UNIESP – Bauru: Alunos do IESB visitam Museu do Café na Fazenda São João no Município de Piratininga

Data: 16/05/2017 | 0 Comentário

No dia 29 de abril, os alunos dos sétimo e oitavo semestre do curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior de Bauru – IESB realizaram uma visita ao Museu do Café, localizado na Fazenda São João, município paulista de Piratininga. Os docentes foram acompanhados pelo professor da disciplina Estudo da Realidade Contemporânea, professor mestre Antonio Miguel Garcia (professor Toka).

No local visitado foram recepcionados pelo geógrafo, ambientalista e professor, Marcelo Navarro Cardenuto, e pelo professor de História, jornalista e historiador, Luís Paulo Domingues, que apresentaram o espaço físico da Fazenda São João, bem como o Museu Histórico que há no local.

De acordo com o professor Luís Paulo, o museu foi inaugurado em 2014 e está situado na Fazenda São João, local este que no término do sec. XIX e início do sec. XX fez parte do cenário da colonização e da expansão do café na região de Bauru. A plantação do café foi iniciada no município de Piratininga pela família Rodrigues Alves na Fazenda Veado sendo também responsável pela fundação da cidade.

A Fazenda São João também conta com uma trilha que compõe a vegetação nativa da região e tem a função de promover a cadeia alimentar. O professor Marcelo afirma em seus comentários que a trilha que é composta por Mata Atlântica, córregos, cachoeiras e mata ciliar que tem a função de proteger os rios São João, um dos afluentes do Rio Batalha e da Lagoa Dourada, que nasce na fazenda São João. O docente afirma ainda, que o objetivo de receber visitantes na trilha é de resgatar o contato com o meio ambiente e que conheçam a vegetação da fazenda e a necessidade de preservação do meio ambiente.

Os alunos tiveram assim oportunidade de ter aulas de História, Geografia e de Meio Ambiente e puderam enriquecer seus conhecimentos, tanto em termos de conteúdos quanto de metodologias e entusiasmado saíram da visita e prometem colocar os novos conhecimentos em ação em suas futuras intervenções pedagógicas.