UNIESP – Bauru: Diretor da IESB e FABAU lança livro sobre saúde e qualidade vida e obra é distribuída em mais de 50 países

Data: 23/05/2017 | 0 Comentário

O professor Said Yusuf Abu Lawi, diretor do Instituto de Ensino Superior de Bauru - IESB e Faculdade de Bauru - FABAU, mantidas pela UNIESP S.A. e com 33 anos de carreira no magistério, lançou seu primeiro livro, a partir de uma tese de doutorado intitulada "Qualidade de Vida e Saúde Bucal dos Idosos Universitários de Bauru".

Várias literaturas acadêmicas estabelecem algumas condições para que se tenha qualidade de vida na melhor idade. São situações ligadas à prática de exercícios físicos, ao universo do mundo turístico, alimentação, entre outros. Mas será mesmo que ter uma vida dentro de tais conceitos traz qualidade? Ou será que a qualidade de vida é algo intrínseco a cada um?

A segunda opção é a mais provável. Pelo menos é o que aponta a tese de doutorado do professor Said Yusuf, e que virou livro, lançado simultaneamente em mais de 50 países e em nove diferentes línguas. O diretor das Faculdades mantidas pela UNIESP S.A. em Bauru foi convidado por uma editora alemã, em janeiro de 2017, quatro meses após a defesa de sua tese na Universidade de São Paulo (USP), para resumir o estudo e publicar um livro de 148 páginas.

A circulação da obra "Qualidade de vida e Saúde Bucal dos Idosos Universitários de Bauru" começou no mês passado, em países da Europa, Ásia e América do Norte, nas línguas russa, chinesa, inglesa, alemã, italiana, espanhola, turca e húngara, além, claro, da portuguesa.

O tema teria agradado a editora por trazer justamente uma linha de estudo diferente das demais normalmente encontradas no meio acadêmico.

"Nunca imaginei que meu estudo pudesse vir a ter uma repercussão internacional deste modo. Acredito que isso aconteceu porque os europeus cuidam muito da saúde e possuem índice de população idosa elevado", comenta o escritor, que, por formação, é economista, contador, administrador e geógrafo além de jornalista profissional.

O estudo foi desenvolvido junto ao Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, sob a orientação do professor titular José Roberto Magalhães Bastos, que virou o coautor da obra.

A tese foi embasada em pesquisas feitas com um grupo de 20 idosos estudantes do ensino superior público ou privado de Bauru. "Entrevistei um por um deles e apliquei um questionário com 50 questões que, entre outras coisas, buscava saber o que é qualidade de vida para eles", comenta Lawi.

"A tese propõe um novo conceito de qualidade de vida, diferentemente da 'receita de bolo' colocada literatura em geral. Ela é tratada como algo que é intrínseco à pessoa. Cada pessoa sabe o que faz bem para ela. É uma questão de liberdade de escolha", afirma Lawi. "Algumas pessoas gostam de ficar recolhidas, outras gostam de viajar e outras não querem parar de estudar. Elas precisam ir atrás do que a satisfazem como ser individual e, num segundo momento, pensar em atividade sociais", completa.

A tese propõe ainda a inclusão de cotas para idosos nas universidades públicas, já que dos 22 mil estudantes de Bauru, a pesquisa mostrou que apenas 30 idosos estão matriculados em cursos superiores presenciais na cidade.

O livro é comercializado em sites internacionais como o amazon.com e os alemães morebooks.de, picclick.de, e ebay.de.

A obra tem como público-alvo profissionais da área da saúde, educação, gestores, cuidadores e, claro, os próprios idosos.