Conheça o DGP – Grupo de Pesquisa da Unisuz

Com a proposta de enfatizar pesquisas que verifiquem e desenvolvam o conhecimento e sua aplicação no mercado de trabalho, o NuPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Suzano- UNISUZ foi instituído, por resolução, em 19 de janeiro de 2006. Seus objetivos envolvem: organizar e desenvolver ações de pesquisa e extensão, produzir conhecimento, alicerçar processos criativos e formadores e socializar os conhecimentos via ensino.

Quatro pesquisadores compõem o NuPE. São eles: Profa. Dra. Marina Pinheiro Fortunato; Prof. Dr. Marcelo de Abreu César (Dirigente de Pesquisa da UNISUZ no CNPq); e Prof. Dr. César Augusto Alves da Silva e o Prof. Dr. Aldo Botana Menezes. Suas atribuições são definir as formas de encaminhamento das ações científicas na Instituição, criar espaços que proporcionem operacionalização das discussões científicas na UNISUZ, estimular a criação de grupos de pesquisa na UNISUZ, desenvolver projeto propondo a institucionalização do núcleo e definir junto à direção e coordenação critérios para bolsas de auxílio à pesquisa.

Registrada no Diretório Geral de Pesquisa do CNPq, a UNISUZ tem como proposta estimular o processo de formação do profissional, cidadão, ético, dotado de sólida formação humanística geral e domínio de conhecimentos de técnico-habilitacional de seu campo de trabalho, incentivando nos alunos o despertar de um espírito empreendedor, capacitado para promover transformações comprometidas com a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva da população e aberto às mudanças que ocorrerem no campo do conhecimento científico/tecnológico.

A UNISUZ, portanto, tem representação significativa no CNPq por meio de três Grupos de Pesquisa: 1) Práticas Reflexivas nos Processos Escolares e Não Escolares: Produção Textual em Foco (PROPEN), coordenado pela Profa. Dra. Marina Pinheiro Fortunato, atuando com três linhas de pesquisa: A) Discursos e Relações de Poder; B) Produção Textual: Diversidade Social e Prática Docente e C) Práticas Reflexivas no Contexto Escolar;

2) Psicologia, Educação e Neurociências (GEPPEN), coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo de Abreu César, atuando com três linhas de pesquisas: A) Contribuições das Neurociências para a Educação; B) Emoções e vínculos afetivos nas relações interpessoais em contexto escolar e C) Processos de ensino e aprendizagem, atuação docente e práticas educativas;

3) Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, coordenado pelo Prof. Dr. César Augusto Alves da Silva, atuando com duas linhas de pesquisa: A) Filosofia, Sociologia e Formação extra escolar e B) Fundamentos Filosóficos e sociológicos da educação escolar.

O NuPE da UNISUZ vem preparando graduandos para apresentação de resultados de pesquisas em eventos de Iniciação Científica: seminários, congressos, mostras, encontros científicos, bem como a elaboração de pôsteres e artigos científicos para publicação. A partir de vários trabalhos produzidos pelo GEPPEN, recebe destaque a pesquisa da aluna Maria da Graça da Silva Calazans, bolsista PIBIC, financiada pelo CNPq, que realizou uma pesquisa intitulada “Avaliação de Leitura por meio de um Instrumento Informatizado – Uma análise dos estudos apresentados”, que teve por objetivo analisar estudos realizados entre 2008 a 2010, com o auxílio do software “Mestre”, utilizando como instrumento a Avaliação de Leitura - Repertório Inicial.