CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial


Noite


3480 Horas

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Descrição

Objetivos do Curso

O objetivo principal do Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Santa Catarina - FASC é o formar administradores com sólidos conhecimentos teóricos e das ferramentas gerenciais para atuar em diferentes contextos organizacionais.

Nesse contexto, o curso de bacharelado em administração da FASC tem como objetivo a formação de profissionais com capacidade de compreender o meio social, político, econômico e cultural em que se encontra inserido, bem como a formação técnica e científica que o habilite a conhecer e intervir no campo da administração das organizações, haja vista o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e de conhecimentos específicos desta prática profissional, em consonância com as mudanças mundiais, nacionais e locais.

Objetiva, ainda, desenvolver postura humanista com visão sistêmica e global, favorecendo e privilegiando a qualidade de vida das pessoas, das comunidades, e da sociedade na qual está inserido, considerando sempre que a Administração é uma Ciência Social complexa, dinâmica e globalizada e inserida em ambientes altamente competitivos e que exige constante atualização do processo de ensino e aprendizagem.

 

Objetivos Gerais

A Faculdade Santa Catarina - FASC se propõe para o seu curso de Administração os seguintes Objetivos Gerais:

Formar bacharéis em administração ágeis, críticos e criativos, para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho, competentes e compromissados, propiciando-lhes o exercício consciente da cidadania solidária, a possibilidade de contribuírem para o processo de humanização das relações sociais;

Formar profissionais com espírito empreendedor, compromisso ético, visão do contexto social e clara percepção de modernidade, aptos para atuarem na gestão das diferentes organizações da sociedade de hoje e do futuro ou na prestação de serviços;

Propiciar estudos aprofundados na ciência e na arte da administração, qualificando academicamente para as atividades próprias dos administradores inseridos na sociedade contemporânea;

Capacitar profissionais de processo de administração de organizações para uma compreensão crítica e sistêmica da realidade brasileira e internacional, refletindo sobre as condicionantes econômicas e políticas que direcionam as empresas e seus profissionais, nas múltiplas relações funcionais que estabelecem;

Possibilitar a formação do administrador capaz de aliar competência técnica, compromisso político, disciplina democrática e contribuir para a transformação do meio social onde atua;

Contribuir para que os profissionais de administração construam sua competência para produções científicas de qualidade e relevância e para efetivação de atividades de extensão com excelência, que atendam às reais necessidades da comunidade e estimulem seu crescimento técnico e cultural;

Capacitar profissionais para a área de Administração para que possam auto motivar-se e auto realizar-se a partir de uma ação gerencial, holística e interdisciplinar;

Qualificar profissionais para atuar na administração das complexas organizações da sociedade atual e futura ou na prestação de serviços;

Instrumentalizar os futuros gestores para administrar empresas através de uma visão sistêmica dos negócios empresariais;

Formar administradores microempresários, consultores, assessores, técnicos para atuação em áreas específicas da administração em entidades diferenciadas.

 

Objetivos específicos 

São objetivos específicos do Curso de Administração da Faculdade Santa Catarina - FASC:

Propiciar ao aluno as condições para seu desenvolvimento harmonioso, tanto do ponto de vista técnico quanto humano, adquirido as competências e habilidades para atuar na área da Administração com a qualidade exigida pelo mercado e a formação privilegiando os aspectos éticos e morais, definidores de uma prática profissional responsável, assim podendo contribuir com seu trabalho para o crescimento econômico da região na qual se insere;

Fornecer ao aluno ampla formação apoiada nos princípios éticos e humanísticos, que favoreçam sua inclusão social, realização pessoal e profissional;

Formar profissionais com competências e habilidades necessárias para atuar na área da Administração em empresa públicas ou privadas com os diferenciais de mercado;

Aprofundar os conhecimentos adquiridos no curso referente à administração; 

Dar ao estudante condições de compreender o conceito de administração geral e global e suas implicações estratégicas.

Apresentar os principais conceitos de custos e sua importância no processo gerencial; 

Dotar o aluno de conhecimentos de técnicas de apuração de custos; Dar ao aluno uma visão clara e integrada das funções administrativas - orçamentárias, contábeis e de custos; 

Desenvolver o senso crítico em relação à importância do controle dos custos como fator responsável pela consecução de resultados econômicos da empresa.

