UNIESP: O que será do Brasil sem Professores? O Grupo Educacional UNIESP tem a resposta!

Está provado que toda nação de primeiro mundo que evoluiu e continua evoluindo econômica e socialmente sempre teve como prioridades a Educação e a Saúde para a sua população. Enquanto essas não forem também as prioridades para o Brasil, não haverá como evoluir, sair da crise, crescer, acabar com o desemprego e tantas outras causas da vulnerabilidade econômica e social que atinge boa parte da população brasileira.

Na verdade, o que se vê é um retrocesso, pois, há algum tempo, as salas de aula das Escolas de Educação Básica – públicas e privadas – estão sem professores. Faltam professores de Física, de Química, de História, de Geografia, e até de disciplinas com muitas aulas semanais como Língua Portuguesa e Matemática. Todas as disciplinas são importantes, mas não aprender a própria Língua e não saber calcular as operações matemáticas elementares é muito preocupante.  Para piorar ainda mais a situação, os Cursos Superiores que formam professores para a Educação Básica estão sendo desativados, fechados, e são poucas as Instituições de Ensino Superior que ainda oferecem Cursos de Licenciatura. Mesmo com carga horária robusta nas escolas, o que garante emprego e salário razoável ao professor ao longo do ano letivo, Cursos como Letras e Matemática também não têm procura e estão em extinção.

A maioria das profissões não existe sem que haja professores em todos os níveis de ensino. O Brasil sem professor, sem Educação como prioridade vai postergar ainda mais o futuro de destaque, de desenvolvimento, de qualidade de vida e de prosperidade que o país e os brasileiros merecem.

Pensando em tudo isso e colocando a oferta de um ensino superior de qualidade a todos os brasileiros, em especial aos das classes populares, como sua Missão Institucional, o GRUPO EDUCACIONAL UNIESP continua oferecendo Cursos de Licenciatura como Letras, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Ciências Biológicas, Educação Física, Pedagogia. Até o Curso de Licenciatura em Música, que, a partir da publicação no DOU de 11/05/2016 da Resolução CNE-02/2016, passa a ter seu ensino obrigatório nas Escolas de Educação Básica, é oferecido em pleno Centro da Cidade de São Paulo, em sua Unidade Centro Novo, localizado na Rua Conselheiro Crispiniano, 120.

Além de já oferecer Cursos de Licenciatura muito bem avaliados pelo MEC que vão devolver professores às salas de aulas do Ensino Básico, o GRUPO UNIESP, na contramão das IES que não acreditam na importância e na necessidade de formar professores, teve a satisfação de ver autorizados, com publicação no Diário Oficial da União de 12 e de 13 de setembro de 2016, mais

15 Cursos, dentre eles 8 (oito) novos Cursos de Licenciatura das seguintes Faculdades do Grupo:

1. Faculdade de Presidente Epitácio: Educação Física;
  2. 2. Faculdade Fleming: Matemática, Ciências Biológicas;
  3. Faculdade de Presidente Venceslau: Química e Educação Física;
  4. Faculdade TECMED: Química e Pedagogia;
  5. Faculdade de Guarulhos: Pedagogia.

Também foram publicadas as renovações de reconhecimento dos cursos de

1. Ciências Biológicas da Faculdade de Taquaritinga e
  2. Pedagogia da Faculdade de Ilha Solteira.

Venha fazer um Curso de Licenciatura em uma das IES do Grupo UNIESP, torne-se professor e atue ajudando o Brasil a ser um país de primeiro mundo pelo meio mais efetivo de evolução: por meio da Educação!

Matéria escrita por: Professora Rosa Beloto

Educadora