Publicações

Universidade Brasil realiza o I Seminário de Métodos Adequados de Soluções de Conflitos

0 Comentário


Compartilhe

               

Na quarta-feira, 05 de dezembro, a Universidade Brasil realizou o I Seminário de Métodos Adequados de Soluções de Conflitos, oferecendo aos alunos do curso de Direito um debate com o tema Mediação. O evento foi realizado na AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e contou com as ilustríssimas presenças do Ministro Dr. Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, Ministra Dra. Grace Mendonça e o Dr. Luiz Flávio Gomes (Deputado Federal, eleito 2019).

O assunto abordado no Seminário, mediação, é um método usado para solucionar conflitos de maneira conversada. É uma alternativa mais barata e sigilosa se comparada ao litígio no Poder Judiciário. Ela pode ser usada judicial ou extrajudicialmente. Com essa solução pode-se resolver o processo antes mesmo de ir para audiências, facilitando as soluções e resolvendo de forma rápida o problema do cidadão brasileiro.

A abertura do evento  foi realizada pelo Conselheiro editorial da Editora Retórica, Henderson Furst, onde apresentou os Ministros e agradeceu a presença dos participantes do Seminário .
O reitor da Universidade Brasil, José Fernando Pinto da Costa, com as honras da casa, agradeceu a presença de todos os evolvidos na realização do evento, e acrescentou a suma importância que um evento como este, acrescenta na formação dos alunos da Universidade Brasil. “A cada dia a Universidade e as faculdades que estão presentes, junto com minha esposa e reitora do Centro Universitário de São Paulo, Cláudia Pereira, temos a honra de dirigi-las, com muitas faculdades pelo Brasil. Agradeço o Ministro Paulo de Tarso por vir participar do nosso Seminário e falar com todos alunos da comunidade acadêmica do curso de Direito. Agradeço a AASP, que nos cedeu o espaço maravilhoso sendo considerada a casa dos Advogados, acredito na importância do assunto que é a mediação, pois ela desafoga o poder judiciário, facilita e faz o Brasil crescer”, afirma o reitor José Fernando Pinto da Costa.

O Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, DR. Luiz Périssé Duarte Junior, em nome da AASP, agradeceu a todos envolvidos e aos ministros participantes, não só pela iniciativa de promover o Seminário, como o assunto abordado e disponibilizou emprego para quem tivesse interesse na área. “A mediação permite não apenas uma solução, distintamente do que acontece o recurso ao poder judiciário mesmo com a arbitragem, a mediação se bem-sucedida trará uma solução que é decorrente da deliberação e adesão das próprias partes. É uma decisão, portanto, endógena e não uma solução exógena, relativamente é um conflito. Portanto, tem um valor extraordinário, e nesse sentindo, compreendendo a importância de estimular esse módulo, alternativo, no qual não deveria ser alternativo e sim imediato, já instalou aqui há 2 anos, um centro de mediação, que está disponível no mercado para emprego imediato, para as pessoas que tiverem a necessidade de recorrer a esse tipo de instrumento de solução de conflito ”, completou o presidente. 

O ministro Dr. Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, agradeceu a todos presentes e parabenizou pela iniciativa do evento, trazendo aos convidados dados estatísticos de processos, métodos utilizados de mediação com alguns exemplos de vida em sua carreira. “A mediação tem um longo histórico no mundo, começa exatamente nos Estados Unidos, na Universidade Harvard, quando eles estavam estudando a busca de soluções para o problema do congestionamento de processos no Poder Judiciário americano. A discussão que estamos tendo hoje, eles tiveram há 100 anos, mais ou menos, com o mesmo problema que estamos tendo aqui hoje. Nós vivemos numa sociedade em crise nos últimos 4 anos, uma crise econômica, política, mas principalmente uma crise ética. Talvez seja um grande problema ou talvez um bom problema, pois levantamos o véu e vamos em busca de soluções”, finaliza o ministro Dr. Paulo.

A ministra chefe da Advocacia Geral da União, Grace Mendonça, inicia sua palestra salientando a importância de se falar sobre a mediação e os meios alternativos, para acelerar a finalização dos resultados trouxe exemplos, e situações do dia a dia de sua carreira para que todos entendam melhor o assunto pautado. “Um assunto que é de fato tão importante para a atualidade, propondo um debate tão rico como esse que é falar sobre mediação, meios alternativos, digo que é sempre importante ter em nossa agenda esse tipo de discussão, porque de fato precisamos mudar a cultura do litígio no nosso país. Fico realmente muito feliz, de ter a oportunidade de estar aqui, discutindo esse assunto e refletindo em torno de alguns aspectos importantes desse tema tão diferenciado e que tem a capacidade de transformar o sistema de justiça brasileiro, caso seja abraçado verdadeiramente como uma diretriz”, disse a ministra Grace.

O professor Dr. Luiz Flávio Gomes, com uma breve participação, sintetizou as ideias e parabenizou a Universidade Brasil pela iniciativa, e acredita que a entrada da mediação no nosso país é essencial para acelerar a solução dos processos. “Com a mediação, existe o lado humano, você vai falar, você vai dialogar, pessoas na qual você não conversava porque havia um conflito. Um ex-sócio, um ex-marido, ex-mulher, vizinho, clientes, então vamos conversar e achar uma solução para o seu problema. Pronto. Tira aquele problema por meio da pacificação do conflito, isso é humano. No século XXI, todas as profissões têm um sucesso incrível pela frente, muito mais que as profissões técnicas, porque, os técnicos serão engolidos pelos robôs. O robô não dá um sorriso, um sorriso de um robô nunca vai superar um sorriso de um ser humano, ele não dá um abraço, não demonstra emoções”, finalizou o evento saudando a todos do local dando a importância da mediação no processo jurídico.

À frente da organização do evento, a diretora geral da Faculdade de São Paulo - Centro Histórico do grupo da Universidade Brasil, Daniela Cristina Oliveira, acredita na importância de atualizar seus alunos com assuntos que envolvem o curso de Direito e também para outras áreas. 

“Foi muito gratificante organizar o I Seminário de Métodos de Solução de Conflitos com palestrantes de excelência. Na oportunidade, os convidados, autoridades, alunos e sociedade em geral assistiram às propostas, desafios e o despertar da importância da temática abordada sob o ponto de vista constitucional, segurança jurídica e a mediação no século XXI”, completa Daniela muito satisfeita com o resultado do evento.

O grupo Universidade Brasil agradece a todos que estiveram presente e prestigiaram as autoridades e a todos que organizaram esse evento de grande importância para os alunos das faculdades. A instituição agradece também a AASP e a Retórica Editora  pela parceria, caminhando junto com a educação.

Assista ao I Seminário de Métodos Adequados de Soluções de Conflitos na integra através dos links :


AASP - Ministro Luiz Perisse Duarte Junior
https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/567563466eda1c85133a498e8f6b1eba/3c421daec54813efac153225bf2f83c2

AASP - Doutor Luiz Flávio Gomes
https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/567563466eda1c85133a498e8f6b1eba/621b2aef2fd39eeec1f05bc570e9b2f8

 

AASP - Reitor José Fernando Pinto da Costa

https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/567563466eda1c85133a498e8f6b1eba/68c2c946f1d7678ad724fe932d3bdf74

 

AASP - Ministra Grace Mendonça

https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/567563466eda1c85133a498e8f6b1eba/8fae2d98cc47014d4b7805a26e604abc

 

AASP - Ministro Paulo de Tarso Sanseverino

https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/567563466eda1c85133a498e8f6b1eba/e96be0edfe724ed08f37d4ca0841a310