Apresentar e discutir conceitos fundamentais na área operacional;

Apresentar a estrutura de relações entre as várias subfunções dentro da área operacional; 

Analisar em detalhe um primeiro conjunto dessas subfunções;

Promover situações que favoreçam o relacionamento interpessoal e ao desenvolvimento de trabalho em equipe;

Promover a compreensão global do que representa a administração e quais são as funções do profissional em logística na empresa.

Contribuir com a formação do Bacharel em Administração para atuarem de forma articulada e interdisciplinar, buscando sempre a criação, o desenvolvimento e a utilização de transformações que favoreçam a produtividade e a qualidade de vida da população;

Formar profissionais para atuar com ética democrática, da dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para atuação como profissional e cidadão;

Formar profissionais aptos a promover a integração entre as organizações em que trabalham e a sociedade;

Formar profissionais com comportamento proativo, altamente qualificado para o mundo corporativo;

Habilitar profissionais capazes de gerar conhecimentos práticos e científicos no campo da administração;

Habilitar os estudantes no desenvolvimento e apresentação de projetos;

Promover a investigação científica por meio da realização de pesquisas, visando a contribuição com a evolução da ciência da Administração;

Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora pessoal e profissional, bem como, questões socioambientais;

Desenvolver competências e habilidades para o bom desempenho da comunicação empresarial e trabalho em equipe;

Favorecer a compreensão da complexidade organizacional e estimular a habilidade de solução de problemas;

Dotar o aluno de conhecimentos necessários para desenvolver e compreender a Administração Orçamentária e Análise Financeiras.

Dotar o aluno de conceitos econômicos de modo que seja capaz de compreender os cenários políticos existentes, em âmbito Nacional e internacional, bem como as causas e consequências das ações.


Perfil Profissional do Egresso

O Curso de Administração da Faculdade Santa Catarina - FASC procura oferecer as condições para que o egresso seja um profissional capacitado e apto a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção, de serviços e de seu gerenciamento no seu conjunto, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como a desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

O Administrador necessita de um profundo conhecimento das técnicas de gestão, devendo ser capaz de usar os dados financeiros e econômicos para avaliar riscos e tomar decisões de negócios. 

Seu perfil profissional deverá conter conhecimentos e habilidades como:

Conhecimento sólido das modernas técnicas de administração com uma visão sistêmica das organizações;

Conhecimento humanístico baseado nas modernas teorias das ciências sociais e da psicologia desenvolvendo habilidades para atuar nas relações interpessoais;

Conhecimento e habilidade na utilização dos recursos da tecnologia da informática nos diversos segmentos das organizações;

Conhecimento de técnicas e conceitos de auditoria como instrumento administrativo interno;

Conhecimento de temas sócio, político, econômicos atuais relacionados as transformações ocorridas nas organizações, incluindo a capacidade de diagnóstico e adaptação as mudanças, competência para empreender analisando criticamente as organizações, fazendo diagnósticos, antecipando e promovendo transformações;

Conhecimento e habilidade na utilização da metodologia do planejamento estratégico para a gestão dos negócios;

Conhecimento e capacidade para operar com valores e formulações matemáticas, raciocínio lógico, crítico e analítico desenvolvidos, capacidade de compreensão do todo, de modo integrado e sistêmico, bem como suas relações com o mundo exterior.

O egresso do Curso de Bacharelado em Administração da FASC deverá pautar-se por atitudes éticas, políticas e humanistas, com o conhecimento e reflexão crítica suficiente para contribuir para a transformação da sociedade. Sendo assim, o Egresso do Curso deve:

Estar apto a se inserir nos setores profissionais, e ser capaz de promover a sustentabilidade da sociedade e sua formação continuada;

Ser um cidadão cônscio de seus direitos e deveres para com a sociedade;

Buscar permanentemente o aperfeiçoamento cultural e profissional;

Ter interesse em conhecer e atuar na solução de problemas, em particular, os nacionais e regionais;

Manter permanente relação com a Faculdade, contribuindo para o crescimento, aperfeiçoamento e desenvolvimento recíprocos.


