Publicações

Os ritos escolares em tempos de isolamento social: conversa com alunos do 1º semestre de Pedagogia do Centro Paulistano

0 Comentário


Compartilhe

               

No dia 15 de junho, a página no Facebook da Faculdade Centro Paulistano foi palco para uma conversa sobre educação. No vídeo, os professores Iomar Zaia, Osmar Cavalcante, Ana Maria Rosatie Eliana Sala, conversaram com os alunos do 1º semestre de Pedagogia sobre “Ritos Escolares em Tempos de Isolamento Social.”  

A discussão surgiu em uma aula da disciplina de "Atividades Práticas Supervisionadas”, sob responsabilidade da profa. Dra. Iomar Zaia, como subprojeto para a disciplina de “História da Educação”, que discuti dois conceitos essenciais: História Cultural e Cultura Material Escolar. Os alunos passaram a questionar para quais rumos a educação tomaria após tantas mudanças propostas pelo isolamento, o que levou os professores a organizarem um bate papo para tratar melhor dos assuntos. 

A live contou com diversos docentes que foram dividos por temas, a Profa. Dra. Iomar Zaia falou sobre construção da Escola pública paulista, com o título, “Escola de Ontem”; a Profa. Esp. Ana Maria Rosati, sobre a Escola Paulista de hoje, “Escola de Hoje”; o Prof. Me. Osmar Cavalcante sobre outros espaços de convivência, “A escola, a Casa e o Cotidiano”; e a Profa. Dra. Eliana Sala sobre a importância da tecnologia em tempos de pandemia, “Tecnologia: de Opção a Suporte”. 

Os alunos participaram ativamente com questionamentos e comentários. Para a diretora Profa. Lucia Habobaassuntos como esses vem de encontro ao processo que todos as pessoas envolvidas na educação estão passando, “criar novos diálogos e novas possiblidades só estão se concretizando porque temos sido desafiados a cada dia em nos superar, no aprender a lidar com as tecnologias e principalmente compreender que após todo este processo, com certeza iremos querer continuar nos reinventando. Parabéns a equipe e aos alunos. ” 

Para ver o vídeo completo acesse o link. 

https://www.facebook.com/iomar.zaia/posts/3065102923556977?notif_id=1592260196768490&notif_t=feedback_reaction_generic_tagged&ref=notif