CURSOS



Farmácia

Graduação: Bacharelado





ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação
 
É o estudo da composição e dos processos produtivos de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. O farmacêutico pesquisa e prepara medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, examina e testa substâncias e princípios ativos que entram em sua composição e observa as reações provocadas no organismo. Registra novas drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se chegam ao consumidor dentro das normas sanitárias. Em laboratórios de análises clínicas, pesquisa, registra e realiza exames clínico-laboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas.
 
Mercado de Trabalho
 
As oportunidades de trabalho para o farmacêutico têm se ampliado. Além dos tradicionais postos em indústrias de medicamentos e insumos farmacêuticos, as farmácias e drogarias em todo o País continuam contratando para cumprir a exigência de ter ao menos um farmacêutico em seu quadro. Crescem as oportunidades também na indústria cosmética e na manipulação em farmácias especializadas. Ainda no ambiente corporativo, o farmacêutico encontra trabalho nas indústrias químicas, de alimentos e de biotecnologia. No setor público, há concursos para atuar nas equipes do Programa de Saúde da Família e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
 
Principais Disciplinas Teóricas e Práticas
 
As matérias das áreas de biologia, física e química acompanham o aluno durante todo o curso. Nos três primeiros anos, você estuda química orgânica, inorgânica, analítica, parasitologia, microbiologia, imunologia e anatomia. Entre as disciplinas profissionalizantes estão fisiopatologia, toxicologia, análise e controle de qualidade, química farmacêutica, farmacologia, tecnologia farmacêutica e de cosméticos. As aulas práticas, em laboratório, ocupam grande parte da carga horária. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.
 
Estágio Supervisionado
 
O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

Perfil profissional

Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, ao controle da produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

O farmacêutico deve estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde em nível individual e coletivo. Sua prática deve ser realizada de forma integrada e contínua com outras instâncias do sistema de saúde, sempre dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética.

No mercado de trabalho o profissional de Farmácia pode atuar em mais de 70 áreas, conforme propõe o Conselho Federal de Farmácia. Entre elas estão: drogarias, farmácias de manipulação, farmácias homeopáticas, farmácias hospitalares, indústria farmacêutica, vigilância sanitária estadual e federal, biotecnologia e cosmetologia, entre outros.

Disciplinas

Dentre as matérias que você estudará, citamos: Anatomia Topográfica e Descritiva Humana I; Citologia, Histologia e Embriologia I; Química Orgânica I; Matemática e Estatística Aplicadas às Ciências Biológicas; Química Geral e Inorgânica; Metodologia de Investigação Científica; História da Farmácia; Anatomia Topográfica e Descritiva Humana II; Citologia, Histologia e Embriologia II; Química Orgânica II; Genética Humana ; Química Analítica Qualitativa I; Física Aplicada às Ciências Farmacêuticas  e Microbiologia e Imunologia I, entre outros.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade de Santa Luzia Santa Luzia MG
   Faculdade Taquaritinga - FTGA Taquaritinga SP