O egresso deverá ser capaz, ainda, de:

Desenvolver e interpretar as diretrizes do plano diretor da instituição aplicáveis à Gestão Administrativa em qualquer organização;

Desenvolver e analisar as infraestruturas das organizações, sendo capaz de oferecer alternativas operacionais que visem a racionalização e otimização dos recursos envolvidos;

Desenvolver e interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos e suas implicações para a realidade organizacional da qual fizer parte;

Reconhecer e definir problemas equacionando soluções viáveis sob o ponto de vista da racionalização dos procedimentos administrativos;

Familiarizar-se com as lógicas da prática da administração, considerando os recursos financeiros, materiais e ativos humanos;

Familiarizar-se com as principais atividades meio da área administrativa e sua importância para os resultados operacionais da organização; 

Demonstrar capacidade de trabalho em equipe, espírito empreendedor e de liderança.


Formas de Acesso

Seguindo a legislação vigente e o Regimento Geral da Faculdade Santa Catarina - FASC, o acesso ao Curso é aberto aos portadores de comprovante de conclusão do ensino médio ou equivalente, sendo que o ingresso ao curso (mediante disponibilidade de vagas e/ou prerrogativas legais) pode ser feito por:

Processo seletivo vestibular, conforme normas contidas em edital específico;

Através de notas do ENEM;

Transferências previstas em lei;

Portadores de Diploma de Curso Superior.

Estrutura Curricular

Curso de Administração da Faculdade Santa Catarina - FASC está estruturado para formar bacharéis em Administração, com capacidade para atuar em atividades próprias ao campo profissional do Administrador, como profissional liberal ou não, utilizando-se de sua criatividade e autonomia construídas ao longo do curso para promover o desenvolvimento das organizações e sociedade compreendendo também o macro ambiente e as relações nele existentes.

Para atingir o objetivo de formar o perfil generalista do Administrador, pretendido pelo Curso, todas as disciplinas elencadas na Matriz Curricular são de extrema relevância. As disciplinas estão relacionadas nos Conteúdos de Formação Básica, Formação Profissional, Estudos Quantitativos e suas Tecnologias e de Formação Complementar. 

Porém para contemplar a visão especializada do Administrador, há que ressaltar a importância dos conteúdos de Formação Profissional. Relacionados com as áreas específicas, envolvendo Teorias da Administração e das Organizações, Gestão de Pessoas, Mercado e Marketing, Materiais, Produção e Logística, Financeira e Orçamentária, Sistemas de Informações, Planejamento Estratégico e Serviços, bem como as disciplinas de Projetos Interdisciplinares, como: Plano de Negócios e Práticas Empresariais, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e o Estágio Supervisionado que oportunizam a vivência prática do corpo teórico organizacional, além das disciplinas de Ética e Responsabilidade socioambiental.

Para tanto, em consonância com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Administração (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005), o Curso de Administração da FASC prima para que os formandos tenham capacidade e aptidão “para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador”.

Constituído por um projeto de bacharelado, a formação de administradores é o elemento central do curso de Administração da Faculdade Santa Catarina - FASC e a ideia que norteia todo esse curso é a que o graduado esteja preparado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional, com a finalidade de atender as particularidades regionais e locais onde está inserido.

Dessa forma, à elaboração do Projeto Pedagógico do Curso é necessária a incorporação de conteúdos indispensáveis ao administrador em formação, tais como: comunicação interpessoal, ética profissional, capacidade de adaptação desses conteúdos às necessidades da região e de seu entorno. Além disso, esse projeto está estruturado nos princípios gerais de uma sólida formação teórica e instrumental.

Nesta esteira, o curso de Administração da Faculdade Santa Catarina - FASC concebe seu currículo como uma arquitetura organicamente articulada para garantir a aquisição das competências e das habilidades do graduado em Administração. A preocupação com a atualidade dos conteúdos está contemplada tanto na elaboração da estrutura curricular do curso, assim como nas suas atividades didáticas, teóricas e práticas

A matriz curricular de um curso é parte integrante de um Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Sua construção deve ser compreendida não como enumeração de disciplinas, mas como estabelecimento de um campo de questionamento de temas relevantes, propício ao amadurecimento intelectual e motivador para a prática profissional. Sua sustentação depende não apenas de fidelidade à legislação em vigor, mas também de um plano de desenvolvimento de habilidades intelectuais e práticas, esperadas no perfil do egresso. 

A racionalização da matriz curricular, no interior do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), deverá levar em conta os modos como as disciplinas se relacionam entre si, e o papel dessas relações para chegar ao perfil de egresso.

Os primeiros períodos do currículo acadêmico são constituídos com elementos de um programa mais amplo, durante os quais serão aprimorados, sob orientação, as capacidades de compreensão e de expressão escrita e oral, conceitos de ciências naturais, visando ao pleno desenvolvimento da capacidade crítica e criatividade necessária à formação de cidadãos e profissionais, futura elite da Nação.

