CURSOS




Engenharia de Produção

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Noite


3200 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. Esse profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para gerenciar a seleção de pessoal, definir funções e planejar escalas de trabalho.

Segundo o Guia das Profissões:

O Engenheiro de Produção planeja, projeta e gerencia sistemas organizacionais que envolvem recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais. Alia conhecimentos técnicos e gerenciais para otimizar o uso de recursos produtivos e diminuir os custos de produção de bens e serviços. Preocupa-se com o desempenho econômico eficaz que seja ambientalmente sustentável e responsável.

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho desse profissional tem sido impulsionado pela mudança da base tecnológica da sociedade e pelo processo de modernização da economia brasileira. Adicionalmente, a instabilidade econômica está obrigando as organizações a darem maior atenção à contabilidade, finanças, custos, qualidade e planejamento, sendo hoje conhecimentos exigidos de parte significativa dos profissionais, ainda que de forma superficial. Sendo assim, o egresso do curso de Engenharia de Produção da FMA Faculdade Monte Alto, terá plenas condições de atuar nesse mercado competentemente, haja vista que sua formação acadêmica garantirá todas essas competências exigidas pelo mercado de trabalho.

 

Principais áreas de atuação  

  • Controle de qualidade
  • Engenharia do trabalho
  • Desenvolvimento organizacional
  • Planejamento e controle
  • Produção mecânica
  • Produção de materiais
  • Produção química
  • Produção elétrica
  • Produção civil


    Formação Profissional


    Busca através de sua formação integrar pessoas, informações, materiais, equipamentos, processos e energia.

Sólida formação matemática, tecnológica, econômica e social;

Entre suas múltiplas competências destacam-se as de planejar, projetar, implantar e gerenciar sistemas integrados de produção/manufatura e de serviços que assegurem desempenho e confiabilidade e tendo como metas a lucratividade, eficácia, eficiência, adaptabilidade, flexibilidade, qualidade e o contínuo aperfeiçoamento de produtos e serviços.


Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

No começo, o curso enfoca as disciplinas básicas de engenharia, como matemática, física, química e informática. Depois entram as matérias específicas de produção, como gestão de investimentos, organização do trabalho e economia e estratégia de empresas. Nos últimos anos, acrescentam-se as de sociais aplicadas, como administração e economia e, na etapa final, o aluno começa o estudo específico da habilitação escolhida. Para se diplomar é preciso fazer estágio e apresentar uma monografia.


Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo