervo; periodicamente; 

• Ampliação do laboratório de informática; 

• Projetos da Empresa Júnior; 

• Professores com experiência de mercado; 

• Análises e estudos de casos; 

• Visitas técnicas;

• Palestras com empresários locais (associações e federações) ligados a micros e pequenas empresas; 

• Palestras para preparação de tomadas de decisões numa empresa; 

• Preparando líderes; 

• Qualificando os discentes para trabalhar em equipe; 

• Desenvolvendo competências e habilidades pra uma melhor atuação no mercado de trabalho. 

A comunidade acadêmica (discente) da Faculdade Santa Catarina vem demonstrando satisfação com o ensino que está sendo ministrado. 

• Alunos que estavam fora do mercado de trabalho – hoje, já se encontram inseridos como empregados ou estagiários; 

• Alunos que já estavam no mercado de trabalho, com emprego fixo – hoje, estão com expectativas de melhoria através de ascensão profissional ou adequação a novos cargos na própria empresa; 

• Alunos que estavam fora do mercado de trabalho – hoje já estruturam seu próprio negócio para ser gerido, juntamente com a família, saindo do informal para o formal.


Perfil Profissional do Egresso

Considerando que o contador é o responsável pela elaboração de informações contábeis e de controle gerencial, o curso de Ciências Contábeis da FASC tem como meta habilitar os futuros egressos para exercer as atribuições e prerrogativas previstas pela legislação pertinente, dentro de parâmetros éticos.

De fato, a sociedade espera, de um lado, do egresso do Curso de Ciências Contábeis o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades que contemplem aspectos éticos, atual técnica e instrumental articulada com outros ramos do saber, capacidade de análise e domínio de conceitos e da terminologia própria na interpretação e controle de situações contábeis relacionados com os modelos organizacionais e institucionais públicos ou privados, dentre outros.

Por outro lado, a mesma sociedade requer habilidade no gerenciamento das relações comerciais e sociais desse contexto. Neste contexto, a FASC pretende que o seu egresso, seja com ênfase em Controladoria, ou Orçamento, possua formação específica com visão humanística e com qualidade de investigação, de raciocínio estratégico e sistêmico. 

Pretende-se que o humanismo do egresso esteja embasado na incorporação de valores sociais, profissionais e multidisciplinares. O que se quer é que o futuro profissional seja capaz de atuar como agente de mudança no ambiente organizacional, de perceber e integrar-se ao desenvolvimento social, político, econômico e cultural regional, de interagir e contribuir com a esfera mundial de administração e negócios, mantendo uma postura ética, o respeito à Natureza e um comportamento condizente ao correto exercício da cidadania. Tais características servirão como subsídios ao processo de tomada de decisão.

Nestas circunstâncias, o curso orienta-se, de um lado, para formar sólidas competências e, por outro, na medida da educação permanente, preparando o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

Assim, o curso tem como meta contínua um aprendizado de pesquisa teórica e aplicada, para que os futuros profissionais tenham, além de uma visão estratégica, uma maior preparação para inserção no mercado globalizado, interagindo e provocando modificações necessárias para melhoria nos variados setores da sociedade.

Para isso, pretende-se que as seguintes competências e habilidades sejam desenvolvidas objetivando que os formandos sejam: 

a) proficientes:

• no uso da linguagem contábil, como meio eficaz de desempenhar atividade contábil;

• na visão sistêmica;

• no uso de raciocínio lógico e crítico-analítico para a solução de problemas;

• na elaboração de relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários; e, 

• na articulação e liderança de equipes multidisciplinares.


b) ser capaz de desenhar, analisar e implantar com sucesso diversos sistemas, eficientes e eficazes, de informação contábil e de controle gerencial.

c) exercer com responsabilidade ética as atribuições e prerrogativas que lhes serão prescritas por meio de legislação específica.


Estrutura Curricular

A composição curricular do Curso de Ciências Contábeis da FASC foi fixada a partir das orientações fundamentais determinadas pela legislação atual, que procura enfrentar os principais problemas do ensino superior do país. Esse objetivo foi estabelecido em conformidade com a nova LDB, N.º 9.394/96 e ainda pelo estabelecido na Resolução MEC No. 3 de 02/07/07 (dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula).

Além do cumprimento da Resolução MEC No. 3, a Organização Curricular proposta também respeita o estabelecido pelas Resoluções abaixo:

• Resolução MEC No. 2 de 18/06/07 (dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial);

• Resolução MEC No. 10 de 16/12/04 (institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado)


As disciplinas constantes do currículo pleno do curso estão divididas em:

• Disciplinas Obrigatórias (2.460 horas): são aquelas em que o aluno deve obrigatoriamente cursar, estando distribuídas ao longo dos semestres;

• Atividades Complementares (200 horas): São atividades extracurriculares que o aluno cumpre e que complementa a sua formação acadêmica. A intenção é integrar o aluno com a sociedade, incentivando-o a desenvolver uma visão holística da sua atividade profissional e do meio que o cerca;

• Estágio Supervisionado / Prática Profissional (300 horas): tem o objetivo de oferecer ao aluno a oportunidade de integrar o conhecimento acadêmico com atividades profissionais. Deve ser realizado sob a supervisão de um professor. No final do estágio, o aluno apresentará, ao supervisor, o seu relatório para avaliação final;

• Trabalho de Conclusão de Curso (40 horas): tem como objetivo fazer com que o aluno identifique problemáticas no mundo contábil, através de pesquisas, finalizando com a construção de uma monografia, artigo científico, resenha crítica, plano de negócios, ensaio científico ou relatório técnico-científico.


Duração do Curso

São 4 anos para conclusão do curso.


Coordenação de Curso

O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da FASC é coordenado pelo Professor Márcio Nunes da Silva, graduado e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco, com experiência profissional e no magistério superior há 3 (três) anos.

1. AUTORIZAÇÃO: O curso de Ciências Contábeis da FASC foi autorizado pela Portaria Ministerial n.º 120 de 12 de janeiro de 2006, publicada no Diário Oficial da União em 13/01/2006.

 

- 200h com Atividades Complementares
- 300h com Estágio Supervisionado
- 480h Projeto Integrador: Cidadania e Responsabilidade Social

 

 

 

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo