CURSOS



Letras - Português/Inglês

Graduação: Licenciatura



8 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

APRESENTAÇÃO: O Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Licenciatura foi elaborado a partir da proposta instituída pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação com a aprovação da Lei 9394/96 e a contribuição da Resolução CNE/CES 18, de 13 de Março de 2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Letras, licenciatura.

Estes documentos nortearam a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso, que se apresenta também como um projeto curricular, pois é nele que está definida a matriz curricular. A ação educativa proposta neste projeto curricular está fundamentada no referencial pedagógico institucional, envolve aspectos teóricos e práticos possíveis de serem aplicados a uma realidade contextualizada. Desta forma, a organização curricular toma como referência a proposta dos perfis  que gradativamente vai delineando as necessidades formativas da fase inicial, intermediária e final do processo educativo do futuro profissional e cidadão que o curso pretende formar.

OBJETIVO
: O objetivo do curso de Letras é formar profissionais interculturalmente, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro independentemente da modalidade escolhida, o profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.


MERCADO DE TRABALHO:
O licenciado em Letras deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica, dominando as Línguas estudadas, suas estruturas e aplicações, podendo atuar como docente de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literaturas Portuguesa, Brasileira e Anglo-Americana, além de atuar no mercado publicitário, jornalístico e de comércio exterior.

 

PERFIL PROFISSIONAL: O curso de Letras pretende formar um profissional que tenha competência para ensinar os conteúdos essenciais para a formação de seus alunos, juntamente com os conhecimentos pedagógicos acerca do processo de ensinar e aprender, além de uma visão geral do contexto educacional, social e cultural contemporâneo. Em tese, um profissional que esteja atualizado sobre os diferentes estudos que surgem a respeito de sua área de atuação, torna-se, assim, capaz de inovar e transformar as diferentes realidades apresentadas no seu cotidiano escolar.

Nesse sentido, com base no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, o egresso do Curso de Letras-Português e Língua Estrangeira da IES, levarão a dominar do uso da língua portuguesa e/ ou língua estrangeira nas suas manifestações oral e escrita; refletindo de forma analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno; criando uma visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional; preparando-o para ser um profissional atualizado com percepção de diferentes contextos interculturais; além de possibilitar a utilização dos recursos de informática e o domínio dos conteúdos básicos, dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

 
DIFERENCIAIS DO CURSO:
O futuro profissional da Língua Portuguesa e Estrangeira estará, assim, preparado para as atividades da área, adquirindo atitudes e procedimentos direcionados para a atuação docente no Ensino Fundamental e Médio, além de desenvolver a sensibilidade, criatividade e espírito crítico, assimilando conceitos fundamentais, diferenciados e compatíveis com as exigências do mercado de trabalho. O curso de Letras propicia ao futuro profissional a obtenção de uma formação cultural e humanística, a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, o desenvolvimento de relações públicas e a permanente busca pelo aperfeiçoamento profissional, por meio de estudos, pesquisas, leituras e atualização didático-pedagógica.

 
RESUMO:
Concebe-se, assim, o Curso de Letras não apenas como uma instância produtora e detentora do conhecimento e do saber, mas, também, como instância voltada para atender às necessidades educativas e tecnológicas da sociedade. Ressalta-se, no entanto, que o Curso não pode ser visto apenas como uma forma reflexa da sociedade e do mundo do trabalho. Ele é um espaço de cultura e de imaginação criativa, capaz de intervir na sociedade, transformando-a em termos éticos.

 

LETRAS

Identificação do Curso

Designação: Licenciatura em Letras

Regime Acadêmico: Seriado

Período: Semestral

Tempo mínimo para integralização: 08 semestres

Tempo máximo de integralização: 10 semestres

Forma de ingresso: Processo Seletivo

Portaria de Autorização: PORTARIA Nº 199 14 DE JANEIRO DE 2004 - DOU de 16/01/2004

Critérios de Avaliação: A avaliação bimestral compreende desempenho do aluno nas atividades de participação e na prova.  A avaliação bimestral, com valor de 0,0 a 10,0.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado