CURSOS



Letras

Graduação: Licenciatura



8 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação / Objetivo

O curso de Letras das Faculdades de Ribeirão Pires está estruturado em 08 (oito) semestres letivos, com habilitação em Licenciatura em Português∕Inglês e respectivas literaturas.

O princípio da estrutura curricular do curso é de preparação para a docência nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. Porém, devido à demanda por revisores textuais no amplo e diversificado mercado da sociedade da era da informação, o curso também certifica o aluno como Revisor de Texto, com disciplinas específicas que o qualificam para tal.

A matriz para o curso de Letras está estruturada em disciplinas de formação geral básica; disciplinas de formação específica integrada; e, disciplinas de formação especializada.



Mercado de Trabalho / Perfil Profissional

O mercado de trabalho atual para o profissional graduado em Letras, além da tradicional e essencial atividade docente demanda empenhos diversificados nas áreas e funções de consultoria e assessoria cultural, educacional e política; revisor textual; redator de jornais, revistas, rádios, TVs e da Web; parecerista junto a editoras; agenciamento literário; curadoria de arte; produção cultural; crítica; pesquisa; escritor; palestrante etc.

Para tal o perfil profissional, dentre tantos outros aspectos deve capacitá-lo a atuar nas diversas áreas de educação; compreensão, análise e interpretação de textos diversos, literários e não literários (escritos e orais), dentro dos seus respectivos contextos, sabendo mediá-los diante da crítica literária e linguística; atuar, individualmente ou em equipe, de modo interdisciplinar nas áreas de Ciências Humanas, Filosofia e outras áreas de intersecção do conhecimento e do saber com Letras; capacidade de gestão da sala de aula de modo humanizador, contemplando com sensibilidade e competência profissional a relação professor-aluno; criatividade; transparência; multiplicidade; ética humana e profissional; respeito à diversidade de gênero, etnia, cultura, classes sociais e econômicas, bem como capacidade de assimilação, diálogo, trabalho e convívio com estas; proficiência em língua portuguesa, língua inglesa e respectivas literaturas, bem como o domínio dos seus conteúdos básicos relacionados; todo o perfil sempre direcionado para a construção de conhecimentos e de uma sociedade mais crítica, consequente e melhor.


O curso na Instituição

O curso de Letras da  Unidade Ribeirão Pires prima pela construção de conhecimentos com saber e sabor, humanizando o profissional para desempenhar papel sensibilizador na sociedade, como educador e não meramente como professor afeito a conteúdos. Além do que é praticamente o único curso de Licenciatura em Letras a capacitar com certificação em Revisor de Texto o seu egresso.


Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

O curso de Letras da  Unidade Ribeirão Pires aglutina disciplinas em três eixos ordenadores do curso: Gramática, Linguística e Literatura. Cada eixo dá origem a disciplinas correlatas, tais como: Língua Portuguesa; Linguística; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Inglesa; Literaturas de Língua Inglesa e Norte-Americana.


Infraestrutura para o curso

Além de salas de aulas adequadas o curso de Letras da Unidade Ribeirão Pires conta com diversos equipamentos e recursos didáticos de apoio ao trabalho cotidiano de aprendizagem; biblioteca especializada e amplo campus universitário com estacionamento para grande capacidade de veículos, além de segurança e conforto durante o período de aulas.


Estágio Supervisionado

Por meio de convênio firmado com instituições do ensino privado e público, com supervisão e orientação de professores especializados para tal, os alunos perfazem 700 (setecentas) horas de Estágio Supervisionado na capacitação prática de treinamento para atividade docente em situação real em sala de aula.


Atividades Complementares

Dada a natureza multicultural e interdisciplinar de Letras, o curso contempla com 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares diversas os seus alunos, sempre orientados, supervisionados e motivados a buscarem a melhor complementação em atividades que atendam aos seus objetivos pessoais de escolhas e decisões profissionais.

O curso conta também com laboratório de Línguas para as aulas de Língua Inglesa.


Resumo

Nome do Curso: Licenciatura em Letras com Habilitação em Português∕Inglês e Respectivas Literaturas

Ato legal de autorização ou Reconhecimento: Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº  286 de 21 de dezembro de 2012  - DOU de 27/12/2012.

Regime escolar: Semestral

Titulação: Licenciado em Letras com habilitação em Português/ Inglês e respectivas Literaturas.

Regime Escolar: Seriado semestral

Tempo de Integralização: mínimo 4 (quatro) anos; máximo 6 (seis) anos;

Atividades Complementares: 200 horas

Estágio Supervisionado: 700 horas

Titulação: Licenciado em Letras com Habilitação em Português e Inglês

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade de Auriflama - FAU Auriflama SP
   Instituto de Ensino Superior de Bauru - IESB Bauru SP
   Faculdade de Birigui - FABI Birigui SP
   Faculdade Fleming Campinas - FLEMING Campinas SP
   Faculdade de Ibitinga Ibitinga SP
   Faculdade de Itapecerica da Serra - FIT Itapecerica da Serra SP
   Faculdade de Jandira Jandira SP
   Faculdades Integradas de Naviraí - FINAV Naviraí MS
   Faculdade de Nova Esperança Nova Esperança PR
   Faculdade de Ponta Porã - FAP Ponta Porã MS
   Faculdade de Presidente Venceslau - FAPREV Presidente Venceslau SP
   Faculdade de Santo André Santo André SP
   Faculdade de São Caetano - Tijucussu São Caetano do Sul SP
   Faculdade de São Paulo - Centro Novo São Paulo - Capital - Centro Novo SP
   Faculdade Centro Paulistano São Paulo - Capital - Centro SP
   Faculdade Villas Boas São Paulo - Capital - Penha SP
   Faculdade Sudoeste Paulistano - FASUP São Paulo - Capital - Butantã SP
   Faculdade Santa Izildinha São Paulo - Capital - São Mateus SP
   Faculdade de Sertãozinho Sertãozinho SP
   Faculdade Global de Umuarama - FGU Umuarama PR
   Faculdade de Vargem Grande Paulista Vargem Grande Paulista SP