CURSOS




Logística

Graduação: Tecnólogo



4 Semestres


Presencial





1600 Horas

Wiliam Carlos Galvão (wiliam.galvao@uniesp.edu.br)

INSCREVA-SE           


Descrição

Esse tecnólogo, que visa a aprimorar o desempenho organizacional das empresas, avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos, de forma econômica, rápida e segura. Com seus conhecimentos, gerencia as pessoas para que o processo funcione da melhor maneira ao longo da cadeia de suprimentos. Ele pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística. Gerencia as redes de distribuição e unidades, faz os processos de compra, identifica fornecedores, negocia e estabelece as formas de entrega e ainda determina o meio de transporte a ser utilizado (ferroviário, rodoviário, aeroviário e aquaviário). Também realiza o cálculo do frete e define a embalagem que será usada para preservar o produto. Faz o acompanhamento de pedidos, por meio de sistemas informatizados, e determina a necessidade de reposição do estoque.

 Mercado de trabalho

Ações de logística sempre existiram nas empresas. Mas um profissional preparado especificamente para atuar nessa área ainda é novidade. Poucas faculdades oferecem a graduação. Esse profissional é contratado para trabalhar não apenas com o serviço de transporte de carga, mas também em qualquer área que envolva negociações, análises de mercado e planejamento. Pode trabalhar com importação, exportação e roteirização. Depois da graduação, uma especialização é importante. O profissional encontra boas oportunidades em empresas de logística nacional e internacional. Grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, constituem os melhores mercados. O Nordeste acena com boas perspectivas para os próximos anos.

 Logística no IESB

No topo do ranking das profissões que mais empregam atualmente e que mais empregarão no futuro, a tendência prevista para o Setor da Logística é de um elevado crescimento, principalmente considerando o atual cenário econômico em que o Brasil se encontra, e outros países emergentes, os quais têm buscado na Logística seu diferencial de competitividade. O mercado de trabalho da Logística se encontra nas seguintes áreas: profissionais para trabalharem na área de Logística de grandes, médias e pequenas empresas, sejam estas de manufatura ou serviços, com ética, visão gerencial e capacidade técnica para atuarem no mercado, capacitando os futuros profissionais a dar uma real contribuição à estratégia das empresas, em um ambiente econômico marcado pela forte competição e onde o diferencial está relacionado à prestação do melhor nível de serviço à sociedade; capazes de tomar decisões em logística de suprimento, produção e distribuição, melhorar os níveis de serviço ao cliente, assessorar na correta tomada de decisão nos níveis estratégico e tático das organizações e interagir com outros setores da empresa, tais como marketing, financeiro e RH.

 

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: autorizado pela Portaria Ministerial nº 198 de 04 de outubro de 2012, publicada no Diário Oficial da União em 08 de outubro de 2012.
Órgão de Classe: Conselho Regional de Administração (CRA)

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Fatima Aparecida Ferre
-
Fred Aparecido Matano
-
Haline Drumond Nagem
-
Massenor Cícero Santana
-
Norberto Glberti Simonetti
-
Rita de Cassia Silva dos Santos
-