UNIESP- Bauru: Alunos de Bauru visitam o Museu do Café na Fazenda Lageado em Botucatu

Data: 28/06/2017 | 0 Comentário

No dia 27 de maio, os alunos do Instituto de Ensino Superior de Bauru e da Faculdade de Bauru, dos Cursos de Pedagogia e Letras sob a supervisão do professor Antonio Miguel Garcia (Toka), responsável pela disciplina Estudo da Realidade Contemporânea, visitaram as dependências do Museu do Café localizado na Fazenda Lageado pertencente ao Campus da Unesp no município paulista de Botucatu.

Os referidos discentes e convidados foram recepcionados pelo diretor técnico da referida da Fazenda, professor José Eduardo Candeias que relatou em primeiro momento, o histórico da fazenda desde sua compra pelo seu primeiro proprietário (1870); sua posterior passagem para o Governo Federal, a partir de 1932, até sua aquisição e atual posse em 1972 por parte do governo estadual na figura da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Os alunos também foram informados a respeito do processo pelo qual o café era submetido, desde o momento de sua chegada, trazido inclusive por carroças, até sua saída por via férrea, com destino ao porto de Santos.

Após sua secagem nos três pátios da fazenda, eram transportados por pequenos vagões até a tulha (principal local de processamento), onde os diversos grãos eram descascados e separados por tamanhos e qualidade.

Posteriormente, eram colocados em sacas, devidamente identificadas e a seguir levadas por trens da antiga Estrada de Ferro Paulista, à cidade de São Paulo e em sequência para Santos, onde eram exportadas para diversos países.

Os alunos ficaram entusiasmados com o conhecimento adquirido no referido evento pedagógico, pois puderam vivenciar momentos de imensa aprendizagem ocorridos fora da sala de aula. Resgataram fatos históricos, sociais e geográficos existentes no local da visita e incorporaram em seus conhecimentos novos conteúdos e metodologias possíveis de serem vivenciadas em futuras intervenções pedagógicas.