Universidade Brasil implanta o PROJETO ENADE NOTA 10!

Data: 04/04/2018 | 0 Comentário

Neste projeto, reunimos uma série de ações para que possamos alcançar excelentes resultados no que tange ao RESULTADO FINAL DO ENADE para os cursos alvo de avaliação neste ano!

Antes de tratarmos sobre o Projeto, vamos recordar alguns pontos importantes:

- Quais cursos estarão sendo avaliados no ENADE este ano?

•  Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Teologia, Turismo, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing,Tecnologia em Processos Gerenciais e Serviço Social (incluído este ano pelo Ministério da Educação).

- Qual o público alvo para o ENADE ?

•  Ingressantes– estudantes que iniciaram o curso em 2018, e estão devidamente matriculados, e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições do ENADE 2018.

• Concluintes dos cursos de bacharelado– estudantes com expectativa de conclusão do curso em 2018/02 ou 2019/01, ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o final das inscrições do ENADE 2018.

• Concluintes dos cursos superiores de tecnologia– estudantes com expectativa de conclusão do curso até 2018/02 (dezembro de 2018) ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do até o final das inscrições do ENADE 2018.

• Ingressantes e concluintes irregulares– estudantes que, apesar de habilitados, não foram inscritos ou não fizeram o exame por motivos não previstos na Portaria Normativa MEC nº 40/2007.

No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação do Enade.

- Qual a importância do Resultado do ENADE ?

Os resultados do ENADE, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior:

Conceito ENADE, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos instituídos pela Lei nº 10.681, de 14 de abril de 2004.

Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Nesse contexto, o PROJETO ENADE NOTA 10.....

1)   Tem como meta atingir o CPC 4 a partir de estudos de potencialidade de cada curso/IES, aceitando-se como meta intermediária o conceito 3 para cursos que apresentem histórico de ENADE 1 e 2.

2)   É gerido pela Comissão  Executiva do Projeto ENADE NOTA 10, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação e Extensão/Diretoria Acadêmica, sob coordenação do professor José Luiz da Silva Valente, e constituída pelos seguintes membros: Rosângela Calixto, Emília Zouain Sato, Denise Tank, Angelita Aparecida Leme, Joyce Pereira da Cunha, Silmara Maria de Almeida e Enise Aragão dos Santos

A Comissão tem como e-mail para comunicação:   projetoenadenota10@universidadebrasil.edu.br.

3)   O logotipo do projeto, anexo, poderá ser utilizado nas comunicações e informativos, assim como outros documentos do Projeto.

A Comissão do Projeto ENADE NOTA 10 articulará junto aos senhores as seguintes ações: