Notícias

Interlagos: Brinquedoteca da Faculdade é tema do Projeto Interdisciplinar de Pedagogia

Data: 28/11/2018 | 0 Comentário


Compartilhe

          

O Projeto Interdisciplinar (PI), é uma pratica pedagógica que ocorre a cada semestre na Faculdade Centro Paulistano - Interlagos, como um processo de articulação entre a teoria e a prática, visando a integração entre docentes e discentes e as disciplinas trabalhadas no período letivo.

A ideia surgiu a partir da percepção dos docentes em trabalhar um tema que pudesse ser ao mesmo tempo lúdico, pedagógico, interdisciplinar e que ao final resultasse em um produto que seria de grande importância para a comunidade onde está inserida a Faculdade. Que pudesse motivar os alunos na elaboração de um projeto que seria feito com a orientação de um professor, mas que envolvesse o discente de modo que ele percebesse que todo seu trabalho estaria sendo uma previa de sua atuação profissional além de um grande benefício as crianças e famílias de seu entorno.

Na reunião pedagógica e capacitação docente no início do semestre, foi feito o planejamento do PI, pensando no envolvimento de todos, no baixo custo, na articulação com os conteúdos programáticos das disciplinas e no grande e maior desafio: o trabalho em equipe, visando o cumprimento de prazos e a concretização do objetivo final: a Brinquedoteca.

O objetivo da Brinquedoteca é promover um espaço de jogos e brincadeiras para as crianças do bairro, filhos de alunos e funcionários e um local de prática e formação docente dentro da graduação de Pedagogia, com envolvimento dos alunos e como campo de experiências aos futuros professores, garantindo uma formação de qualidade.

Sorteados os semestres, espaços e orientadores, iniciou-se o trabalho de orientação do PI, com a colaboração do diretor da unidade prof. Antonio Marcio Mendonça do Carmo, coordenação do curso profa. Lucia Aba Youssef Haboba, e da equipe docente Prof. Ana Cristina Guedes de Oliveira, Profa. Ana Maria Rosati, Profa. Aparecida Passarelli Ormonde, Profa. Eliana Sala, Profa. Iomar Zaia, Profa. Miriam Baceto. E contando com a grande ajuda de toda a equipe administrativa e de suporte da unidade.

A princípio foi construído o referencial teórico por todos e a partir daí a importância e a organização dos espaços. A cada semana uma sala transformava seu espaço e construía suas particularidades sempre tendo como meta o processo de ensinagem envolvido nos jogos e brincadeiras e no desenvolvimento cognitivo das crianças, dentro das características de uma Brinquedoteca. Os espaços construídos foram Mercadinho, Cozinha, Teatro de fantoches com o tema de Monteiro Lobato, Jogos educativos, Cantinho das artes e Cantinho da leitura

Optou-se por uma compra coletiva de tatames em EVA para os espaços, e cada sala fez a decoração e personalização em comum acordo. A entrega final do PI se deu em 12 de novembro com a abertura da Brinquedoteca Centro Paulistano e após os últimos ajustes, no início do próximo semestre haverá a inauguração da mesma com convidados ligados as delegacias de ensino, da subprefeitura e Professores de referência na área da educação.

Segundo a coordenadora do curso profa. Lucia Aba Youssef Haboba, “o objetivo do trabalho proposto foi alcançado, na medida em que pudemos fazer um trabalho em equipe, preservando a autonomia e a afetividade da comunidade escolar, e acima de tudo como projeto social, a Brinquedoteca irá cumprir seu papel social junto ao bairro, dando prioridade ao processo lúdico e pedagógico. Foi um projeto desafiador na medida em que foi elaborado com baixíssimo custo, construindo artesanalmente e com materiais descartáveis muitos dos brinquedos, conseguindo motivar a todos e tendo resultados excepcionais”, concluiu.




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!