Publicações

José Fernando Pinto da Costa, da Universidade Brasil, e Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, discutem novos rumos da educação no Brasil

0 Comentário


Compartilhe

               

Encontro aconteceu no 5º. Fórum LIDE para Grupo de Líderes Empresariais

Mobilizar as iniciativas pública e privada para transformar o cenário da educação no Brasil e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento, aumento da produtividade e o avanço competitivo do país foram os temas discutidos nesta semana durante a 5ª edição do FÓRUM LIDE DE EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO.

Realizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o evento reuniu autoridades, educadores, especialistas e lideranças empresariais no Hotel Hilton Morumbi, em São Paulo. O encontro também levantou discussões sobre a necessidade das reformas educacionais, adaptação e modernização dos diferentes setores econômicos e investimento na formação de jovens talentos e requalificação de profissionais para lidar com este novo cenário.

José Fernando Pinto da Costa, reitor da Universidade Brasil e principal anfitrião do evento, alertou para algo que pode ser um divisor de águas no futuro educacional do país: a cobrança de mensalidades pelas IES públicas para quem tem condições de paga-las. “É um dinheiro que vai beneficiar outros alunos que não tenham suporte para isso”, disse.

Segundo Costa, essa também é a posição do titular do Ministério da Educação, Rossieli Soares da Silva. Presente no Fórum, ele comentou que o principal desafio para melhorar a qualidade do ensino brasileiro é trabalhar o conhecimento com profundidade, com currículos mais modernos, flexíveis e livres.

“O conteúdo está na palma da mão de todos. Como trabalhar estas informações e desenvolver as habilidades socioemocionais em cada criança e jovem é a missão de professores mais capacitados, valorizados, com boas ferramentas e melhores salários”, comenta o ministro.

O evento ainda contou com nomes de peso, como de Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, Celson Pantoja Lima, professor doutor do Instituto de Engenharia e Geociências da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, Cristiano dos Anjos Gonçalves, vice-presidente da Schneider Eletric Brasil, e Gustavo Leal, diretor de operações do SENAI.

Sobre o LIDE

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em diversos países. O LIDE debate o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado. Fundado no Brasil, em 2003, é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, que se preocupam em sensibilizar o empresariado brasileiro para a importância de seu papel na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e consciente. Atualmente, o Grupo conta com unidades regionais, internacionais e setoriais, totalizando 28 frentes de atuação. Para informações adicionais, basta acessar: www.lideglobal.com.