CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado






Presencial







Edi Carlos de Oliveira (edicarlos.oliveira@uniesp.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

Portaria nº 115, de 27/06/2012. D.O.U. 28/06/2012.

O Projeto Pedagógico do curso leva em consideração um contexto de mudanças, em vários sentidos, admitindo, em muitos casos, a hipótese de rupturas e descontinuidades, mormente no campo da ciência e da tecnologia; pressupõem a globalização num sentido amplo, que não se circunscreve somente aos fenômenos econômicos; identifica a hegemonia do capitalismo neo-liberal e algumas de suas conseqüências, como as privatizações, o "enxugamento" do aparato estatal, a desregulamentação. Trata-se, portanto, de um cenário de acirramento concorrencial gerando a necessidade de novos padrões de vantagens competitivas e comparativas. Entende-se, pois, a necessidade de um profissional que, além do domínio técnico, seja capaz de perceber o mundo de uma forma holística, cônscio de que tanto as organizações são responsáveis pelo desenvolvimento sustentável como, cada profissional, em sua área de atuação, deve agir também com cidadania; além do mais, nesse contexto, não se deve acalentar na formação do administrador apenas o propósito de tornar-se um "bom" empregado, mas, também, uma formação que desperte a vocação empreendedora, que estimule a criatividade e a capacidade de aceitar desafios, de induzir mudanças, de atuar favoravelmente no seu meio social.

Objetivo Geral

Formar o cidadão e o administrador/empreendedor capacitado a atuar em todas as áreas das Ciências Gerenciais e a utilizar técnicas avançadas de gestão estratégica para promover novos empreendimentos e negócios, sintonizados com uma sociedade de economia globalizada.

Objetivos Específicos

- Capacitar os alunos para trabalharem em organizações públicas e/ou privadas, engajados com as transformações das estruturas sócio-econômicas;
- Instrumentalizar os alunos para o uso de recursos tecnológicos disponíveis na área das ciências gerenciais;
- Proporcionar uma visão sistêmica e holística da administração geral no âmbito da realidade social local, regional, nacional e mundial;
- Levar os alunos à compreensão dos processos e práticas administrativas das organizações;
- Desenvolver nos alunos o domínio dos princípios e fases da administração em geral;
- Desenvolver o espírito crítico e o potencial empreendedor, integrando o processo formativo com a realidade regional e nacional;
- Desenvolver nos alunos o espírito de liderança e a consciência de que devem agir eticamente, com responsabilidade e cidadania;
- Estimular os alunos para desenvolvimento da capacidade de pesquisas e técnicas inovadoras;
- Formar profissionais competentes, aptos à atender as demandas do mercado de trabalho com elevação nos níveis de qualidade de gestão, técnicas de assessoramento e metodologias de projeto;
- Oportunizar aos alunos a aplicação dos conteúdos programáticos das disciplinas estudadas, visando à integração entre o estudado e a realidade que se apresenta no cotidiano das organizações.

Competências e Habilidades Desejadas

Para executar sua atividade profissional com consciência ética e atitude politicamente responsável acerca do papel que lhe é dado desempenhar no contexto do mundo atual, em cada uma das funções que vier a desempenhar no mercado de trabalho, espera-se que as  dimensões do Saber Fazer, Saber Ser e Saber Agir, traduzam-se objetivamente nas seguintes competências e habilidades:

I. Habilidade para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e capacidade para tomar decisões, em diferentes graus de complexidade;
II. Capacidade de expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III. Habilidade para refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva;
IV. Habilidade de raciocínio lógico, crítico e analítico para exercer funções administrativas com base nas competências mencionadas acima;
V. Capacidade para atuar com iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI. Capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII. Habilidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
VIII. Capacidade para entender e/ou atuar nas várias áreas da administração, a partir de uma concepção sistêmica, bem como as relações entre essas, de uma forma orgânica, e o ambiente externo;
IX. Capacidade para atuar profissionalmente como consultor em gestão e administração, perito, empreendedor interno ou como empresário, sempre comprometido com a ética e a responsabilidade social de sua função ou papel.

Campo de Atuação e Marcado de Trabalho

O mercado de trabalho do administrador é amplo e diversificado, e encontra ocupação no serviço público, no setor privado e no terceiro setor; em grandes, médias e pequenas empresas dos vários segmentos da economia, estando aptos a exercer atividades gerenciais, operacionais, e de assessoramento em diferentes áreas funcionais das organizações. Além disso, muitos dos egressos dos cursos de administração estão optando pelo auto-emprego, dedicando-se à atividade de consultor independente ou organizando o próprio negócio e iniciando uma carreira de empresário. Vale destacar que na região de Nova Esperança e adjacências existe um campo bastante promissor para o surgimento de novos empreendimentos na área de gestão de negócios.

Informações Gerais


Documento Download
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


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