UNIESP – Bauru: Alunos de Pedagogia da FABAU e IESB assistem à palestra sobre aspectos morfofisiológicos de biomas nacionais

Data: 18/05/2017 | 0 Comentário

No dia 18 de abril, os alunos do 7º termo de Pedagogia assistiram nas dependências da Faculdade de Bauru – FABAU e do Instituto de Ensino Superior de Bauru – IESB uma palestra proferida pelo professor, advogado e doutor em Questões Ambientais sobre os aspectos morfofisiológicos dos diversos e importantes biomas nacionais – Floresta Amazônica, Caatinga, Pantanal, Mata de Araucárias e Pampas.

O palestrante discorreu sobre o trabalho e a importância que se deve dar ao uso racional do solo para fins agrícolas e similares, que deveria ocorrer em perfeita parceria com os objetivos de um desenvolvimento sustentável, evitando assim, os desgastes desnecessários que levam ao empobrecimento da litosfera nacional.

Ele falou também sobre os graves problemas ecológicos que afeta o cerrado nacional, particularmente o presente no centro oeste paulista, evidenciando as questões do uso exagerado de agrotóxicos, desequilíbrios gerados pelas monoculturas, destruição de matas ciliares e assoreamento de pequenos córregos e rios.

Este momento teve grande repercussão junto aos alunos do 7º termo de Pedagogia, pois, serviu como elemento esclarecedor da situação em que encontra-se o cerrado, diante de tantas agressões em seus componentes, tanto bióticos (vivos) quanto abióticos (não vivos).  A palestra trouxe grande reflexão aos discentes sobre a preocupante realidade ecológica que o meio ambiente encontra-se e como novas metodologias de ensino podem ajudar nesse cenário.