Notícias

Interlagos: Centro Paulistano realiza a VIII edição da Semana da Pedagogia

Data: 05/11/2018 | 0 Comentário


Compartilhe

          

Em celebração ao Dia do Professor, em 15 de outubro, a Faculdade Centro Paulistano-Interlagos organizou a VIII Semana da Pedagogia, com a participação de docentes e discentes.

O tema trabalhado foi “Desafios e Mudanças na Educação” e o envolvimento de todos propiciou inúmeras reflexões a partir das palestras e a excelência do trabalho de cada palestrante envolvido.

Em 15/09, na abertura da Semana, a palestra foi sobre a temática “Currículo Integrador da Infância” com a participação da profa. Doselene Carvalho de Oliveira Barreto, da DIPED / Capela do Socorro, tendo como orientadora a profa. Ana Maria Rosati, e a sala anfitriã foi do segundo semestre noturno. Dando sequência à Semana, em 16/09, a explanação foi sobre “Avaliação de aprendizagem”, com as professoras Jaqueline Aparecida de Lima Matos e Alice Rossi, também da DIPED /Capela do Socorro. Nesse dia, a orientadora foi a profa. Ana Cristina Guedes de Oliveira, que contou com a colaboração do 6º semestre noturno.

Em 17/09, com a orientação da profa. Miriam Elena Cabral Baceto e colaboração do quarto semestre noturno, o evento recebeu a profa. Divani Albuquerque, da SIEEESP, que falou sobre o grande destaque da educação no momento, a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, esclarecendo muitos pontos importantes aos futuros professores.

Já em 18/09, falou-se sobre “A formação de excelência e as vivências transformadoras”, com os professores Tiago Aquino da Costa e Silva – PAÇOCA e Cristiano dos Santos, e assim o aspecto lúdico da formação docente marcou sua presença no evento, trazendo a possibilidade de uma significativa reflexão sobre a importância do brincar e seus pilares na educação. Os anfitriões foram os alunos do terceiro semestre matutino, sob a orientação da Profa. Iomar Zaia

E finalizando magnificamente a Semana, o oitavo semestre preparou sua última participação no evento, sob a orientação da Profa. Aparecida Passarelli Ormonde, com a participação do Prof. Jorge Miklos, que falou sobre “Interfaces da Juventude brasileira no mundo liquido moderno”, com grande participação de todos, fechando a Semana com agradecimentos e despedidas. Tendo como momento eletrizante, o convite do paraninfo e professor homenageado para o evento da colação de grau dos formandos.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Lucia Aba Youssef Haboba, “a Semana da Pedagogia foi um momento de grandes aprendizados, de encontros entre todos os participantes da comunidade acadêmica. Propiciou momentos de reflexão, construindo um novo olhar do real papel do educador na sociedade moderna, e a possibilidade de conviver com o diferente. Gostaria também de deixar registrado meu especial agradecimento ao diretor geral da unidade Prof. Antonio Marcio Mendonça do Carmo, por seu papel central na construção de uma graduação de excelência e de uma gestão participativa e atuante, além do agradecimento à equipe fantástica, que tem demonstrado uma participação e união indescritíveis. Concluo meu depoimento com as palavras do nosso ilustre palestrante prof. Jorge Miklos, quando recebeu agradecimentos por sua participação: 'Porém, o maior presente para mim foi ter o privilégio de compartilhar com vocês e com as alunas, tantas emoções, sentimentos e afetos. Já se falou em Pedagogia da Libertação, Pedagogia do Abraço, Pedagogia da Inclusão. Penso que você e sua bela e comprometida equipe fundaram a PEDAGOGIA DO AFETO'", concluiu. 




Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!