Quem Somos

Em 1975, professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica tiveram a idéia de criar uma instituição de ensino direcionada a Cursos Técnicos, visto que nesta época a industrialização estava crescendo e o Vale do Paraíba, especialmente a região de Jacareí - São José dos Campos, que se encontrava defasada no que diz respeito à mão-de-obra qualificada.

Neste mesmo ano, estes professores, fundaram a Sociedade Educacional de Jacareí, mantenedora do Instituto de Tecnologia de Jacareí, que começou a funcionar em 1976, com a homologação de seu Plano Global de Ensino.

Em 2003, após a longa experiência acumulada no Ensino Técnico, o Prof. Aroldo Borges Diniz e a equipe (Aroldo Borges Diniz Junior, Maria da Fé Mello Diniz) se juntaram a outros professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e planejaram um audacioso projeto de implantação de uma Faculdade, para atender uma clientela nas áreas de Administração de Empresas - gestão em logística, Engenharia de computação e Engenharia de controle e computação. Nascia a FATESF ou Faculdade de Tecnologia São Francisco

 

Missão

Historicamente, a razão de existência de uma Instituição de Ensino é, no sentido mais amplo da palavra, servir à sociedade. Esta concepção se materializa em contribuir para o desenvolvimento sustentável da nação, para o bem-estar e a qualidade de vida de toda a sociedade, para a formação de recursos humanos de alta competência responsáveis e promotores de mudanças no desenvolvimento e disseminação de conhecimentos.

Em todo processo de ensino deve-se considerar que um aspecto crucial da política brasileira envolve o conceito de inclusão social. Todos os analistas, partindo de diversas posições doutrinárias, concluem que a solução inexoravelmente passa pela educação popular. Este enfoque é simultaneamente lógico e trivial, entretanto, qualquer que seja a diretriz a se aplicar para a inclusão social das massas, é absolutamente necessário praticar investimentos. Investimentos, linearmente raciocinando, é consequência direta da inclusão do Brasil na luta do mercado mundial de alta tecnologia, política esta praticada pelos países desenvolvidos e emergentes. No âmago desta linha de pensamento, a FATESF acredita que formando profissionais altamente qualificados na área de computação, administração e de controle e automação, contribuirá com o desenvolvimento social do país.

 

Direção

UNIESP

Fernando Costa - Presidente da UNIESP

 

Diretor Geral FATESF

Prof. Dr. Wilson Custódio Canesin da Silva

Doutor pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos, São Paulo e Pós-Doutor pelo Institute of Space Flight Dynamics da Alemanha. Foi pesquisador e professor dos Cursos de Pós Graduação do INPE durante 22 anos onde se aposentou e depois se dedica até hoje ao ensino superior.