Biblioteca


Acervo

 A Biblioteca Helena Kolody possui uma área de cerca de 287,71 m², com modernas instalações divididas entre: salão de leitura; cabines individuais de estudo; salas de estudo em grupo; guarda-volumes; setor de atendimento; sala de processamento técnico; e computadores para pesquisas na Internet.

Tendo em vista acompanhar o desenvolvimento da faculdade, a biblioteca encontra-se permanentemente em alteração estrutural adequando os serviços oferecidos de acordo com as necessidades da comunidade à qual está inserida. Sua estrutura física e de equipamentos está em constante processo de modernização, visando acompanhar as mudanças que ocorrem na área informacional da instituição.

 

- Política de Atualização da Biblioteca: Clique aqui

- Tutorial sobre como renovar livros através do Portal UNIESP Clique aqui


Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira: 13h às 17h - 18h as 22h.
Sábados: 8h as 12h.

OBS: No período de férias ou recesso acadêmico, a Biblioteca pode ter seu horário de funcionamento alterado, mediante determinação da Direção.

A Biblioteca teve seu início juntamente com a criação da Faculdade do Noroeste Paranaense – FANP em 2002. Funcionou, inicialmente, no Centro Integrado de Educação Sagrado Coração - CIESC. Em 2005, a biblioteca passou a ocupar o atual prédio, onde foi projetada para atender o pleno desenvolvimento das atividades e programas curriculares. As especificações de serventia obedeceram aos padrões arquitetônicos recomendados quanto à ventilação, iluminação e dimensão. Nesse sentido, no espaço que era ocupado pelo tapir (utensílio para escolha do café), emerge um movimento de transformação, surgem no lugar do café os livros. Em 2007, o projeto cultural “Um nome para a Biblioteca” promovido pela Fanp com a participação dos acadêmicos, a biblioteca recebe a denominação de “Biblioteca Helena Kolody”. Em 2009, com a expansão do acervo e dos serviços prestados pela biblioteca dentro da comunidade acadêmica, a biblioteca passou por uma reforma que incluiu uma revisão geral das instalações e remodelação do espaço.



Missão

Participar ativamente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, mediante a promoção do uso e acesso à informação nas diversas áreas do conhecimento.

 

Serviços:

Com uma equipe bem treinada, a Biblioteca Helena Kolody busca a satisfação dos usuários, fornecendo serviços informacionais com ética e profissionalismo por meio da melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.

Serviços oferecidos:

Consulta local: oferecido à comunidade interna (alunos de graduação, pós-graduação, professores, e funcionários) e comunidade externa – de outras instituições, pesquisadores e demais visitantes.

Empréstimo domiciliar: é permitido somente a aluno regularmente matriculado, professores, e pessoal administrativo da FANP, por meio da carteirinha de usuário.

Reserva e renovação de empréstimo local: o sistema de reserva de obras e renovação de empréstimo segue política adotada pela Instituição: diretamente no balcão de atendimento.

Apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos: orientação quanto à norma de apresentação de trabalhos acadêmicos conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Exposição de novas aquisições: Apresenta um exemplar de cada aquisição em exposição para comunidade acadêmica verificar a atualização do acervo.

Orientação à pesquisa: Orientação individualizada na busca de informações em Obras de Referência impressas e eletrônicas e prestação de informações detalhadas sobre o regulamento do uso da Biblioteca. Todos os funcionários estão à disposição do usuário para sanar suas dúvidas.

Exposições temporárias: disponibiliza para a comunidade interna da FANP espaços, nas dependências internas do prédio da Biblioteca, para exposições temporárias. As exposições devem estar vinculadas diretamente aos objetivos preestabelecidos, que estão relacionados com o exercício de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Treinamento ao usuário: Orientação sobre o uso dos recursos e serviços oferecidos pela Biblioteca.

 

Equipe:

Rosimarizy Linaris Montanhano Astolphi
Bibliotecária | CRB – 9/1610

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Desde julho de 2016 compõe a equipe de trabalho desta biblioteca. É encarregada do planejamento, implantação, coordenação e controle das atividades da biblioteca em consonância com diretrizes estabelecidas pela Diretoria da FANP.

Angela Maria Faustino da Silva
Auxiliar de Biblioteca

Desde março de 2017 compõe a equipe de trabalho desta biblioteca atuando principalmente no setor de Atendimento e Processo Técnico.

 

Normas ABNT:

Muitos estudantes, no limiar de sua formação acadêmica e sujeitos à apresentação de projetos de pesquisa, monografias, TCCs, artigos científicos, dentre outros, são informados de que devem elaborar tais trabalhos científicos de acordo com as normas ABNT. Questionam-se sobre seu significado, e até mesmo sobre a natureza do órgão.

O que é ABNT? Para que serve? Por que apresentar trabalhos acadêmicos de acordo com as normas ABNT?

Em síntese, ABNT é a sigla que corresponde à Associação Brasileira de Normas Técnicas. Fundada em 1940, é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992. É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).

A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

 

Tutorial

Conselho Regional de Administração do Paraná: http://www.cra-pr.org.br/

Conselho Regional de Contabilidade do Paraná: http://www.crcpr.org.br/new/

Conselho Regional de Enfermagem do Paraná: http://www.corenpr.gov.br/portal/

Ministério da Educação “Letras e Pedagogia“: http://www.mec.gov.br/

Conselho Regional de Serviço Social do Paraná: http://www.cresspr.org.br/site/

Periodícos: http://www.periodicos.capes.gov.br/

Biblioteca Digital: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Scielo: http://www.scielo.org/php/index.php

ABNT: http://www.abnt.org.br/

Saúde mais perto de você: http://portalsaude.saude.gov.br/

BDTD: http://bdtd.ibict.br/vufind/

Lilacs: http://lilacs.bvsalud.org/

 

 

 

 

 

 

Regulamento

Para maiores informações sobre as regras de utilização da biblioteca, clique abaixo e faça o download do documento completo.