UNIESP Institucional: Diretora do Grupo Educacional UNIESP atua como avaliadora credenciada da UNESCO

Pelo segundo ano consecutivo, a Profa. Rosa Beloto, Diretora de Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários da Diretoria Acadêmica do GRUPO EDUCACIONAL UNIESP, atuou como avaliadora credenciada da UNESCO de trabalhos dos alunos de Escolas de Educação Básica integrantes do Programa de Escolas Associadas da UNESCO – o PEA-UNESCO, que faz parte, portanto, de uma rede mundial de instituições que têm em sua agenda a promoção da paz e a valorização dos direitos humanos e do meio ambiente.

Em 2015 e em 2016, a Professora Rosa Beloto avaliou trabalhos realizados pelos alunos do Colégio Ensino, uma Escola integrante do PEA-UNESCO localizada no bairro paulistano da Freguesia do Ó.

Em 2015, Ano Internacional da Luz, os alunos realizaram trabalhos no Projeto UNESCO denominados Oficina de ideias brilhantes em benefício da humanidade. Os trabalhos que deram premiação a alunos da Escola foram os de criação de uma série de inventos produzidos com materiais reciclados.

Já em 2016, o Ano Internacional do Entendimento Global, os trabalhos avaliados tiveram como tema as diferenças raciais, sociais, políticas e econômicas e a busca da tolerância, do respeito, da ética, da igualdade como meios para que a humanidade acabe com a fome, com a guerra e com todos os meios de violência para predomínio da paz e da preservação do planeta. Peças de teatro, vídeos e outras mídias de autoria dos próprios alunos serviram de meios para mostrar os problemas e as soluções para que o entendimento global seja possível e o planeta Terra se torne uma grande e preservada comunidade. Pelos trabalhos elaborados e apresentados por esses jovens promissores e que foram muito bem avaliados, dá para ter esperança de que eles preparam um mundo muito melhor para as gerações vindouras.

A Profa. Rosa Beloto aguarda o tema que será escolhido para 2017 para que possa mais uma vez atuar como avaliadora credenciada da UNESCO nesse importante Projeto. Qualquer que seja esse tema, porém, ele terá que resgatar ou estar relacionado aos temas anteriores já que não se vive com qualidade sem “luz”, sem entendimento e sem paz. Feliz 2017!