Quem Somos

História

Um Breve Histórico do Grupo Uniesp e da Faculdade Centro Paulistano.

A história do Grupo Uniesp tem início em 1997, na cidade de Presidente Epitácio, quando fundaram a primeira instituição de ensino superior. Assim, teve início o que buscou-se chamar de grupo UNIESP, um conjunto de várias instituições, presentes hoje em vários municípios paulistas, dentre os quais, São Paulo, Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Guarujá, Araçatuba, Araraquara, Auriflama, Avaré, Bauru, Birigui, Boituva, Campinas, Guararapes, Hortolândia, Itu, Jaú, Marília, Mirandópolis, Mirassol, Penápolis, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque, Sorocaba, Sumaré, Taquaritinga e Vargem Grande Paulista, além das instituições mantidas nos estados de Tocantins, Rio de Janeiro, Bahia, dentre outros.

A Faculdade Centro Paulistano, participante do grupo Uniesp, é uma Instituição de Ensino Superior, localizada no município de São Paulo, Estado de São Paulo, mantida pelo Centro de Ensino Superior de São Paulo, inscrita no CNPJ nº 05.355.309/0001-18, é uma entidade jurídica de direito privado, constituída na forma do Código Civil Brasileiro.

A Faculdade Centro Paulistano foi Credenciada pela Portaria no. 1.237, de 09 de outubro de 2008, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 10 de outubro de 2008. Recentemente obteve seu recredenciamento pela Portaria 445 de 11 de maio de 2016, publicada no dia 13 de Maio de 2016 no Diário Oficial da União. Sua cede fica na Rua David Eid, 241 – São Paulo – SP, oferecendo os seguintes cursos autorizados para os períodos matutino e noturno:

 Administração;

 Ciências Contábeis;

 Letras Português-Inglês;

 Pedagogia;

 Publicidade e Propaganda.

 Direito

A Instituição originalmente no Centro, migrou para a Região Sul da Cidade de São Paulo com o objetivo de promover e diversificar a proposta de educação de qualidade para a população chegando onde ela mais precisa e, assim, contribuir para o desenvolvimento da região e reforçando a Missão Institucional que têm por base a Educação Solidária.

Por meio dessa mudança, muitos alunos das comunidades do entorno onde a IES está inserida tiveram a oportunidade de frequentar um curso superior sem a necessidade de migrar para outros bairros e regiões da Cidade de São Paulo.

O Programa UNIESP SOLIDÁRIA proporciona à população, por meio das suas instituições parceiras, ações sociais como instrumento de apoio às iniciativas de promoção do desenvolvimento social e econômico.

Os Programas e Convênios para Bolsas de Estudo de 50% a 100% do valor da mensalidade associado aos programas dos Governos Federal, Estadual e Municipal, constituem-se em um grande diferencial da UNIESP. Além de oferecer esses programas, a UNIESP foi pioneira no Programa Escola da Família e, também, no projeto de Humanização da Secretaria da Saúde, denominado Jovens Acolhedores do Estado de São Paulo.

Na região de abrangência da Instituição já podem ser observados resultados positivos decorrentes da implantação desses projetos. Dessa forma, a UNIESP contribui para a diminuição da violência e promove a integração da comunidade na participação dos eventos culturais e de lazer. A Instituição participa de reuniões de Associações de Moradores, Conselhos Municipais, ONGs com o objetivo de realmente inserir-se na região onde atua proporcionando aos alunos, além de todos os conhecimentos inerentes a academia, possibilidade de inserção social na região onde vivem.

Missão

 

Promover uma educação solidária, comprometida com a formação de profissionais competentes no exercício de sua profissão, com responsabilidade social, exercendo a cidadania em sua plenitude, pautando-se por princípios éticos.

VISÃO

A Visão representa o estado em que a instituição busca estar no futuro. Para isso, é necessário direcionar seus esforços, de forma abrangente, tomando decisões para expandir-se no cenário atual.

A FACULDADE CENTRO PAULISTANO tem como visão a expansão do ensino de qualidade, possibilitando a inclusão das pessoas menos favorecidas, por todas as regiões do território brasileiro. Esta visão está aliada às orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais que recomendam formatos de cursos que busquem criar oportunidades de estudos independentes para que os alunos venham a desenvolver a sua progressiva autonomia intelectual.

VALORES

Por Valores entende-se o conjunto das crenças e princípios que orientam as atividades de uma organização. Eles se expressam pelos padrões de conduta praticados pela instituição. Neste sentido, a FACULDADE CENTRO PAULISTANO se pauta pelos seguintes princípios:

– Responsabilidade social

– Compromisso social

– Atenção à inovação

– Respeito à diversidade

– Busca constante pela qualidade

– Ética e transparência

Direção

UNIESP
Fernando Costa – Presidente da UNIESP

Vice-Presidente:
Claudia Aparecida Pereira


Diretor

Antonio Marcio Mendonça do Carmo
Doutorando em Ciências e Tecnologias da Informação pelo Instituto Universitário de Lisboa, Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário São Camilo e possui vários cursos na área de Gestão Educacional. Atua na área de educação há mais de 10 anos como professor e coordenador de cursos de graduação e direção.