Publicações

O adeus da UNIESP ao Cacique Aritana

0 Comentário


Compartilhe

               

A UNIESP S.A. manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento Cacique ARITANA YAWALAPITI, Cacique Geral do XINGU, na manhã da última quarta-feira, dia 05 de agosto.

Nesse momento de dor, a UNIESP S.A., por meio de sua Mantenedora e de sua Diretoria de Responsabilidade Social, recorda os projetos extensionistas criados especialmente para as aldeias do Xingu e se solidariza com todos os moradores das comunidades indígenas, familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda.

Sobre o Cacique Aritana

Aritana Yawalapiti faleceu aos 71 anos, sendo das mais antigas lideranças do Alto Xingu. Entre os poucos indígenas que ainda falam o idioma nativo de seu povo, guardava a memória de sua língua natural, além de falar o português e outros idiomas tradicionais indígenas.

Considerado um grande defensor da luta pela preservação e perpetuação da cultura de seu povo para as novas gerações, denunciou os efeitos do desmatamento no entorno de seu território, como a extinção de peixes dos rios e a contaminação das águas. Trabalhou com os irmãos Villas-Bôas para a criação do Parque Nacional do Xingu.