Publicações

A UNIESP tem História: Faculdade de Taquaritinga/SP     

0 Comentário


Compartilhe

               

     No mês de janeiro de 2021, o primeiro capítulo da história da UNIESP, que remonta à história das localidades em que as Instituições de Ensino Superior mantidas por ela estão localizadas, contou sobre a instalação da Faculdade de São Paulo em pleno centro da cidade num fato inédito que mudou as feições e a rotina da região paulistana em que estão importantes equipamentos históricos, artísticos e culturais da cidade e até do país.

     Neste segundo capítulo, a história da UNIESP vai para o interior de São Paulo: para Taquaritinga.

     A Faculdade de Taquaritinga tem um endereço "sui generis", pois é uma Faculdade que funciona numa fazenda, a Fazenda Contendas, na zona rural do município. Ela oferece os Cursos de Administração, Educação Física (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura) e os Cursos da Área da Saúde: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e  Nutrição.

     O fato de estar localizada numa fazenda já faria da Faculdade de Taquaritinga uma instituição diferenciada, em que os estudos são realizados em um local em meio à natureza, no campo, num ambiente muito agradável, enfim. Mas há mais, há uma história muito importante envolvendo a Fazenda Contendas, pois ela já foi espaço em um sucesso da teledramaturgia brasileira: ela foi a fazenda de Bruno Mezenga, protagonista da novela O Rei do Gado.

     O Rei do Gado é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 17 de junho de 1996 a 14 de fevereiro de 1997, com 209 capítulos, de autoria de Benedito Ruy Barbosa e colaboradoras e sob a direção geral e núcleo de Luiz Fernando Carvalho. O enredo gira em torno da rivalidade entre as famílias Mezenga e Berdinazzi, que teve início por causa de uma cerca no limite das propriedades das duas famílias. Apesar do ódio entre elas, não faltaram histórias de amor vividas entre personagens das duas famílias. A telenovela foi estrelada por Antônio Fagundes (em papel duplo: Antônio Mezenga e seu neto Bruno Mezenga, que dá título à história) e Raul Cortez (Geremias Berdinazzi).   

     O rei do gado, Bruno Mezenga, tinha esse apelido justamente porque era o maior criador de gado do país e proprietário da gigantesca fazenda no interior paulista. As gravações da novela para representação dessa fazenda foram feitas na Fazenda Contendas!

     Durante muito tempo, ao informar a localização da Faculdade de Taquaritinga, as pessoas diziam : "fica na fazenda do Rei do Gado".

     A telenovela foi um sucesso de público e de crítica, com imagens e trilha sonora belíssimas, e esse sucesso se repete sempre que a telenovela é reprisada nos canais da Globo.

     Para quem duvida que a UNIESP tem história, esta é apenas mais uma delas. Ela tem muita história para contar. Até no interior e não é só no interior de São Paulo: é também em várias capitais e cidades do interior de outros estados brasileiros. Então, até o próximo capítulo.

 

Por: Rosa Beloto