CURSOS



Gestão da Qualidade

Graduação: Tecnólogo



4 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional


A finalidade do Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade é apresentar para os alunos os conceitos da gestão da qualidade e destacar, com uma perspectiva sistêmica, a importância da qualidade para as organizações públicas e privadas. O curso tem também a finalidade de fazer uma preparação preliminar dos alunos, para uma futura participação nos cursos de especialização e de mestrado profissional na área da engenharia e gestão da qualidade. No curso serão tratados temas como: modelos de sistemas da qualidade, normas e prêmios da qualidade, controle estatístico da qualidade, modelagem de processos e sistemas de informação para a qualidade.

 O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade tem como objetivo ensinar aos futuros graduados em Gestão da Qualidade a trabalhar com projetos, implantação e manutenção de programas de qualidade na indústria, comércio e prestadores de serviços; diagnosticando e resolvendo problemas relacionados à qualidade e produtividade.

 O perfil técnico desse profissional será complementado com conhecimentos de empreendedorismo e gestão empresarial, possibilitando o seu constante desenvolvimento de novos processos produtivos e até de novos produtos.

 O egresso do curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade é um profissional que desempenha suas atividades principalmente nas áreas de Gestão da Qualidade e Produtividade e em Controle da Qualidade. Deve atuar no mercado em empresas industriais, no comércio e em empresas prestadoras de serviços.

Este profissional deve estar capacitado para acompanhar o desenvolvimento de programas que visem à melhoria da qualidade e da produtividade; de maneira criativa atuem na solução dos problemas e propiciar soluções, com o domínio das novas ferramentas, visando melhores condições de trabalho, conhecimento e emprego de modelos associados ao uso de tecnologias de ponta, além de possuir visão humanista-crítica.

 

Mercado de Trabalho


A exigência pelo mercado - principalmente o internacional - de certificações de qualidade ISO vem elevando de forma significativa a procura por esse tecnólogo. É amplo mercado para esse profissional, que pode ser contratado para supervisionar a implantação das normas de qualidade ou atuar como consultor ou auditor. O mercado está aquecido no País inteiro.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas


De modo geral, os estudos começam com aulas sobre os fundamentos de administração, informática e matemática aplicada. O currículo de Gestão de Qualidade inclui, ainda, disciplinas da área de Humanas, como psicologia, e as demais matérias voltam-se para o gerenciamento de processos, metrologia, normalização, administração de recursos de materiais, organização industrial, segurança no trabalho, gestão de recursos humanos e análise e melhoria de processos.

 Ato Legal de Autorização 

Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade (Portaria de abertura n° 503, de 18 de novembro de 2008, publicada no D.O.U em 20 de novembro de 2008)

 Portarias de Reconhecimento

Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade (Portaria de reconhecimento n° 196, de 10 de maio de 2013, publicada no D.O.U em 14 de maio de 2013)

Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade (Portaria de renovação de reconhecimento nº 207, de 06 de julho de 2020, publicada no D.O.U em 07 de julho de 2020)

 

Projeto Integrador:480 horas

 

Coordenador do Curso

Graduado em Administração de Empresas - UNISAL (2003), MBA Marketing - UNIMEP (2005), Mestre em Administração de Empresas - UNIMEP - (2009). Experiência com mais de 17 anos na área financeira e bancária, sendo responsável pela gestão e administração da unidade de atendimento. Consultor empresarial e Professor universitário há mais de sete anos, exercendo também a função de coordenador de cursos (Administração, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais e MBA em Gestão Empresarial).Tutor do curso de Administração Pública - UFLA -Universidade Federal de Lavras.

 http://lattes.cnpq.br/6771618240305712

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade de Santa Barbara do Oeste Santa Bárbara d`Oeste SP