CURSOS




Direito

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


4650 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação / Objetivo

O curso de direito está entre os 35% melhores cursos avaliados segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) publicado em 2016 pelo Jornal Folha de São Paulo.

O Curso de Direito tem como missão contribuir para a formação de profissionais imbuídos da responsabilidade de agremiar, durante o período da graduação, bases sólidas de conhecimento humano, técnico e científico, de modo a fomentar no seio social a plenitude dos dogmas e conceitos de natureza jurídica, alicerçando, com primazia, o estado democrático de direito com a devida responsabilidade social mister da natureza do curso.

É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, visando organizar as relações entre indivíduos e grupos da sociedade. Existem várias especificações, como Penal, Civil, Previdenciário, Trabalhista, Tributário e Comercial. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a principal função de um bacharel em Direito.

Tem buscado como finalidade primordial conferir aos alunos uma formação holística no que concerne ao Direito em suas disciplinas específicas e em conexão com os diversos saberes afins que compõem as demais ciências de modo a atingir a excelência acadêmica.

O corpo docente altamente qualificado e preocupado em aliar o estudo dos textos clássicos aos problemas correntes, mantendo os alunos constantemente atualizados no que concerne às últimas inovações e debates acerca dos mais relevantes temas jurídicos. Os trabalhos desenvolvidos em aula são complementados com seminários periodicamente realizados que contam com a presença de convidados a fim de ampliar o horizonte de teorias e propostas que aprofundem a problematização das mais atuais questões jurídicas e permitam os alunos ter uma visão mais abrangente da produção teórica contemporânea.

Mercado de Trabalho 

Existem duas carreiras distintas para o bacharel: ele pode trabalhar como advogado ou, então, seguir a carreira jurídica. Neste caso, atuará como defensor público, juiz, promotor de Justiça ou Delegado de Polícia. Vale lembrar que para exercer a função de advogado é preciso ser aprovado em um exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e para qualquer função na área jurídica o bacharel terá de se submeter a um concurso público.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

O curso tem como ênfase as Ciências Humanas. Os três primeiros anos são essencialmente teóricos, com disciplinas como Sociologia, Leitura e Interpretação, Economia e Ciência Política. Há, também, matérias mais específicas, como Direito do Trabalho, Civil, Constitucional, Penal, Empresarial e Tributário. Para se obter o diploma exige-se um estágio e uma monografia.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

O curso de direito possui uma concepção realista na medida em que contempla no seu Projeto Pedagógico, três aspectos que orientam a sua construção teórica e a concretização de sua prática: as exigências para a formação do perfil do profissional do Direito, a realidade local da região e a tendência do mercado de trabalho.

Nesse sentido, com plena consciência do perfil do ingressante, procura-se trabalhar com mecanismos específicos, visando que ele venha adquirir uma formação jurídica adequada e compatível com as possibilidades profissionais da cidade e região.

O Projeto Pedagógico apresenta sua matriz curricular voltada para a formação generalista, partindo de um eixo de formação fundamental, valoriza também a flexibilidade, com o oferecimento de disciplinas eletivas que permitem ao aluno a possibilidade de aprofundamento temático em área do seu interesse.

Objetiva-se, com o entrelaçamento de disciplinas de caráter teórico e prático, que o aluno perceba a realidade social e possa nela intervir. Para tanto a interdisciplinariedade permeia todo o processo de ensino-aprendizagem.

Seguindo esta linha, os conteúdos das disciplinas técnico-jurídicas não têm caráter exclusivamente dogmático, buscando a interdisciplinaridade nos referenciais históricos, sociológicos, políticos, antropológicos e econômicos que são desenvolvidos pelos alunos nas disciplinas do eixo de formação fundamental.

 

ATO LEGAL DE AUTORIZAÇÃO OU RECONHECIMENTO:

Portaria 1.237, 10/10/2008

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo