REVISTAS ELETRÔNICAS







Revistas UNIESP e Qualis: revistas de Graduação com qualidade de Pós-Graduação


A recente e importante publicação do Qualis-Periódicos na Plataforma Sucupira suscita determinadas reflexões que urge realizar com vistas ao entendimento exato do que significam tais informações, sobretudo, levando-se em consideração as revistas acadêmicas do Grupo Educacional UNIESP S/A.

Inicialmente, entende-se o Qualis-Periódicos como um sistema objetivando classificar a produção científica dos programas de pós-graduação strico sensu (programas de Mestrado e de Doutorado) relativamente aos artigos publicados em periódicos científicos que fazem parte desses programas e que são por eles informados na Plataforma Sucupira anualmente. Com efeito, o Qualis-Periódicos estabelece a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção acadêmica, numa classificação em estratos indicativos de qualidade A1, mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - peso zero.

Na Classificação de 2017-2020, publicada recentemente, os veículos poderão ser classificados nos seguintes estratos: A1, mais elevado; A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; C - peso zero Não deve passar despercebido que o QUALIS, na sua origem, avalia os programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), âmbito no qual atua a CAPES. Consequência disso: apenas periódicos que receberam produção no ano-base e foram informados pelos Programas de Pós-Graduação à Plataforma Sucupira são listados e classificados. Acontece, todavia, de algum periódico não atrelado à Pós-Graduação strico sensu ser mencionado. Por exemplo, quando um professor ou aluno de Mestrado e de Doutorado publica em revista não atrelada a um Programa de Pós e a indica no preenchimento anual da Sucupira.

Do que ficou exposto, conclui-se que: 1) o Qualis-Periódico consiste numa avalição de especial relevância para a ciência brasileira; 2) o Qualis-Periódico foi criado, na origem, para qualificar revistas ligadas a programas de Mestrado e de Doutorado e, a essa luz, deve ser interpretado. 3) o Qualis-Periódico, quando atribuído a revistas que não estão atreladas a programas de Mestrado e Doutorado, devem ser vistos criteriosamente.

As revistas do Grupo Educacional UNIESP não estão atreladas a Programas de Pós-Graduação de Mestrado e de Doutorado. Elas contêm o relato das pesquisas realizadas em seus Cursos de Graduação e, por isso, no rigor de semelhante circunstância, as qualificações do Qualis-Periódicos não devem ser empregadas a ferro e fogo para mensurara qualidade das suas revistas, mas sim que elas estão passando por vigoroso processo de reformulação editorial que têm lhes permitido evoluir de maneira inegável. Isso significa que a Política de Publicações da UNIESP S.A está atenta e interessada ao que apregoam as comissões do Qualis-Periódicos, tendo, por sinal, em ação, especialmente nos últimos dois anos, um projeto cujo objetivo consiste em aproximar, paulatinamente, o perfil dos periódicos da UNIESP ao que se demanda dos periódicos de cursos de Mestrado e de Doutorado, objeto de avaliação preferencial do Qualis-Periódico. Tal Política – saliente-se - é de conhecimento de todos os editores da UNIESP S/A e pode ser constatada nos resultados publicados no Qualis-Periódicos 2017-2020. Por fim e não menos relevante, assinala-se que os periódicos da UNIESP já estão sendo progressivamente inseridos na plataforma gratuita Open Jornal System (OJS) / Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que garante a automação das atividades de editoração dos periódicos, como hospedagem e administração, contribuindo para a visibilidade das publicações por via digital. Nessa mesma linha, já estão sendo levados a cabo estudos com vistas a uma indexação mais robusta de todos os períodos do Grupo Educacional UNIESP. Com o conjunto de tais ações aqui apenas resumidas, com a relevância e a qualidade dos trabalhos publicados pelos nossos docentes e com a dedicação sempre intensa e competente de nossos editores, os periódicos do Grupo Educacional da UNIESP estão rumo ao alcance de uma qualidade editorial e científica que caracterizam os melhores e mais destacados do Brasil.

Professor Pós-Doutor João Adalberto Campato Jr,
Editor-Chefe das Revistas UNIESP.

- Revistas da UNIESP em destaque no Qualis 2017-2020:

A prova indiscutível de que as Revistas UNIESP estão evoluindo de tal forma que, mesmo sendo o espaço para publicação dos resultados de pesquisas que são realizadas em seus Cursos de Graduação, estão se igualando às revistas atreladas a Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, são os recentes resultados obtidos por elas no recém disponibilizado resultado do Qualis 2017-2020, tais como:

-REVISTA INTERFACES – publicação da Faculdade de Suzano: QUALIS B1;
-REVISTA SABER ACADÊMICO – publicação da Faculdade de Presidente Prudente: QUALIS B2;
-REVISTA INTR@CIÊNCIA – publicação da Faculdade do Guarujá: QUALIS B4;
-REVISTA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA - publicação da Faculdade de Guaratinguetá: QUALIS B4 e
-REVISTA TEMA – publicação da Faculdade de São Paulo : QUALIS B4.

A Diretoria de Pesquisa, Extensão e Publicações - DIPEX da UNIESP parabeniza os autores, os editores e os Diretores dessas Revistas em destaque pelos resultados obtidos no Qualis-Periódicos 2017-2020 e agradece os mantenedores da UNIESP pelo incentivo e pelo apoio dessa produção que está buscando a excelência!

DIRETORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PUBLICAÇÕES - DIPEX

Janeiro de 2023.