Quem Somos

História

A Faculdade de Itapecerica da Serra, mantida pelo Cetro Consultoria Educacional e Participações LTDA iniciou suas atividades em 01 de fevereiro de 2007, e está sediada à Estrada dos Maciéis, nº 198 na cidade de Itapecerica da Serra, estado de São Paulo, e oferece à região os cursos de Administração, Pedagogia e Letras com habilitações em Português/Inglês e Português/Espanhol.

A cidade de Itapecerica da Serra está localizada na região metropolitana de São Paulo, a uma distância de aproximadamente 33Km da capital, apresentando uma população de aproximadamente 153.000 habitantes e um crescimento de 1,63 % ao ano segundo dados do IBGE (2010).
O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,742 o que é considerado alto. O PIB da cidade é de R$ 2.959.080,734 mil segundo o IBGE, o que significa um PIB per capita de R$ 18.598,54.

Em termos Educacionais, a cidade de Itapecerica da Serra possui 45 creches, 37 EMEIs, 08 escolas estaduais de ensino fundamental, 23 escolas estaduais de ensino fundamental e médio, 16 escolas particulares de ensino fundamental e médio e 2 instituições de ensino superior.
A Faculdade de Itapecerica da Serra, atualmente atende uma área com população de aproximadamente 1.600.000 habitantes, abrangendo a região geográfica dos municípios de Embu, Embu Guaçu, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Cotia e região sul da cidade de São Paulo.

Afinada às características socioeconômicas da cidade de Itapecerica da Serra e região, cidades estas carentes de cursos superiores, possuem uma economia forte centrada em serviços, comércio, indústria e agricultura, que produz para o mercado interno e mercado externo. Os cursos oferecidos pela Faculdade de Itapecerica, tem por finalidade suprir a necessidade local e regional, no tocante ao grande volume de demanda de profissionais nas áreas de atuação da faculdade. Enquadra-se numa região produtora e exportadora, requerendo mão de obra profissional de inúmeras cidades da região, bem como as escolas de nível infantil, fundamental e médio que absorvem os egressos.
A Faculdade de Itapecerica da Serra tem se preocupado em promover a formação de profissionais competentes, centrando esforços na busca do aperfeiçoamento humano, científico e tecnológico, e no cumprimento da sua missão de fomentar soluções inovadoras para o desenvolvimento da sociedade por meio de um ambiente de aprendizado ético, crítico e empreendedor. Nesse sentido, a Instituição tem direcionado suas atividades de ensino e extensão e, de forma ainda tímida, a pesquisa, buscando manter uma sintonia com a tradição e os novos paradigmas da modernidade.

Ao longo destes anos de experiência de atividades no ensino superior, a Faculdade de Itapecerica da Serra vem primando pelo desenvolvimento de trabalho sério, dedicado, competente e de qualidade, materializado nas ações da diretoria, coordenações de cursos, corpo docente e técnico-administrativos, objetivando consolidar-se como uma das melhores instituições de ensino superior da região.

O curso de Letras da Faculdade de Itapecerica da Serra visa formar profissionais críticos, envolvidos e comprometidos com a realidade histórica, social, política, econômica e cultural do país. Educadores no sentido amplo que, além de atuarem como mão de obra especializada na comunidade, atenderão às necessidades culturais da mesma, incentivarão o gosto artístico, literário e linguístico, contribuindo para o bem estar social e para a elevação do nível educacional do país. Tem como missão formar docentes para o Magistério dos últimos anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio com competência técnica e compromisso político-social, capazes de desafiar seus alunos para a construção crítica e interativa de uma sociedade mais justa para todos; capazes de atuarem democraticamente nas instituições educacionais e não educacionais, com flexibilidade às mudanças exigidas no mundo contemporâneo.

 

Missão

A Faculdade de Itapecerica da Serra assume como missão institucional:

 “Alcançar a oferta e a prática de uma educação solidária, permitindo a educação para todos e a inserção social por meio da qualidade de ensino e da atuação voltada para o desenvolvimento sustentável, na prática de mensalidades compatíveis com a realidade socioeconômica da região e de incentivo e apoio estudantil, por meio das parcerias e de projetos sociais voltados ao atendimento das necessidades da comunidade”.

Norteada por sua missão institucional, busca:

 criar e manter o mais elevado nível de educação e ensino, procurando desenvolver o estudo e a prática das Ciências, das Letras, da Filosofia, da Religião, da Técnica, das Artes, da Educação Física e das melhores  práticas profissionais;

  • procurar desenvolver nos alunos e na comunidade,  a excelência do ideal de servir. Desenvolver a consciência de que os títulos, os diplomas, por mais importantes e excelentes que sejam, só adquirem valor moral na medida em que são colocados a serviço do homem e da comunidade;
  • Oferecer aos professores, técnicos, administradores e funcionários que contribuem para o desenvolvimento e crescimento da  instituição, condições de  segurança, progresso profissional e humano, tornando a faculdade não só um bom lugar de trabalho, mas uma Instituição credora da dedicação e lealdade de todos;
  • conscientizar a comunidade acadêmica quanto à sua parcela de responsabilidade social, por meio do envolvimento e participação na solução dos problemas sociais;
  • gerar condições de liquidez, crescimento e aperfeiçoamento da Instituição;
  • procurar desenvolver nos alunos, professores e na comunidade, o civismo, revelado na  participação de cada um nos problemas de todos, e no respeito às autoridades constituídas;
  • promover hábitos de saúde e de preservação do meio ambiente,
  • oferecer à  comunidade acadêmica em geral, o melhor de nossa dedicação, fazendo tudo com amor e ordem  para o  bem estar da Humanidade.

 

Direção

UNIESP
Fernando Costa - Presidente da UNIESP

Direção:
Profa. Ms. Walkiria Cibelle Roque