CURSOS



Fisioterapia

Graduação: Bacharelado



10 Semestres

ONDE ESTUDAR


INSCREVA-SE
          


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental. Pode atuar em clubes esportivos, hospitais, centros de reabilitação e em clínicas de fisioterapia e ortopedia.

Mercado de Trabalho

Tramita no Congresso um projeto para que o fisioterapeuta seja incluído nas equipes do Programa Saúde da Família. Se aprovado, ainda que em caráter não obrigatório em todas as equipes pelo país, deve aumentar o número de vagas para este profissional que, atualmente, tem seu principal empregador em clínicas especializadas e hospitais. Ele é admitido para cuidar de pacientes críticos em unidades de terapia intensiva e de doentes em enfermarias e ambulatórios. Para isso, precisa dominar conhecimentos e técnicas nas áreas respiratória, neurológica e músculo-esquelética. Outros nichos, como a geriatria e a saúde do trabalho oferecem boas oportunidades para o fisioterapeuta. Sudeste e Sul concentram a maior parte dos profissionais.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

As disciplinas das ciências biológicas e da saúde constituem a base do currículo. Assim, espere muita aula de biologia, anatomia, fisiologia, patologia e histologia, principalmente no primeiro dos quatro anos do curso. Você estuda saúde pública, recursos terapêuticos manuais, neurologia, ortopedia e traumatologia. A partir do segundo ano, aumenta a carga de aulas práticas, nas quais se aprendem técnicas de tratamento como a massoterapia (massagem), termoterapia (aplicação de calor ou frio) e hidroterapia (por meio da água). O estágio é obrigatório no último ano. Para concluir o curso, também é obrigatória a elaboração de um trabalho sob orientação de um professor.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.
 

 Autorização portaria nº 646 de 01/03/2005

Reconhecimento portaria 2364 de 22/12/2012

100 vagas noturno semestral.

LOCAL DOS CURSOS: Rua Antonio Buranello Filho, nº1000

Distrito Industrial – Penápolis – SP

Fone(18) 3653.6100- www.fassp.edu.br 

 

NORMAS DE ACESSO:  

•Através de processo Seletivo ou processo agendado,

•Transferência de outros cursos ou instituições.

Reconhecimento portaria 2364 de 22/12/2012

100 vagas noturno semestral.

Onde Estudar


Faculdade Cidade Estado
   Faculdade de Penápolis Penápolis SP
   Faculdade Taquaritinga - FTGA Taquaritinga SP