Dessa forma, as matrizes curriculares dos cursos promovidos pela Faculdade Santa Catarina - FASC são organizadas de modo que: 

Identifiquem-se com os objetivos do curso, a visão e a missão Institucional;

Obedeçam aos princípios da identidade, diversidade e autonomia; interdisciplinaridade; contextualização e flexibilidade;

Permitam integrar o conhecimento do aluno em pontos estratégicos das matrizes, de forma horizontal e vertical;

Busquem desenvolver as habilidades e competências indicadas pelas Diretrizes Curriculares;

Permitam maior facilidade de coordenação didática e controle das ações emanadas do projeto didático-pedagógico;

Possuam disciplinas optativas ou eletivas que permitam ao aluno ampliar seus conhecimentos a respeito de assuntos específicos;

Equilibrem os conteúdos programáticos com as práticas de aprendizagem, contemplando ciência, tecnologia e gestão com o objetivo de solucionar problemas práticos do mundo e do trabalho;

Desenvolvam a prática pedagógica com metodologias que estimulem a iniciativa, a criatividade, o trabalho em equipe;

Estudem e trabalhem em torno de situações-problema e projetos que reflitam o contexto do trabalho real.


A matriz curricular é que propiciará ao professor uma prática seletiva e proveitosa de determinada disciplina, partindo do perfil do profissional que se pretende formar, levando-se em conta não apenas os aspectos formativos decorrentes de conteúdos, mas incluindo a perspectiva ética, da cidadania e de compromisso com a realidade social estabelecido nas diretrizes e na missão da Faculdade Santa Catarina – FASC.

É de suma importância a experiência de construção da matriz curricular de forma coletiva, porque cada profissional compreenderá melhor o significado da formação do saber.

As transformações em curso no mundo, dentre elas, a globalização, a reestruturação produtiva, a nova ordem econômica mundial e as mudanças em torno das concepções de trabalho e emprego, passaram a exigir das instituições de ensino superior, um processo permanente de adequação de seus projetos pedagógicos, com vistas à formação de profissionais qualificados a responder as novas demandas e necessidades requeridas pela sociedade e pelo mercado de trabalho, implicando em novas competências e habilidades.

Em vista disto, uma das características da Faculdade Santa Catarina – FASC, será a busca constante de adequação de sua proposta pedagógica, a essa dinâmica. Assim sendo, os cursos a serem realizados adotarão, desde o seu início, um modelo de formação baseado em habilidades e competências, deixando de lado o processo de formação centrada na superespecialização.

Os cursos têm seus projetos pedagógicos próprios e as estruturas curriculares se organizam objetivando a especificidade da formação profissional que será desenvolvida.

A integralização curricular do Curso de Bacharelado em Administração se dá em um mínimo de oito (8) semestres e máximo de doze (12), sendo feita pelo sistema de créditos, regime de matrícula por disciplina, atendendo o ordenamento didático-pedagógico estabelecido pelo Conselho Superior Acadêmico - COSA e o limite mínimo de créditos por período letivo. Para a conclusão, o acadêmico deve desenvolver, com aprovação, disciplinas e atividades que perfaçam o número de créditos correspondentes ao estabelecido para cada curso e as necessidades de aprendizado constante da matriz curricular do curso. 

Procurando dotar a proposta pedagógica de maior flexibilidade, os cursos serão oferecidos em regime semestral e um crédito corresponde a uma (1) hora de aula.

A estrutura curricular do Curso de Bacharelado em Administração atende às especificidades das respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais para este curso, conforme Resolução CNE/CES Nº 4, de 13 de julho de 2005:

I. Conteúdos de Formação Básica: relacionados com estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação e da informação e das ciências jurídicas;

II. Conteúdos de Formação Profissional: relacionados com as áreas específicas, envolvendo teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, financeira e orçamentária, sistemas de informações, planejamento estratégico e serviços;

III. Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: abrangendo pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração; e.

IV. Conteúdos de Formação Complementar: estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.

 

AUTORIZAÇÃO: O curso de Administração da FASC foi autorizado pela Portaria Ministerial n.º 119 de 12 de janeiro de 2006, publicada no Diário Oficial da União em 13/01/2006

 

 

Informações Gerais


Documento Download
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


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