CURSOS




Ciências Biológicas

Graduação: Licenciatura






Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É a ciência que estuda todas as formas de vida, passando por flora, fauna e pelo desenvolvimento humano. O biólogo pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos. Ele analisa as relações entre os diversos seres e entre estes e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que depois de formado o profissional siga caminhos diversos, conforme seu interesse. Da pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental ou ao magistério, a carreira do biólogo é abrangente e promissora, em razão, especialmente, da crescente preocupação, em nível mundial, com o meio ambiente.

Mercado de Trabalho

A maior conscientização ambiental por parte de empresas garante o aquecimento do mercado. Atualmente, há vagas para desenvolver projetos de gestão ambiental no meio empresarial e também para análises e consultoria a respeito de possíveis impactos causados por obras de infraestrutura em todo o País. Prefeituras, secretarias e órgãos federais também contratam esse profissional, via concurso público, bem como institutos e ONGs. Ainda na área ambiental, cresce a procura por especialistas em biologia agrícola. Uma das linhas de trabalho e pesquisa mais recentes é a de biorremediação, técnica que utiliza microrganismos para recuperar ambientes degradados, como solos ou rios poluídos.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Que ninguém se iluda: o currículo de Ciências Biológicas é carregado de matemática. Aulas de física e estatística dividem a grade com disciplinas específicas, como zoologia, genética e botânica, além de práticas de laboratório e pesquisa de campo. Ainda que não seja remunerado, o estágio é obrigatório. Para dar aulas no Ensino Fundamental e Médio, é preciso cursar licenciatura (veja também o verbete Ciências Naturais, na pág. 96). E, como em qualquer área, para lecionar no Ensino Superior é necessário ter pós-graduação.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo deformação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhe unidade estrutural e lhes dando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo