CURSOS




Marketing

Graduação: Tecnólogo



4 Semestres


Presencial





1600 Horas

Andrea Luiza Escarabelo Sotero (andrea.escarabelo@uniesp.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

É o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Está habilitado também para prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com merchandising.
 

Mercado de trabalho

O mercado continua em alta para o bacharel e o tecnólogo dessa carreira. Bacharéis e tecnólogos encontram campos de atuação muito semelhantes - exceto pelo fato de o bacharel poder enveredar para a área acadêmica, com docência e pesquisa. As regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte dos postos de trabalho, mas as capitais e as maiores cidades nordestinas têm aumentado a demanda por esse profissional.
 

Marketing no IESB

O curso de Marketing do IESB tem como base formar profissionais responsáveis pelo marketing de pequenas e médias empresas, preparados para atuar em uma sociedade que está em constante transformação devido ao crescimento econômico do país. Está estruturado para o desenvolvimento e qualificação de profissionais, abrangendo competências exigidas e valorizadas pelo mercado, por acadêmicos e também por especialistas. O profissional formado no curso deverá conhecer as necessidades do mercado em que atuará e entender o comportamento do consumidor individual no segmento em que atua.

 

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: reconhecido pela Portaria Ministerial nº 298 de 30 de novembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União em 04 de dezembro de 2009.
Órgão de Classe: Conselho Regional de Administração (CRA)

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Andrea Luiza Escarabelo Sotero
-
Emerson Cesar Biral Mendes
-
Fatima Aparecida Ferre
-
Julio Cesar Scaramuzzi Toledo
-
Laercio de Oliveira
-
Luiz Henrique Oliveira Avelino
-
Massenor Cícero Santana
-
Michel Abrao
-
Moacir Ramos Filho
-
Norberto Gilberti Simonetti
-
Renato Rocha Zapatter
-
Valter Aparecido Pavão
-
Vanderley Soares
-
Willian Righetti
-